Iniciativa realizada nesta terça-feira (9) conta com mais de 1,6 mil de empresas participantes
Por Camila Stucaluc
A Serasa promove nesta terça-feira (9) um mutirão para renegociação de dívidas com descontos de até 99%. A iniciativa acontece de forma virtual, por meio do canal Limpa Nome, e presencialmente nas mais de 10 mil agências dos Correios espalhadas pelo Brasil.
Segundo a Serasa, são mais de 1,6 mil empresas participantes do mutirão, como agências bancárias, lojas, operadoras de telefonia e concessionárias de energia elétrica e água. Ao todo, mais de 2,3 milhões de brasileiros terão acesso ao desconto máximo de 99%, além de parcelamentos especiais.
Nesta edição, os consumidores poderão negociar vários débitos de uma vez. Basta escolher uma data de vencimento unificada e quitar todas as dívidas em um único boleto ou em uma mesma chave Pix. Para pagamento com Pix, o nome do consumidor é "limpo" na mesma hora. Nos demais casos, como boletos, a baixa é dada em até cinco dias úteis.
Como renegociar dívidas pela internet?
Para renegociar as dívidas pela internet, é preciso se cadastrar nos canais digitais da Serasa. No site ou aplicativo, será possível consultar e conferir as oportunidades de renegociação, bem como as empresas participantes do evento. Para fazer um acordo, clique no campo "Negociar" de cada uma das ofertas.
Definida a oferta, a página emitirá o boleto para efetuar o pagamento pelo meio que achar mais conveniente. Caso seja boleto, o usuário pode copiar o código, baixar ou solicitar o envio via WhatsApp [(11) 99575-2096]. Se optar pelo Pix, selecione o dia de vencimento e a quantidade de parcelas desejada.
Evite golpes
Com a maior procura para a renegociação de dívidas gerada pelo mutirão, aumenta também o número de fraudes e golpes utilizando o nome da Serasa. Os criminosos utilizam, principalmente, aplicativos de mensagens, redes sociais ou sites falsos que oferecem acordos fictícios e descontos apelativos para chamar atenção.
Confira três dicas básicas para evitar fraudes:
1- Desconfie de links de origem desconhecida
Aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, e e-mails são as origens mais comuns de links maliciosos, ofertas de acordos e boletos falsos. Muitas vezes, os consumidores podem receber mensagens com um boleto (semelhante a um original) pronto para o pagamento. Antes de pagar, revise todas as informações, inclusive, sobre o beneficiário indicado.
É importante ressaltar que o WhatsApp oficial da Serasa possui o selo de verificação.
2 - Na dúvida, não clique
Algumas mensagens despertam gatilhos emocionais nas vítimas, como a curiosidade, o sentimento de solidariedade, os benefícios, entre outros. Se receber mensagens atrativas, como por exemplo “Sua fatura do mês chegou” e “Temos uma oferta imperdível”, enviada por números ou perfis desconhecidos, desconfie antes de fazer qualquer operação.
3 - Verifique a segurança e autenticidade dos sites de navegação
O furto de dados pessoais pode começar com promoções tentadoras em telas falsas, que simulam sites reais. Neste caso, é preciso estar atento a três elementos no endereço eletrônico:
Possuir o https na URL;
Ter cadeado na barra de navegação;
Conter a inscrição de “site seguro”: se não encontrar, desconfie.