As discussões parlamentares desta terça-feira, 26, tiveram como foco o pacote de medidas anunciado pelo Governo, nesta segunda-feira, 25, para a área da Segurança Pública. Entre as medidas estão a realização de concurso para a Policia Militar, com oferta de mil vagas e inicio do certame em agosto, convocação de 84 bombeiros militares do cadastro de reserva, entrega de 100 viaturas policiais e a finalização dos concursos da Policia Civil e Defesa Social, com o início da formação dos aprovados previsto para agosto.
A iniciativa do Governo foi elogiada por alguns deputados. Olyntho Neto (PSDB) destacou da tribuna que o concurso para a PM é uma medida sensata que atende a uma solicitação do parlamentar. “O Governo respondeu positivamente ao nosso pedido. Temos reivindicado esse concurso em apoio à população que clama por reforço policial e pela necessidade de aumentar o número do efetivo,” enfatizou o deputado.
Para a parlamentar Valderez Castelo Branco (PP), “a crise que o nosso Estado e nosso País estão passando forçou o Governo a adotar um trabalho intenso de gestão e de planejamento para que o Tocantins execute ações para melhorias na Segurança Pública, e também se enquadre na Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Já o deputado Eduardo Siqueira Campos (DEM) disse que, apesar das medidas serem necessárias, não atendem de forma urgente a crise na Segurança, pois, segundo ele, se as aulas de formação da Policia Civil começarem em agosto, assim como as etapas do concurso da Policia Militar, somente no ano de 2017 os policiais estarão, de fato, na ativa.
Os deputados Amélio Cayres (SD) e Elenil da Penha (PMDB) também reforçaram a importância das ações para o Estado como meio de amenizar os problemas. Ainda está entre as medidas anunciadas a unificação da data das promoções dos policiais e bombeiros militares para 25 de agosto, em comemoração ao Dia do Soldado. Anteriormente, as promoções ocorriam em abril e novembro. (Maisa Medeiros) Assembleia realiza nesta quarta-feira campanha de prevenção contra hipertensão e diabetes
A Diretoria de Medicina e Odontologia (Dimeo), da Assembleia Legislativa, realiza nesta quarta-feira, 27, no saguão de entrada da Casa, a Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes/2016, destinada aos servidores da Casa e aos deputados. A eles serão oferecidos, nos períodos da manhã e da tarde, a partir de 8h e de 14h, respectivamente, exames de taxa glicêmica e de pressão arterial.
A Dimeo lembra que os interessados em aferir a glicose, no período da manhã, deverão estar em jejum; e que aqueles que forem fazer o exame à tarde precisarão suspender a consumo de qualquer tipo de alimento ao menos 2h antes.
Segundo o diretor de Medicina e Odontologia da Casa, Dilmar Aires de Andrade, a campanha, que conta com a participação da Farmácia Unicom, visa especialmente à conscientização em relação aos fatores de risco e à necessidade de prevenir hipertensão e diabetes. (Penaforte)