COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Quinta, 10 Abril 2025 15:15
Avalie este item
(0 votos)

Fusão PSDB / Podemos

TOCANTINS E OS EFEITOS COLATERAIS

 

Estando praticamente decidida, a fusão entre o Podemos e o PSDB vem precedida do derretimento do partido tucano em todo o País. Governadores e deputados eleitos pelo partido em 2022 vêm deixando a legenda ante o seu crônico enfraquecimento político.

No Tocantins o PSDB tem apenas um deputado estadual, Eduardo Mantoan, (foto) esposa da ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, que é a presidente estadual da legenda.

Cinthia, inclusive, tem a sua popularidade em viés de baixa, após ser acusada de atos não republicanos em sua gestão, pela atual secretária municipal de Educação.

A fusão com o Podemos irá acarretar na perda do comando estadual exercido por Cinthia, já que o Podemos tem mais representatividade política que o PSDB.

 

POTÊNCIA ELEITORAL I

Os prefeitos Eduardo Siqueira Campos, de Palmas, Wagner Rodrigues, de Araguaína, Josi Nunes, de Gurupi, Celso Morais, de Paraíso e4 Ronivon Maciel, de Porto Nacional, devem ocupar estar em um mesmo bloco político na mesa de conversações para a formação de uma chapa majoritária para as eleições de 2026.

 

POTÊNCIA ELEITORAL II

Diante das especulações e dos gestos de boa vizinhança entre os prefeitos e o governador Wanderlei Barbosa, além da ligação umbilical dos prefeitos com Eduardo Gomes, vice-presidente do Senado Federal, com a exceção de Eduardo Siqueira, todos os demais foram eleitos pelo União Brasil, da senadora Dorinha Seabra.

Essas coincidências podem ser o elo que faltava para unir as principais forças políticas do Estado em torno de um único projeto político em 2026.

O “acabamento” da união ficará por conta das diversas cabeças pensantes à disposição de todos....

 

PRESIDENTE E VICE DO SENADO RECEBEM COMITIVA DA ABRAFARMA

O CEO Sérgio Mena Barreto e o presidente da Abrafarma - Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias – Marcelo Cançado, acompanhados dos proprietários das maiores redes de farmácias e drogarias do Brasil foram recebidos no plenário do Senado Federal pelo presidente Davi Alcolumbre e o pelo vice-presidente Eduardo Gomes, em uma visita de cortesia.

A Abrafarma representa as principais redes de farmácias do Brasil, responsáveis por cerca de 45% do faturamento do varejo farmacêutico nacional, e tem atuado ativamente na ampliação dos serviços clínicos nas farmácias, contribuindo para a descentralização da atenção primária à saúde.

 

JAIR FARIAS EM BRASILIA

O deputado estadual Jair Farias, que tem um ótimo relacionamento com o senador Eduardo Gomes e com o deputado federal Carlos Gaguim, esteve em Brasília, no início desta semana, em audiência com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, em busca de investimentos para os municípios da região Norte do Tocantins.

Jair Farias aproveitou para estender a sua agenda na Capital Federal, na visita a diversos outros órgãos, garimpando mais recursos para os municípios que representa e para todo o Tocantins.

Segundo informações, Jair Farias deve trazer boas notícias para, pelo menos, seis prefeitos.

Com ações assim, Jair Farias encaminha sua candidatura a deputado federal em 2026, com ótimas expectativas.

 

DIEGO COSTA NA ATIVA

Um jovem que possui um leque enorme de amizades com a elite política palmense, sempre simpático e bem informado dos fatos políticos da Capital e do Estado, Diego Costa estará, neste fim de semana, em Porto Nacional, Capital da Cultura Tocantinense, onde, como em todos os lugares, possui muitos amigos e amigas.

Na Câmara Municipal Diego é sempre visto no plenário, onde cultiva amizade com a maioria dos nobres vereadores.

Por estar sempre ao lado de Eduardo Siqueira Campos bem antes das eleições municipais do ano passado, Diego também acompanha de perto as solenidades municipais, coladinho com a primeira-dama Polyanna Siqueira.

Seja sempre bem-vindo à Porto Nacional, amigo Diego

 

RUI FALCÃO LANÇA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DO PT CONTRA CANDIDATO DE LULA

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) anunciou, nesta quarta-feira (9), que entrará na disputa pela presidência do PT contra o ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva, nome apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Falcão já presidiu o partido em duas outras oportunidades, entre 1993 e 1994 e entre 2011 e 2017. Na primeira delas, foi o nome dos grupos de esquerda e venceu o campo majoritário, de Lula e que tinha como principal liderança na época José Dirceu.

 

MAIS DE 70 DEPUTADOS DA BASE DE LULA ASSINAM PEC DA ANISTIA

 

São pelo menos 200 os deputados federais que assinaram até a manhã desta quarta-feira (9) o requerimento de urgência para a tramitação do projeto de lei que concede a anistia aos envolvidos no 8 de janeiro. A pauta é coordenada pela oposição que, no último final de semana, participou de manifestação junto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo.

Nas últimas semanas, contudo, o tema parece ter furado a bolha. Entre os signatários da lista, que vem sendo coordenada pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante, há 76 integrantes de siglas que compõem atualmente o primeiro escalão do governo: União Brasil (23), Republicanos (14), PP (14), MDB (13) e PSD (12).

 

 

COMISSÃO DO SENADO APROVA PORTE DE ARMA PARA ADVOGADOS

 

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou nesta terça-feira (8) projeto que permite o porte de arma de fogo para advogados em todo o território nacional. O uso por esses profissionais será permitido para defesa pessoal. A proposta segue agora para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O texto foi apresentado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que preside a comissão. A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que propôs ajustes.

Pelo projeto, será proibido portar a arma em fóruns, tribunais, estabelecimentos prisionais e outros locais públicos ou privados sujeitos a regras próprias de segurança, como estabelecimentos de ensino, igrejas, estádios desportivos e clubes.

 

FIM DE REELEIÇÃO TEM VOTAÇÃO ADIADA

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou a votação da proposta de emenda à Constituição que acaba com a reeleição para os cargos de presidente da República, governador e prefeito. A análise estava marcado para esta quarta-feira, 9, mas o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do projeto, pediu mais tempo para ajustar seu relatório sobre o tema. Não há previsão de quando a PEC voltará para a pauta.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou a votação da proposta de emenda à Constituição que acaba com a reeleição para os cargos de presidente da República, governador e prefeito. A análise estava marcado para esta quarta-feira, 9, mas o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do projeto, pediu mais tempo para ajustar seu relatório sobre o tema. Não há previsão de quando a PEC voltará para a pauta.

 

A CULPA NÃO ERA DO BOLSONARO?

 

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou nesta quarta-feira (9), que a culpa pela alta nos preços dos alimentos no Brasil é do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

 “O tema do dólar gerou essa variação de preço absurda no final do ano. Portanto, atribuo, sim, a eleição de Trump e essa guerra comercial a uma mudança nos preços dos alimentos no nosso país. O dólar hoje é o elemento principal da inflação de alimentos no Brasil”, disse o ministro em audiência no Senado.

Com essa declaração, o ministro desmente a também ministra, Simone Tebet que, na semana passada, havia culpado o governo de Jair Bolsonaro pelo aumento no preço dos alimentos....

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}