Por Adrierlis Ribeiro Duarte
Em artigo recente de nossa autoria tratamos sobre os partidos de direita, esquerda e centro, relacionados as agremiações no âmbito Brasil. Ali destacamos os aspectos históricos, posição frente aos diversos segmentos político, econômico e social.
Neste momento, considerando as eleições gerais nos EUA, entendemos interessante abordar em síntese as principais ideias e características dos dois partidos que polarizam o sistema político partidário na potência mundial econômica e militar.
De início, faz-se necessário um apanhado histórico sobre as origens dos partidos políticos democratas e republicanos da América.
O democratas teve sua origem ligada ás facções antifederalistas que ascenderam no interregno em que os Estados Unidos lutavam por sua independência. Sua fundação ocorreu em 1824. Os principais nomes ligados ao democratas foram Thomas Jefferson e James Madison.
O partido republicanos teve sua fundação levada a efeito ligada aos ativistas da expansão antiescravista em 1854. Fato relevante e de destaque foi a eleição de Abraham Lincoln em 1861.
Ao contrário do que se possa pensar, não existem apenas esses dois partidos nos EUA, no entanto foram esses que ganharam musculatura política e passaram a bipolarizar o contexto político partidário local.
Sob o ponto de vista filosófico, destaca-se que ambos os partidos defendem a liberdade individual, política e econômica. No entanto, os democratas se posicionam no sentido de ampliar o papel do estado para garantir o desenvolvimento econômico e social; enquanto que os republicanos mantém a ideia clássica liberal de o estado não interferir na economia. Os democratas possuem uma ideia mais liberal, que pode ser entendida relacionada a esquerda, porém, não se trata de um partido de esquerda.
Os republicanos possuem um posicionamento mais conservador o qual pode ser entendido alinhado mais á direita.
Para os democratas, aqueles que têm renda maior devem contribuir mais com taxação progressiva de impostos. Já na visão republicana os salários devem ser estabelecidos pelo mercado e os impostos estatuídos de forma igualitária.
Os democratas são favoráveis á diminuição com os gastos militares, enquanto que os republicanos têm posicionamento divergente.
Os democratas defendem o casamento homoafetivo, bem como são favoráveis á legalização do aborto, já os republicanos se manifestam contra essa ideia.
Há de se destacar que os ideais políticos de cada partido têm importância global devido a influência do país em questões políticas, economicas e de segurança internacional. Os Estados Unidos impactam o comércio global, especialmente a estabilidade financeira e a geopolítica. Diante dessas posições ideológicas dos dois partidos políticos, entende-se a atenção mundial para o desfecho das eleições gerais na maior economia do mundo.
Adrierlis Ribeiro Duarte (filho de Porto Nacional)
Delegado de Polícia no Distrito Federal.
Siga no Instagram
@delegado_adrierlis10