A dois dias da eleição da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins), a instituição pode estar prestes a ter uma renovação histórica e, talvez, muito necessária. Candidato de oposição no pleito, Walter Ohofugi, da chapa OAB Protagonista, cresce todos os dias e está cada vez mais próximo de conquistar uma vitória histórica, que encerraria um ciclo de 21 anos de um mesmo grupo no poder na entidade.
Azarão no começo da campanha, Ohofugi, 50 anos, faz parte de um grupo de advogados independentes, no qual nenhum dos 74 membros da chapa fez parte da direção da OAB nestes últimos anos. O próprio Ohofugi, com mais de 25 anos de atuação profissional no Tocantins, nunca foi conselheiro estadual da OAB.
O que poderia ser uma desvantagem foi o contrário. Pouco a pouco boa parte dos advogados foram se convencendo de que mudar era mais do que preciso, era uma necessidade.
O grupo entendeu isso desde o começo e procurou mudar paradigmas. Como o próprio Ohofugi repetiu nesta campanha, a ideia é uma mudança radical, recuperando o protagonismo da instituição, para, com isso, conseguir fazer com que a sociedade valorize os advogados.
A participação feminina, também, foi uma das prioridades da chapa. Dos 74 membros, 44,6% são mulheres, maior percentual feminino da história em uma eleição da OAB no Estado.
Caso se concretize, a vitória de Ohofugi não será um fato isolado. Em todo o País, os advogados estão renovando e mudando o status quo da OAB. Nesta última semana, foram registradas vitórias da oposição na OAB nos estados do Maranhão, Paraíba e Piauí. No Piauí, a derrota foi a mais surpreendente, já que a situação contou com o apoio do presidente nacional da Ordem, Marcus Vinícius Coelho.
A chapa de Ohofugi quer que a OAB tenha comissões atuantes e que a instituição se posicione nas grandes questões da sociedade, o que não acontece há muitos anos no Tocantins. Um grande desafio, mas por ser um grupo totalmente independente é, teoricamente, quem tem mais chance de concretizar isso.
Adversários
Inicialmente, foram três chapas registradas: OAB Protagonista; Somos Mais Ordem, encabeçada pela advogada Ester Nogueira e OAB Para Todos, encabeçada por Gedeon Pitaluga. A chapa de Ester Nogueira implodiu e acabou desisistindo no meio do processo.
Gedeon Pitaluga é atual conselheiro federal e conta com apoio do ex-presidente Ercílio Bezerra. Ercílio, que também é conselheiro federal, concorre à reeleição no cargo na chapa de Gedeon.
Com 35 anos, Gedeon trabalha há muito tempo para ser presidente da OAB. Seu discurso, inicialmente, era de oposição, mas isso foi mudando ao longo da campanha. Casado com uma das filhas do deputado César Halum, ele teve que negar várias vezes que uma eventual administração sua seria atrelada a forças políticas, na maioria das vezes em ataques que partiram de Ester.
Agora, as fichas estão lançadas e o resultado será conhecido nesta quarta-feira, dia 25 de novembro, dia da eleição.
Por Daniel Machado