COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Terça, 10 Mai 2022 14:08
Avalie este item
(0 votos)

PT DIZ QUE LULA VENCE EM SÃO PAULO

 

Uma pesquisa encomendada pelo PT em São Paulo, divulgada pelo site CartaCapital , mostra que o ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida eleitoral no estado contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O levantamento, feito para consumo interno da legenda pelo instituto Vox Populi, mostra que o petista tem 38% das intenções de voto contra 21% do ex-capitão.

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 11%, João Doria (PSDB) e Felipe D’Avila (Novo) com 4%, e André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) com 2%.

O instituto fez 2.000 mil entrevistas entre os dias 23 e 29 de abril em 101 cidades do estado. A margem de erro é de 2,2 pontos e o intervalo de confiança é de 95%.

O levantamento revela ainda que Lula vence Bolsonaro nas três bases pesquisas: capital, região metropolitana e interior. O ex-presidente marca 49%, 44% e 28% respectivamente nessas regiões. Já o ex-capitão soma 14%, 18% e 25% respectivamente.

 

CNT APONTA DIFERENÇA BEM MENOR

 

Já a pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada nesta terça-feira, 10, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança nas intenções de voto para a Presidência no primeiro turno, com 40,6% no levantamento estimulado, e uma diferença bem menor entre os dois, desde o começo dos levantamentos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue em segundo lugar, com 32%.

Ciro Gomes (PDT) está em terceiro, com 7,1% das intenções de voto. Na sequência, aparecem João Doria (PSDB), que acumula 3,1%, e André Janones (Avante), com 2,5%. Simone Tebet (MDB) tem 2,3% e Luiz Felipe d'Ávila (Novo), 0,3%. Branco e nulos somam 5,1%, e indecisos, 7,0%.

 

PT PARTE PARA O ALICIAMENTO CONTRA CIRO GOMES

O comando da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto aumentou a pressão para que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) desista da disputa. Nos últimos dias, o próprio Lula entrou nas articulações, com o objetivo de atrair o PDT para a aliança em torno de sua candidatura. Pesquisas de intenção de voto indicam que, se Ciro sair do páreo, a maioria de seus eleitores deve migrar para Lula.

A cúpula do PT tem oferecido apoio a mais candidatos do PDT nos Estados, dispondo-se até mesmo a desfazer acertos firmados anteriormente. Na lista das ofertas estão o Rio de Janeiro - onde a Executiva petista já aprovou a aliança com o deputado Marcelo Freixo (PSB) ao governo -, o Ceará e o Maranhão.

 

GOVERNO QUER CORTAR MAIS IMPOSTOS

A área econômica do governo Jair Bolsonaro se encaminha para determinar novos cortes em impostos e tarifas de importação. As medidas são uma tentativa de conter a alta persistente da inflação – 11,3% no acumulado de 12 meses até março pelo IPCA.

Estão em estudo no governo, atualmente uma nova redução de 10% na Tarifa Externa Comum (TEC) aplicada à maior parte dos produtos que vêm de fora do Mercosul (ou seja, que não são importados de Argentina, Paraguai e Uruguai); uma redução a zero dos tributos de importação para 11 produtos, como aço e itens da cesta básica.

O governo quer colocar essa nova rodada de medidas econômicas em prática para tentar segurar a inflação em pleno ano eleitoral.

 

PT MUDA COMUNICAÇÃO E MINIMISA REDES SOCIAIS

O PT definiu os novos nomes para liderar a comunicação de Lula na disputa pela presidência da República. Edinho Silva, prefeito de Araraquara, e Rui Falcão, ex-presidente nacional do partido, vão dividir o comando da área mais importante da campanha.

A dupla substitui Franklin Martins, histórico parceiro de Lula e responsável pela comunicação do petista nas eleições presidenciais de 2002 e 2006, quando saiu vitorioso. A missão de Edinho e Rui Falcão é ajustar o centro do debate eleitoral.

Um dos desafios da campanha de Lula é contrapor a força de Bolsonaro nas redes sociais. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann , afirma que a atuação nessa área "deu uma melhorada, mas falta muito” e admite que dificilmente irão alcançar o nível de engajamento que o presidente tem na esfera digital.

 

COVID AFASTA CIRO

Ciro Gomes (PDT), pré-candidato à presidência, anunciou na tarde de segunda-feira (9) que testou positivo para a Covid-19. A informação foi divulgada pelo próprio político em sua página no Twitter.

"Infelizmente testei positivo para a Covid. Os sintomas estão leves e, se Deus quiser, breve estarei recuperado. Sou forçado a suspender atividades de campanha", escreveu Ciro, que publicou junto o resultado do exame. Ele está vacinado com três doses contra o coronavírus.

O ex-governador do Ceará tinha agenda prevista para o Rio de Janeiro nesta semana e interrompeu a pré-campanha à presidência. Entre os compromissos estava prevista entrevista com o jornalista Roberto D'Ávila, na GloboNews, na terça-feira (10).

 

ENEM COM INSCRIÇÕES ABERTAS

 

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (10) e vão até o próximo dia 21. Nesta edição, os interessados em participar do exame poderão fazer o pagamento da taxa de inscrição por meio de PIX ou cartão de crédito.

As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30. No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h. No segundo dia de testes, às 18h30.

O resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição já está disponível na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que a aprovação dos pedidos não garante a inscrição no exame.

A taxa de inscrição para o Enem 2022, versões digital e impressa, foi mantida no valor de R$ 85. O período para efetuar o pagamento termina em 27 de maio. A participação no exame será garantida apenas após a confirmação do pagamento da taxa.

 

CONTRAN TERÁ BENEFÍCIOS PARA BONS MOTORISTAS

O Conselho Nacional de Trânsito publicou, no Diário Oficial da União de hoje (9), uma deliberação que prevê benefícios a condutores cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) que não tenham cometido infrações pelo prazo de 12 meses.

Previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o RNPC tem, por finalidade, cadastrar condutores que não cometeram infração de trânsito sujeita à pontuação durante o período de 1 ano.

A Deliberação nº 257 publicada hoje prevê que, para ser cadastrado no RNPC, o condutor deverá conceder autorização prévia por meio de aplicativo ou outro meio eletrônico "regulamentado pelo órgão máximo executivo de trânsito da União", ou seja, pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Após conceder a autorização, o condutor será cadastrado no RNPC, independentemente de comunicação pelo órgão máximo executivo de trânsito da União. A autorização prévia “implica consentimento do condutor para que os demais cidadãos visualizem seu cadastro no RNPC”, conforme disposto na deliberação.

 

Última modificação em Terça, 10 Mai 2022 14:38