COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Terça, 04 Outubro 2022 17:02
Avalie este item
(1 Votar)

PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA: NÃO HAVERÁ CHANCES PARA PARA NOVATOS

 

Mal terminaram as eleições proporcionais e as articulações pela presidência da Assembleia Legislativa já estão a todo vapor. As discussões sobre a sucessão de Antônio Andrade, eleito deputado federal com o maior número de votos, já ocorrem entre os parlamentares eleitos e reeleitos. Tudo leva para uma mesa diretora 100% da base política do governador Wanderlei Barbosa, que elegeu 16 dos 24 parlamentares estaduais. Os nomes mais competitivos devem surgir em breve, com chance zero para os novatos.

 

RESULTADOS DA ELEIÇÃO MAJORITÁRIA NO ESTADO BATE COM PESQUISA ELEITORAL DO INSTITUTO VOPE/JORNAL PRIMEIRA PÁGINA

 

Fazendo uma comparação dos números para governador da última pesquisa do instituto VOPE/Jornal Primeira Página, com o resultado da eleição, é possível conferir que a diferença com os números oficiais foi muito pequena, abaixo até da margem de erro de 3%.  A pesquisa foi publicada faltando seis dias para as eleições. O Instituto também acertou o resultado da eleição para o Senado, comparando-se as posições dos candidatos.

 

MDB E PT SEM REPRESENTATIVIDADE NO CONGRESSO NACIONAL E NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

 

O Partido dos Trabalhadores, bem como o MDB tocantinense, perderam suas representatividades na Assembleia Legislativa, onde o primeiro tinha dois deputados estaduais e o segundo cinco parlamentares, e na Câmara Federal, onde cada partido tinha um representante. Duas das principais agremiações partidárias do país e do Estado foram a zero no Tocantins nessas eleições, evaporaram, viraram pó, uma decepção para suas histórias de sucesso em passado recente. Uma profunda oxigenação na direção de ambos pode ser a saída para a sobrevivência nas eleições municipais de 2024.

 

SEPULTAMENTO POLÍTICO COLETIVO EM PORTO NACIONAL

 

O resultado das urnas nas eleições de domingo, 02 de outubro, carimbou em vários políticos portuenses a marca da rejeição. Na verdade eles não ligaram seus desconfiômetro de que o eleitor de Porto Nacional e do Tocantins já não querem mais votar neles e nelas. Quem sabe agora, alguns deles com três derrotas seguidas, se retirem da vida pública.

 

LÁZARO BOTELHO VOLTA À CÂMARA DOS DEPUTADOS

 

Lázaro Botelho está de volta à Câmara Federal. Lázaro é um político com prestígio na cúpula do Partido Progressista (PP), do qual já presidente regional na Tocantins, e no Congresso Nacional. Seu retorno a Brasília representa justiça por tudo que já fez como deputado federal por Araguaína, pelo Tocantins e pelos municípios tocantinenses.

 

EQUÍVOCO EM COMPOSIÇÃO POLÍTICA LEVA MARCELO MIRANDA A DERROTA PARA DEPUTADO ESTADUAL

 

A derrota constrangedora do ex-governador e atual presidente do MDB tocantinense em sua disputa para uma vaga na Assembleia Legislativa, quando obteve menos 4.000 votos, se desenhou a partir do momento em que aceitou um casamento inexplicável com a senadora Kátia Abreu, arquitetado por sua esposa, a deputada federal Dulce Miranda. Os três foram julgados sumariamente pelos eleitores tocantinenses e derrotados nas últimas eleições, fato previsto pelo  OBSERVATORIO POLITICO DE O PARALELO13.

 

PORTO NACIONAL CONFIRMA TRÊS DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS

 

O OBSERVATORIO POLITICO de O PARALELO13 fez uma matéria no mês passado com o seguinte título:

"PORTO NACIONAL FARÁ TRÊS DEPUTADOS FEDERAIS:  VICENTINHO JÚNIOR, TOINHO ANDRADE E RICARDO AYRES". Os três foram eleitos. Bom para Porto Nacional e bom para o governador Wanderlei Barbosa, filho de Porto Nacional.

 

FUNDO PARTIDARIO ELEITORAL:  HORA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

 

A prestação de contas de milhões e milhões de reais que caíram nas contas de muitos candidatos e candidatas estão na mira do Ministério Público Eleitoral. Baseado no resultado eleitoral, não serão poucos os que terão de fazer verdadeiros malabarismos para fecharem suas contas e receberem o OK dos fiscais da lei. Aqueles que não conseguirem comprovar seus gastos terão que devolver recursos públicos e arcar com responsabilidades jurídica.  Estamos de olho.

 

CAIXA DOIS E ABUSO DO PODER ECONOMICO

 

Adversários políticos e o Ministério Público Eleitoral, estadual e federal, farão um pente fino nas despesas de várias candidaturas proporcionais em busca de provas de uso de caixa dois e abuso de poder econômico. A prova de São Tomé será rígida.

 

PL SAI FORTALECIDO DESSAS ELEIÇÕES NO TOCANTINS

 

O Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro, presidido no Tocantins pelo Líder do Governo no Congresso Nacional, senador Eduardo Gomes, saiu das eleições de domingo, dia 02, fortalecido no Estado. O partido elegeu dois deputados federais e quatro deputados estaduais, ficando com representação nos três parlamentos. A legenda está em condições de se fortalecer ainda mais para a sucessão municipal em 2024, inclusive em Palmas. Há tempo suficiente para essa construção.