A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) tem a concessão para abastecimento de água e coleta de esgotamento sanitário de 80 municípios do Estado e destes, 24 têm o abastecimento feito através de captação superficial, realizada em córregos, represas e até mesmo rios. Por isso, a ATS está realizando o projeto de Revitalização dos Mananciais - que tem a finalidade de preservar essas fontes para continuar fornecendo água de qualidade para a população.
O presidente da ATS, Edmundo Galdino, destaca como está sendo feito esse trabalho de revitalização dos 24 mananciais que abastecem 100% da população residentes nesses municípios. “O nosso trabalho está sendo voltado para conscientizar a comunidade e as autoridades locais no sentido de preservação dessas fontes hídricas”, destaca.
Galdino explica que o sistema de captação de água nesses municípios só pode ser feito em fontes superficiais, pois na formação subterrânea dessas cidades há rochas calcárias e a água é, geralmente, de péssima qualidade para o consumo humano, não havendo outra opção para abastecimento de água nessas cidades, restando apenas à preservação e conservação desses recursos hídricos.
O presidente conta que os principais problemas que estão prejudicando a existência dos mananciais são: avanço dos loteamentos, aberturas de ruas e estradas na área molhada, desmatamentos de matas ciliares e invasão das Áreas de Preservação Permanente (APP). “Enfim, há toda uma preocupação por parte da Agência Tocantinense de Saneamento para preservação dos recursos hídricos, no sentido de manter intactas essas fontes que abastecem a comunidade”, reforça.
O diretor de Operações da ATS, Edson Matias, aponta em que fase está o projeto de revitalização dos mananciais. “Esse projeto nasce, exatamente, da necessidade de não permitirmos que a degradação avance sobre esses corpos superficiais de água. O projeto tem dois estágios: o primeiro é a recuperação imediata desses mananciais, e o segundo estágio é o de conscientização da população para que a comunidade se sinta dona e responsável pela água”, explica.
Municípios
Os 24 municípios que captam água de fontes superficiais para abastecimento da população e que estão recebendo a visita de técnicos da ATS são: Araguacema, Aurora do Tocantins, Carmolândia, Divinópolis, Ipueiras, Itaporã, Lajeado, Monte do Carmo, Novo Acordo, Novo Alegre, Novo Jardim, Palmeirante, Pindorama, Pium, Ponte Alta do Bom Jesus, Riachinho, Sandolândia, Santa Rita, Santa Rosa, São Valério, Silvanópolis, Taípas, Tocantínia e Tupirama.
Dos 139 municípios tocantinenses, a ATS tem a concessão para abastecimento de água e coleta de esgotamento sanitário de 80 municípios, sendo que em 56 a captação de água é feita através de poços tubulares subterrâneos (poços artesianos) e em 24 a captação é realizada em águas superficiais (córregos, lagos, rios e etc). Há ainda 47 municípios sob a responsabilidade da Foz/ Saneatins e 12 que são autônomos.
Shara Rezende/ ATN