COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Sexta, 11 Agosto 2023 06:47
Avalie este item
(0 votos)

"Sou louco pelo poder, seduzido pelo poder, e é para isso que eu vivo."

Ulysses Guimarães

 

 

OPERAÇÃO DA PF E O PEDIDO DE IMPEACHMENT I

Apesar de a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, ter exonerado os secretários de sua gestão investigados pela Polícia Federal por desvio de recursos públicos, os vereadores da Capital já têm como ideia um pedido de impeachment contra a chefe do Executivo.

Apenas no primeiro dia as investigações já encontraram mais de 3,5 milhões de reais em dinheiro e joias escondidos em uma casa e um secretário municipal foi preso.

Mesmo assim, ainda faltam provas de que a prefeita esteja, efetivamente, envolvida no escândalo para justificar o ato do Legislativo Municipal.

 

OPERAÇÃO DA PF E O PEDIDO DE IMPEACHMENT II

Mesmo com as medidas rápidas e enérgicas de Cinthia Ribeiro, que demitiu os investigados pela Polícia Federal, nunca é demais lembrar que o ex-presidente Fernando Collor acabou “impichado” por conta de um fiat Elba e Dilma Rousseff por causa de uma “pedalada fiscal”.

Na verdade, trataram-se de dois impeachments políticos, tocados pelo Congresso Nacional, sem que as provas fossem usadas como motivo.

Com a palavra os membros da Câmara Municipal de Palmas...

 

OPERAÇÃO DA PF E O PEDIDO DE IMPEACHMENT III

Quer queira, quer não, a operação da Polícia Federal em Palmas pode ter atrapalhado os planos de algumas das atuais pré-candidaturas à prefeitura de Palmas, principalmente aqueles que desejavam contar com o apoio político da prefeita Cinthia Ribeiro.

O certo é que, até o resultado final das investigações, absolvendo ou condenando a prefeita, tudo fica congelado.

Se Cinthia sair ilesa, sua força política será turbinada, garantindo visibilidade ao seu “ungido”.

Caso contrário, será mais uma a ser descartada do cenário político de Palmas e do Tocantins.

 

PRIMEIRA INSTÂNCIA

 

Com a exoneração dos investigados pela Polícia Federal em Palmas, os processos que podem surgir contra os envolvidos descem, automaticamente, para a primeira instância, local em que as provas materiais têm mais peso que as circunstâncias políticas.

A conferir...

 

MARCELO MIRANDA GARANTE MDB PARA CELSO MORAIS

O prefeito Celso e o ex-governador Moisés Avelino

O presidente do MDB estadual, ex-governador Marcelo Miranda, garantiu ao Observatório Político de O Paralelo 13 que, juntamente com a presidência municipal do MDB de Paraíso, bateu o martelo de que a legenda apoiará o prefeito Celso Morais à reeleição.

Imbróglio à vista...

 

AL REVOGA CONTRATO

O presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), decidiu revogar o contrato de R$ 650 mil para que um escritório de advocacia de Brasília defendesse a Casa na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) do PSB nacional, no Supremo Tribunal Federal (STF), contra a dupla eleição da mesa diretora, ocorrida em 1º de fevereiro.

A revogação foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da Aleto, ainda na noite desta quinta-feira, 10.

 

OUTRA AÇÃO DO PSB

O presidente do PSB no Tocantins, Carlos Amastha, ingressou com uma ação popular nessa quarta-feira, 9, contra a contratação desse escritório. Conforme Amastha, o acordo ainda prevê o pagamento de mais R$ 2,1 milhões em caso de vitória.

 

GILMAR ANULA PROVAS CONTRA LIRA

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta quinta-feira, 10, anular provas colhidas na Operação Hefesto - apuração sobre fraudes na compra de kits de robótica por 43 prefeituras de Alagoas que lança suspeitas sobre o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP).

No início de julho, o decano havia concedido uma liminar - decisão provisória, dada em casos urgentes - no sentido de suspender a investigação. À época, a decisão acolheu um pedido da defesa. Gilmar viu possível 'violação à prerrogativa de foro' de Lira.

 

BANDIDAGEM À SOLTA

 

Milhares de presos em regime semiaberto terão direito à saída temporária dos estabelecimentos prisionais brasileiros no Dia dos Pais, celebrado no domingo, 13. Na capital do País, a previsão é que cerca de 1.800 detentos sejam beneficiados. Prevista na Lei de Execução Penal, a "saidinha" é alvo de discussões no Congresso. A Câmara aprovou, em agosto do ano passado, um projeto de lei para acabar com o benefício. A proposta, contudo, está parada no Senado.

 

PT LANÇA CANAL DE TV NA BANDA KU

O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou um canal de TV via satélite. Chamado “PT Sat”, a programação será transmitida pela banda Ku. Integrantes da legenda não quiseram falar sobre o custo inicial da operação.

Por enquanto, o canal partidário está em fase de testes e vai repetir na programação vídeos institucionais.

A autorização para o primeiro canal de TV de um partido político foi dada, adivinhem, pelo próprio governo do PT.

 

DE MIM PARA MIM MESMO

 

O PT solicitou em junho ao Ministério das Comunicações a concessão de um canal para o partido. O documento assinado pela presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, e pelo secretário nacional de comunicação do PT, Jilmar Tatto, solicitava canais vagos.

A justificativa era de que um canal partidário incentiva a participação política da população e amplia prestação de contas.

Ou amplia a propaganda partidária?

 

GOVERNO TENTA MELAR CPI DO MST

Depois de o governo articular com o Centrão para minar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o relator, deputado Ricardo Salles (PL-SP), planeja preparar o relatório final antecipadamente para apresentá-lo já na próxima terça-feira, 15. Segundo o próprio parlamentar, esse pode ser o último dia de trabalho da CPI.

O plano de encerrar a CPI só não será colocado em prática se Salles, o presidente, Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) conseguirem convencer os líderes partidários, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o vice-presidente, Marcos Pereira (Republicanos-SP) a reverter a indicação de quadros de seus partidos mais ligados ao governo Lula.