Homem foi localizado após tentar fugir da abordagem e sofrer lesões durante a fuga

 

 

Por Adrielly Calixto

 

 

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 7ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (7ª DEIC - Porto Nacional), com apoio da Divisão Especializada de Repressão a Crimes contra a Ordem Tributária (DRCOT), deu cumprimento nesta sexta-feira, 8, a um mandado de prisão em desfavor de um homem de 63 anos, foragido da Justiça de São Paulo pelo crime de homicídio qualificado.

 

A equipe da 7ª DEIC tomou conhecimento do mandado judicial expedido pela comarca paulista e iniciou diligências para localizar o indivíduo, que estaria residindo em Porto Nacional. Durante as investigações, os agentes identificaram que o foragido estava prestando serviços em um condomínio localizado no centro de Palmas.

 

Na última terça-feira, 5, ao se dirigirem ao local para efetuar a prisão, os policiais civis perceberam que o acesso às áreas comuns do condomínio foi dificultado. Nesse intervalo, o homem foi avisado da presença da equipe policial e tentou fugir, chegando a saltar um muro com cerca de cinco metros de altura, o que resultou em diversas lesões.

 

Apesar da tentativa de fuga, os agentes continuaram monitorando os movimentos do foragido. Na manhã desta sexta-feira, foi constatada sua entrada no Hospital Geral de Palmas (HGP) para atendimento médico devido aos ferimentos provocados pela fuga. A equipe então se deslocou até o hospital e efetuou a prisão do indivíduo ainda na unidade de saúde.

 

Após os procedimentos legais na Central de Atendimento da Polícia Civil e no Instituto Médico Legal (IML), o homem foi colocado à disposição da Polícia Penal, que assumiu a custódia do preso. Ele permanecerá à disposição da Justiça de São Paulo.

 

O delegado titular da 7ª DEIC, Wagner Rayelly Pereira Siqueira, destacou o empenho da equipe e fez um alerta à população. “A atuação da Polícia Civil depende muitas vezes da discrição e do sigilo para garantir o sucesso das diligências. Atitudes que alertam alvos de mandados judiciais podem não só frustrar operações como também gerar riscos para todos os envolvidos. A colaboração da população é fundamental para o cumprimento da justiça”, afirmou o delegado.

 

O homem foi colocado à disposição da Polícia Penal, que assumiu a custódia do preso. Ele permanecerá à disposição da Justiça de São Paulo.

 

 

Posted On Sábado, 09 Agosto 2025 07:15 Escrito por O Paralelo 13

Informações sobre o paradeiro dos indivíduos podem ser repassadas ao número 197 da Polícia Civil

 

 

Por Hiago Muniz

 

 

A Polícia Civil do Tocantins está à procura de Valdimar Carvalho dos Santos, de 46 anos, e de seu filho Tiago Pereira dos Santos, de 19 anos, investigados pelo envolvimento em um crime de homicídio qualificado e tentativa de homicídio ocorrido no município de Tocantínia.

 

Informações que possam contribuir para a localização dos suspeitos podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque Denúncia da Polícia Civil, no número 197. O sigilo é garantido. Contra os dois há mandados de prisão preventiva em aberto, expedidos pelo Poder Judiciário após representação da Polícia Civil.

 

 

 

De acordo com as investigações realizadas pela 69ª Delegacia de Polícia Civil de Tocantínia, Valdimar e Tiago são apontados como os autores do crime que vitimou o jovem Henrique Cardoso de Sousa, de 22 anos, em um bar na zona rural do município, no dia 12 de abril de 2025.

 

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no dia 16 de abril, no Hospital Geral de Palmas. Ambos residiam na zona rural do município de Dois Irmãos, região da Fazenda Bela Vista, local de onde fugiram após a expedição das ordens de prisão.

 

A delegada responsável pelo caso, Luciana Coelho Midlej, afirma que as diligências seguem com o objetivo de localizar os investigados. “Contamos com o apoio da população para encontrar os suspeitos, para que possam ser presos e responsabilizados pelos crimes praticados”, destaca.

 

 

 

Posted On Sábado, 09 Agosto 2025 07:09 Escrito por O Paralelo 13

Drogas estavam escondidas em tonel enterrado sob piso recém-construído na residência

 

 

Por João Guilherme Lobasz

 

 

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (DENARC - Palmas), localizou nesta quarta-feira, 6, uma casa que servia como bunker de drogas para uma facção criminosa paulista que atua no Tocantins. Um tonel com entorpecentes e outros materiais usados para o tráfico foi encontrado escondido sob um piso recém-instalado na residência, que fica no Jardim Taquari em Palmas. Duas pessoas foram presas.

 

O delegado Thyago Bustorff, que coordenou a ação, explicou que o grupo vinha sendo monitorado desde há seis meses. “Em fevereiro tivemos a operação Asfixia, que prejudicou muito a capacidade de articulação da facção na nossa região. As informações que recebemos é de que os indivíduos presos hoje estavam assumindo funções que eram de pessoas presas na primeira fase da operação”, explicou.

 

Drogas, balanças e outros insumos para a venda de drogas foram apreendidos

 

Durante a manhã desta quarta, a equipe fazia o acompanhamento em viatura descaracterizada de um motociclista suspeito de atuar como entregador para o grupo. Ao perceber que era monitorado, o indivíduo tentou fugir e quebrou o próprio celular, o jogando contra o asfalto.

 

Com o apoio da Polícia Militar, através da equipe da Força Tática, o homem foi preso. Ele apresentou resistência e precisou ser contido. O suspeito foi identificado pelas iniciais R.B.R. Junto com ele foi presa uma mulher, de iniciais A.M.R.L. que também teria participação nos crimes. Os dois estão à disposição do poder Judiciário.

 

Após as prisões, a equipe se dirigiu até a casa onde os dois foram vistos buscando drogas. No local, foi encontrada uma nota fiscal que indicava uma compra recente de material de rejunte para o piso. Conhecendo a tática do grupo criminoso de esconder drogas em pisos falsos, os policiais passaram a fazer buscas no imóvel e localizaram uma peça de cerâmica com sinais de ter sido instalada recentemente embaixo de uma das camas. Um policial fez a retirada da peça e encontrou o tonel. Dentro havia tabletes de crack e cocaína, além de outros insumos.

 

O delegado explicou ainda que as investigações vão continuar. “O responsável pela residência em encontramos as drogas, onde os dois presos hoje foram buscar os entorpecentes, ainda não foi localizado. O trabalho investigativo continua para a localização deste suspeito. A ação de hoje foi muito exitosa porque prejudicou a capacidade do grupo criminoso de fornecer drogas para os pontos de venda frequentados pelos usuários”, explica.

 

 

Posted On Quinta, 07 Agosto 2025 03:44 Escrito por O Paralelo 13

Denúncia anônima levou à prisão preventiva do investigado; vítimas permanecem sob proteção

 

 

Por Adrielly Calixto

 

 

Na manhã desta terça-feira, 05, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 103ª Delegacia de Polícia de Taguatinga, concluiu o indiciamento de E.M.S., de 41 anos, pela prática do crime de estupro de vulnerável contra sua própria filha, uma criança de apenas 10 anos de idade.

 

A investigação foi iniciada após o recebimento de uma denúncia anônima via Disque 100, que levou à instauração imediata de inquérito policial. Ao longo da apuração, com apoio de escuta especializada e oitivas de testemunhas, incluindo irmãs da vítima, foi identificado um histórico de abuso sexual e violência familiar cometidos pelo investigado, que mantinha um ambiente de constante medo e ameaças dentro da própria casa.

 

Segundo as vítimas, E.M.S. praticava os abusos na ausência da genitora, submetia as crianças a atos libidinosos recorrentes e as ameaçava de morte caso revelassem os crimes. Com base nos depoimentos e nas provas reunidas, a Polícia Civil formalizou o indiciamento de E.M.S. por estupro de vulnerável.

 

Segundo o delegado Lucas Rodrigues, responsável pela 103ª DP de Taguatinga, as investigações revelaram um cenário de extrema gravidade, no qual as vítimas eram constantemente ameaçadas e viviam em situação de medo e vulnerabilidade. “O trabalho da Polícia Civil visa garantir justiça e, sobretudo, a proteção dessas crianças, que agora estão sob os cuidados de outros parentes.”, afirmou o delegado.

 

O suspeito foi preso preventivamente nas proximidades da capital Palmas. Ele será encaminhado ao sistema prisional, enquanto as investigações seguem em andamento e as vítimas permanecem sob proteção das autoridades.

 

 

Posted On Quarta, 06 Agosto 2025 06:00 Escrito por O Paralelo 13

Os entorpecentes vinham do Mato Grosso e eram redistribuídos a partir de Miracema do Tocantins

 

 

Por João Guilherme Lobasz

 

 

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), efetuou a prisão em flagrante de um casal e apreendeu aproximadamente três quilos de drogas em Miracema do Tocantins na tarde desta segunda-feira, 4. O delegado responsável pela prisão, Alexander Pereira da Costa, informou que os dois presos eram monitorados pela suspeita de que forneciam drogas a outros criminosos.

 

“A nossa investigação indicava que os dois armazenavam drogas provenientes do estado de Mato Grosso e forneciam esses entorpecentes a traficantes que revendiam em cidades como Guaraí, Pedro Afonso, Miranorte e até em Palmas”, explicou o delegado. A prisão representa um duro golpe para o tráfico na região, uma vez que interrompe o fornecimento de drogas a diferentes grupos na região central do estado.

 

Drogas foram encontradas por agentes da Denarc durante cumprimento de mandado de buscas

 

A prisão em flagrante foi durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência do casal, localizada no setor Flamboyant II. A ordem de buscas foi um pedido da Denarc, que foi autorizado pelo Poder Judiciário. Os agentes encontraram 2,5 kg de substância análoga ao crack e meio quilo de substância análoga a cocaína. Todo o material foi apreendido e será periciado.

 

O homem preso foi identificado como L.B.L.S, de 31 anos e a mulher como M.S.S.L, de 39 anos. Os dois foram levados para a central de flagrantes de Miracema do Tocantins e estão à disposição da Justiça.

 

 

Posted On Terça, 05 Agosto 2025 05:51 Escrito por O Paralelo 13
Página 1 de 81