Medida fortalece a atuação da segurança pública, otimizando a identificação civil e criminal de pessoas em investigações
Por Hiago Muniz
O secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, Bruno Azevedo, esteve reunido na manhã desta terça-feira, 27, com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães, para alinhar as diretrizes de um Acordo de Cooperação Técnica entre os órgãos. A medida fortalece a atuação da segurança pública ao permitir o acesso à base nacional de eleitores mantida pela Justiça Eleitoral, otimizando a identificação civil e criminal de pessoas em investigações.
O acordo visa estabelecer uma cooperação técnica entre a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) e o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, com foco na troca de dados biométricos e fotográficos dos cidadãos, fortalecendo a segurança na identificação de eleitores e otimizando o uso de tecnologias no processo eleitoral.
Com a integração, será possível realizar consultas rápidas para reconhecimento de indivíduos e aplicar essas informações nos sistemas de reconhecimento facial já utilizados pelo Estado. Ao mesmo tempo, o TRE passa a contar com dados biométricos de cidadãos que ainda não estão registrados no cadastro eleitoral, ampliando a segurança e a precisão na identificação dos eleitores. A formalização do convênio está sendo articulada pelo TRE junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela gestão da base nacional.
O presidente do TRE-TO, João Rigo Guimarães, demonstrou interesse no acordo e colocou o órgão à disposição para o firmamento da parceria. “O TRE está comprometido em fortalecer essa cooperação, que servirá para ampliar a segurança e a confiabilidade do processo eleitoral no Tocantins, beneficiando tanto o tribunal quanto às ações de segurança pública no estado", afirma.
O secretário Bruno Azevedo destaca que a integração permitirá a identificação rápida de pessoas por meio de consulta biométrica, otimizando investigações e procedimentos de segurança. “Estamos avançando na integração do reconhecimento facial com uma base completa de imagens, que vai fortalecer a identificação não só para a Segurança Pública, mas também para a Justiça Eleitoral. Isso permitirá uma validação mais precisa, além do sistema biométrico, ampliando a segurança no Tocantins,” afirma o secretário.
Também participaram da reunião, o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, o superintendente de Inteligência e Estratégia, Emerson Francisco Moura, o assessor da Delegacia-Geral, delegado Roger Knewitz, o servidor da 29ª Zona Eleitoral, Michel Leão, e demais representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins.