"NEM TUDO O QUE SABEMOS PODEMOS FALAR, MAS GUARDEMOS PARA A PROSPERIDADE"
A GESTÃO WANDERLEI E OS “SERVOS DE DOIS SENHORES"
O Palácio Araguaia já foi a “casa da mãe Joana” em diversas outras gestões, e essa característica não deu certo.
Com a proximidade das eleições municipais, será que o governador curraleiro Wanderlei Barbosa aceitará que seus companheiros com mandatos eletivos sirvam a “dois senhores”, subindo em palanques de candidatos a prefeito de oposição ao Palácio Araguaia?
Essa é a pergunta que não quer calar!
AÇÃO SOCIAL E A SENADORA DORINHA SEABRA
A secretaria do Trabalho e Ação Social da gestão de Wanderlei Barbosa tem como titular Jonis Calaça, indicado pela senadora Dorinha Seabra.
Até o momento, Calaça não disse a que veio. Enquanto isso, em Goiás, a secretaria de Ação Social distribui 800 refeições por dia.
Como senadora e “madrinha” do secretário, bem que Dorinha Seabra poderia conseguir recursos federais para os diversos programas de ação social que os tocantinenses de baixa renda, espalhados nos 139 municípios, tanto necessitam.
Estamos de olho!
MARCELO MIRANDA EM PARAÍSO
O presidente do MDB tocantinense, ex-governador Marcelo Miranda, visitou o diretório do partido em Paraíso do Tocantins para tratar da sucessão municipal.
O apoio do MDB paraisense será à reeleição de Celso Morais, filiado á legenda.
Celso estava em Brasília, e não pôde participar do encontro.
ATENÇÃO FEDERADOS PARTIDÁRIOS
Os diversos líderes partidários de legendas que compõem alguma federação partidária – falamos de membros do PT, PSDB, Cidadania, PSOL e REDE – e que pretendem disputar um cargo eletivo devem consultar, urgentemente um jurista especialista em direto eleitoral.
Como as federações têm duração de quatro anos, estar ciente de tudo o que rege o pleito de 2024 é fundamental para evitar ter surpresas desagradáveis.
DISCURSO WANDERLEI
Em um discurso revestido de sinceridade à toda prova, voltado aos gurupienses durante a realização da 7ª Consulta Pública do Plano Plurianual (PPA 2024-2027), em Gurupi, o governador Wanderlei Barbosa tratou diretamente todas as questões que envolvem o município e o Governo do Estado, principalmente três obras (Rodovia do Trevo, alargamento da Avenida Goiás até o Setor Industrial e Hospital Geral de Gurupi).
Wanderlei que começou a semana no “céu” com a divulgação da pesquisa Verita que o colocou como o governador mais bem avaliado do País; terminou com o secretário de saúde sendo investigado pela PF. Governador no discurso falou sobre o assunto e destacou que tem compromisso com a ética e a transparência e quem, porventura, tenha cometido algum ato não republicano, será sumariamente desligado de sua equipe e responderá, pessoalmente, por seus atos.
REPUBLICANOS NAS VOTAÇÕES DA CÂMARA FEDERAL
A nomeação do deputado Silvio Costa Filho (PE) para a Esplanada não deve mudar o cenário das votações para o governo Lula (PT) dentro do seu partido, o Republicanos. A intenção do Planalto é ‘conter danos’ e segurar na base governista os parlamentares do partido que ameaçam debandar de vez para a oposição. Cerca de 30% dos parlamentares do Republicanos na Câmara votam contra o governo em 2023, e os demais já avaliam se o alinhamento a Lula é mais danoso que proveitoso.
No Tocantins, são três os deputados federais do Republicanos: Toinho Andrade, Ricardo Ayres
Até agora o partido no estado não fez nenhuma declaração sobre o assunto se ficarás com o Governo Lula ou seguirá o presidente nacional do partido.
BARROSO ENQUADRA LULA E CONGRESSO
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu dez dias para que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Rodrigo Pacheco (presidente do Senado) e o deputado Arthur Lira (presidente da Câmara) prestem informações sobre o pedido para manutenção das cotas para ingresso pessoas pretas, pardas e indígenas, com deficiência ou estudantes da rede pública no ensino superior.
A decisão foi assinada na sexta-feira, na ação movida pelo Partido Verde.
Nela, o PV questiona artigo da Lei de Cotas que estabelece que, dez anos depois do início de sua vigência, a política seja revista.
Considerando que a norma foi publicada em 2012, o prazo terminou em agosto de 2022.
A legenda argumentou que a lei tem uma brecha: deixou de prever que a política pública deve ser mantida até o Congresso debater novamente o tema.
RACHADO, PT OPTA POR BOULOS
Pela primeira vez na história o PT não terá candidato na disputa pela Prefeitura de São Paulo, cidade que já foi governada pela sigla três vezes. Em uma decisão que expôs um racha no partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o diretório paulistano da legenda anunciou no sábado, 5, o apoio formal à candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) nas eleições municipais de 2024. Uma ala petista defendida que o partido lançasse um candidato próprio.
Em uma tentativa de demonstrar unidade em torno de Boulos, participaram do anúncio a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e o ministro da Fazenda e ex-prefeito, Fernando Haddad.