É a primeira vez na história política de Porto Nacional, que um governador do PMDB visita o município e não é recebido, nem prestigiado pelo seu partido, pois nenhum dos caciques dos “modebas” se fez presente no ato. O deputado Ricardo Aires, companheiro de partido com mandato também não compareceu, nem mandou representante. O deputado Toinho Andrade foi representado pela esposa Virgínia Andrade. Quem esteve à frente de toda a agenda do governador foi seu chefe de gabinete Cenourão.
O não comparecimento da população, bem como de lideranças políticas, civis e religiosas demonstra a péssima relação do Palácio Araguaia com a população portuense, e que não fizeram a sociedade compreender a grandeza dos benefícios com a ampliação e melhorias nos hospitais.
O governador foi recebido com uma banda de música e no local havia um palco para que fizesse uso da palavra. Diante do número insignificante de pessoas, Marcelo Miranda inteligentemente saiu do Hospital Regional de Porto para o Tia Dedé sem fazer o uso da palavra. A cena foi a mesma, poucas pessoas esperavam-no.
Ampliação do Hospital
O governador Marcelo Miranda visitou na manhã de terça-feira, 05, o município de Porto Nacional. A visita a capital da cultura foi para conferir as novas instalações e ampliação do Hospital Regional de Porto Nacional. Marcelo Miranda estava acompanhado dos deputados estaduais Valdemar Júnior, Paulo Mourão e do presidente da Adapec, Humberto Camelo.
No total são mais de 26 novos leitos, e melhorias na sala de enfermaria, sala de emergência e observação. Além do atendimento, essas benfeitorias melhoram a qualidade do trabalho dos profissionais. Conforme o governo, cerca de 108 mil habitantes serão beneficiados com as melhorias.
Com a ampliação, o crescimento físico da unidade deve representar um aumento de 30% nos atendimentos. Com os 26 leitos o Hospital passa a ter 101 leitos que recebem pacientes das seguintes especialidades: cirurgia geral, ortopedia, bucomaxilo facial, cirurgias ginecológicas eletivas, cabeça e pescoço
Durante a visita Marcelo Miranda disse que esse passo desafogará as emergências do Hospital Geral de Palmas. Segundo ele, mesmo com toda a crise econômica não tem medido esforços para melhorar a saúde.
Parceria do Itpac
A ampliação contou com a parceria do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac). Uma parceria iniciada pelo competente ex-diretor do Hospital Regional de Porto, Argemiro Silva, e foi aprimorado pela atual diretora, a ex-vereadora e ex-chefe da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam).
Referência
O Hospital Regional Público de Porto Nacional é um dos cinco maiores hospitais públicos do Estado, além de ser referência para atendimento de urgência e emergência em Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Chapada da Natividade, Fátima, Ipueiras, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Oliveira de Fátima, Pindorama, Ponte Alta do Tocantins, Santa Rosa e Silvanópolis.
Visita ao Tia Dedé
O governador Marcelo Miranda também conheceu a implantação do Posto de Banco de Leite Humano e do Jardim Terapêutico. O Hospital e Maternidade Tia Dedé é uma unidade de urgência e emergência, com pronto-socorro infantil e capacidade instalada de 50 leitos.
Café da manhã
Marcelo Miranda passou para um café, na casa do vereador de Palmas e candidato a prefeito em Porto Nacional Joaquim Maia. No hospital foi recebido pelo prefeito Otoniel Andrate, secretários, vereadores e assessores.
Com a justificativa de estar proibido de participar de atos públicos conforme a legislação eleitoral, o prefeito não acompanhou o governador na visita. Ainda assim, ressaltou que Porto Nacional recebe-o com muito carinho. Que o município esta de portas abertas sempre que preciso. Otoniel Andrade foi colega de bancada de Marcelo Miranda na Assembleia Legislativa, e apesar de estarem politicamente em lados opostos, o prefeito tem um bom relacionamento com o governador, bem como seu pai, dr. Brito Miranda.