EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS TEM ENCONTRO COM MARCELO MIRANDA...
Pode ter passado despercebido pela imprensa tocantinense, mas não pelo Observatório Político de O Paralelo 13, um encontro ocorrido no aeroporto de Palmas entre o coordenador político voluntário do Palácio Araguaia, deputado estadual Eduardo Siqueira Campos e o ex-governador Marcelo Miranda, presidente estadual do MDB.
Imagem de arquivo
Foi uma conversa longa, de quase duas horas, em que Marcelo mais ouviu que falou e, no pouco que falou, uma das frases deve ter sido “onde a senadora Kátia Abreu estiver, eu e o MDB estaremos distantes”.
Eduardo Siqueira Campos vem tentando uma união de forças políticas pela candidatura do governador em exercício, Wanderlei Barbosa.
...E, DEPOIS, COM EDUARDO GOMES
Ainda sob os olhos atentos do nosso Observatório Político, o Eduardo Siqueira Campos esteve em Brasília, em reunião com o senador Eduardo Gomes, com quem, também, se encontrou em Taipas, sempre defendendo os interesses da formação de uma união de partidos em torno da candidatura de Wanderlei Barbosa à reeleição.
Pelo que o Observatório Político de O Paralelo 13 apurou, esses encontros entre os Eduardos não resultaram em nenhuma decisão importante.
Nadica de nada, como diria o povo.
Eduardo Gomes só terá uma definição sobre sua candidatura por meio da manifestação dos seus amigos e companheiros. Talvez neste fim de semana, ou um pouco mais adiante...
MONTOAN SERÁ CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL
De forma discreta, como sempre age, o advogado Eduardo Mantoan aceitou o chamamento dos líderes religiosos para ser candidato deputado estadual pelo PSDB.
Mantoan é esposo da prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro, e vem atuando como voluntário, fazendo uma “ponte” entre a prefeita e lideranças sociais, religiosas, de bairros e classistas.
Mantoan tem, sim, musculatura política para disputar uma vaga na Câmara Federal, mas resolveu estar presente na Assembleia Legislativa, onde pode agir com mais assertividade política, ao mesmo tempo em que fica mais perto da sua família.
PRIMEIRA ELEIÇÃO SEM O “MESTRE DOS MESTRES”
As eleições de outubro próximo serão as primeiras, no Tocantins, sem a atuação política do Dr. José Edmar de Brito Miranda.
Brito Miranda foi um articulador político que nunca perdeu uma eleição e o único a vencer todas as disputas com o clã dos Siqueira Campos – ou União do Tocantins, como quiserem – e que nunca pronunciou uma palavra sequer contra o ex-governador Siqueira Campos. Conseguiu emplacar três vitórias de seu filho, Marcelo Miranda, para o governo e uma para o Senado.
Muitos dos que, hoje, estão em pleno mandato na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal devem ao Dr. Brito, que sempre esteve com as mãos estendidas a quem o procurava, seus cargos atuais.
Dr. Brito partiu em dezembro do ano passado, deixando muita saudade e levando a gratidão de centenas de milhares de tocantinenses. Dentre eles, a família O Paralelo 13.
Com certeza, o “Mestre dos Mestres” da arte da política tocantinense.
CANDIDATURA DE SIQUEIRA JR.: UM PROBLEMA DE FAMÍLIA
O anúncio da pré-candidatura ao governo do Estado de José Wilson Siqueira Jr., filho do ex-governador Siqueira Campos e irmão do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos é um direito garantido pela democracia a qualquer cidadão. Mas, particularmente, pode trazer problemas políticos para os envolvidos e um problema familiar no clã dos Siqueira.
Eduardo Siqueira Campos já afirmou que não será candidato á reeleição e, atualmente, faz um trabalho voluntário de articulação política em benefício da candidatura do governador em exercício, Wanderlei Barbosa, à reeleição para o governo.
E o trabalho de Eduardo é duro, uma vez que tenta trazer para o grupo de apoio ao Palácio Araguaia, políticos e lideranças que não têm nenhuma afinidade política ou pessoal com a senadora Kátia Abreu, o que não deixa tempo – nem disposição – para tratar de questões que mais parecem falta de respeito ou brincadeira de mau gosto.
Tem muita gente achando que a pré-candidatura de Siqueira Jr. É fake news.
Infelizmente, não é!
AÍLTON ARAÚJO VISITANDO BASES PARA DECIDIR FUTURO POLÍTICO
O ex-prefeito de Santa Rosa, Aílton Araújo, aproveitou o carnaval para visitar os principais líderes políticos que apóiam sua pré-candidatura a deputado estadual, inclusive os empresários de seu município, um dos maiores produtores de soja do Tocantins, que já estão fechados em torno das pretensões políticas do ex-prefeito.
Neste fim de semana, Aílton terá uma reunião reservada com o senador Eduardo Gomes, possível candidato ao governo, com quem deve definir sua linha de campanha, rumo à Assembleia Legislativa.
WANDERLEI BARBOSA COM AS CONTAS EQULIBRADAS
O governador em exercício, Wanderlei Barbosa, e sua equipe econômica têm mantido as contas do estado devidamente equilibradas, de acordo com o Tesouro nacional.
O Tocantins é um dos poucos estados com recursos em caixa, e a perseverança de Wanderlei em manter as contas em dia, demonstra que ele é um gestor que respeita a lei de Responsabilidade Fiscal, e está devidamente preparado e capacitado para mais um mandato de quatro anos.
ATAÍDES OLIVEIRA ESTÁ NO PAREO
O ex-senador Ataídes Oliveira, após conversações com diversas lideranças políticas e dirigentes de partidos com pré-candidaturas ao governo do Estado deve, nos próximos dias, convocar uma coletiva de imprensa para anunciar a sua presença na disputa eleitoral de outubro próximo e qual cargo será o seu objetivo.
A contagem regressiva já começou. Dia dois de abril é o último prazo!
Alesta de Célio Moura