Próxima etapa é a publicação da portaria da comissão do concurso e a contratação da banca organizadora, para que o certame seja realizado ainda em 2026
Por Débora Gomes
Depois de 18 anos sem realização de concurso público para a área da Saúde no Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, anunciou nesta sexta-feira, 30, a autorização para a realização do novo concurso público da Saúde, que ofertará 5.124 vagas em 31 categorias profissionais.
Durante o anúncio, o governador destacou a dimensão histórica do certame e convocou profissionais e concurseiros a se prepararem.

“Atenção, concurseiros e concurseiras de todo o Brasil, especialmente os do Tocantins, aqueles que trabalham no sistema de saúde do nosso estado e também na iniciativa privada. Estamos comunicando a todos vocês que estou autorizando o concurso da Saúde em todas as áreas: técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos especialistas: são 31 categorias. E são mais de 5 mil vagas. Preparem-se para o maior concurso da história da saúde do Tocantins. O último foi em 2008”, salientou.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, reforçou o impacto que o concurso terá na rede estadual. “Hoje [sexta-feira, 30] é um dia histórico para a Secretaria de Estado da Saúde e para o Governo do Tocantins, especialmente para o setor da Saúde. Tivemos a honra de receber o governador Wanderlei Barbosa, que anunciou a autorização para a realização do concurso público da Saúde, com a oferta de mais de 5.100 vagas. A partir de agora, avançamos para a próxima etapa, que é a publicação da portaria da comissão do concurso e a contratação da banca organizadora, para que o certame seja realizado ainda em 2026. Este é um passo fundamental para garantir mais profissionais, mais qualidade no atendimento e mais cuidado para a população tocantinense”, ressaltou.
Também participaram do anúncio o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho; o secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha; e o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende.
Distribuição das vagas

Secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, reforçou o impacto que o concurso terá na rede estaduais
Ao todo, são 5.124 vagas distribuídas em 31 cargos, incluindo 950 para enfermeiros; 1.895 para técnicos de enfermagem; 873 para médicos, sendo 593 exclusivamente para especialistas; além de 80 vagas para enfermeiro obstetra, ofertadas pela primeira vez para fortalecer a assistência materno-infantil. A área de fonoaudiologia também será contemplada com 80 vagas.
Por 30 dias serão ofertadas consultas e exames especializados para mulheres de Guaraí e municípios vizinhos
Por Bruno Lacerda
O município de Guaraí passou a contar, a partir desta quinta-feira, 30, com os atendimentos da Unidade Móvel de Saúde da Mulher do programa federal Agora Tem Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde desenvolvida no Tocantins em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e os municípios da região. A estrutura ficará instalada por 30 dias na cidade e atenderá mulheres de Guaraí e de outros 12 municípios da Região de Saúde Cerrado Tocantins Araguaia.

A ação amplia a oferta de exames preventivos e diagnósticos oncológicos e ginecológicos para mulheres dos municípios de Guaraí, Tupiratins, Tupirama, Colméia, Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Presidente Kennedy, Recursolândia, Goianorte, Centenário, Santa Maria, Pequizeiro e Couto Magalhães, conforme pactuação regional firmada entre os gestores municipais, o Governo do Tocantins e o Governo Federal.
O início dos atendimentos foi marcado por uma breve cerimônia de abertura, seguida da apresentação da estrutura da unidade móvel e do atendimento imediato à população.
A carreta funciona como uma unidade de saúde completa, equipada com consultórios, salas de exames, equipamentos de imagem e estrutura para pequenos procedimentos. No local, são ofertadas consultas com ginecologistas e mastologistas, além de mamografias, ultrassonografias, exames detalhados do colo do útero e biópsias, permitindo que a mulher realize avaliação, diagnóstico e encaminhamento ao tratamento no mesmo espaço.

A estrutura da unidade móvel conta com consultórios, salas de exames e equipamentos de imagem, permitindo avaliação, diagnóstico e encaminhamento ao tratamento no mesmo espaço.
O acesso aos atendimentos ocorre a partir da rede pública de saúde. A mulher deve procurar a Unidade Básica de Saúde do seu município, onde passa por avaliação médica e, quando há indicação, é realizado o agendamento. Todas as pacientes recebem data e horário definidos para a consulta ou exame, inclusive por mensagem no celular, garantindo um atendimento organizado, sem filas.
As equipes municipais foram previamente orientadas durante oficina realizada no dia 16 de janeiro, em Guaraí, para a identificação das mulheres que necessitam de atendimento nas especialidades de oncologia e ginecologia, assegurando que o público-alvo seja corretamente encaminhado para a unidade móvel.
A meta do programa é reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir diagnóstico rápido, o que amplia as chances de cura e permite o início oportuno do tratamento. Após os exames, as pacientes retornam para acompanhamento e continuidade do cuidado em seus municípios de origem.
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins participou da articulação da vinda da unidade móvel, da organização dos fluxos de atendimento e da integração dos municípios atendidos, garantindo que o serviço funcione de forma regionalizada, resolutiva e integrada à rede pública de saúde.
A apoiadora do Programa Agora Tem Especialistas no Tocantins, Soraya Jordy, explicou como funciona o fluxo de atendimento.
“A chegada da unidade móvel foi resultado de um trabalho de organização que envolveu os municípios, a regulação e a atenção primária. As mulheres são avaliadas pelo médico da atenção básica e, quando indicado, encaminhadas para a carreta, onde recebem atendimento com ginecologistas e mastologistas. A proposta é agilizar o percurso da paciente dentro do SUS, garantindo que ela passe da consulta ao diagnóstico e, quando necessário, seja encaminhada para cirurgia, quimioterapia ou radioterapia de forma organizada e integrada à rede de saúde. Todo o serviço foi estruturado com cuidado na esterilização dos materiais e no manejo dos resíduos, para garantir segurança e qualidade no atendimento”, afirmou.

Autoridades e equipes de saúde participaram da breve cerimônia que marcou o início dos atendimentos da Unidade Móvel de Saúde da Mulher em Guaraí.
O superintendente do Ministério da Saúde no Tocantins, Relmivan Milhomem, destacou que o programa amplia o acesso aos serviços especializados.
“Quando uma mulher consegue consultar, fazer o exame e receber o resultado em menos tempo, isso significa mais chance de cura e mais qualidade de vida. No Tocantins, onde a maior parte da população depende do SUS, é fundamental que esse benefício chegue a quem mais precisa”, afirmou.
Representando o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, a chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, Débora Cirqueira Okabayashi, ressaltou a importância da ação para a política estadual de saúde da mulher.
“A presença da unidade móvel em Guaraí faz parte do plano do Governo do Tocantins para fortalecer a saúde da mulher. A Secretaria de Estado da Saúde participou da articulação da estrutura da carreta e da organização do atendimento com os municípios da região, garantindo que as pacientes realizem seus exames e recebam os resultados em tempo oportuno. Essa ação mostra que a saúde da mulher é uma prioridade para o Estado”, afirmou.
Moradora de Guaraí e uma das primeiras pacientes atendidas, a moradora de Guaraí, Maria do Carmo Batista, destacou a importância do autocuidado.
“Eu estou muito feliz pelos serviços prestados. A gente precisa cuidar da nossa saúde e não deixar para depois. Quando a mulher se cuida, ela cuida também da sua família. Quero convidar todas as mulheres de Guaraí e da região para virem, aproveitarem a carreta e se consultarem, porque isso é prevenção, é amor-próprio e é cuidado com a nossa vida”, disse.
Ação será realizada no Espaço Pet, a partir das 16 horas, com animais resgatados de situações de maus-tratos
Por Fernanda Leme
A Prefeitura de Palmas realiza neste sábado, 31, a partir das 16 horas, um evento de adoção de cães e gatos no Espaço Pet do Capim Dourado Shopping. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebem) e integra as ações permanentes de incentivo à adoção responsável no município.
Todos os animais disponíveis para adoção são provenientes de resgates realizados pela equipe da Sebem, após denúncias de maus-tratos. Os cães e gatos passaram por avaliação veterinária e estão castrados, vacinados, vermifugados e microchipados, conforme os protocolos adotados pelo Município.
Critérios para adoção
Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos e apresentar documento oficial com foto e comprovante de endereço. Os interessados em adotar gatinhos devem levar caixa de transporte, enquanto para a adoção de cães é obrigatório o uso de guia ou peitoral no momento da retirada do animal.
A diretora de Educação Popular da Sebem, Keylla Farias, explica que a adoção representa a etapa final de um trabalho contínuo desenvolvido pela secretaria. “A adoção é a parte final do nosso trabalho. Antes disso, existe um processo de resgate, cuidado, tratamento e recuperação desses animais, que só acontece porque a população denuncia e participa”, afirmou.
Segundo a secretaria, os eventos de adoção têm papel fundamental não apenas para encontrar novos lares, mas também para reforçar o compromisso compartilhado da sociedade no enfrentamento aos maus-tratos e no cuidado com os animais em situação de vulnerabilidade.
Além dos eventos presenciais, a Sebem mantém um canal exclusivo para orientar interessados em adoção e divulgar animais disponíveis. O atendimento é realizado pelo WhatsApp, no número (63) 9 9225-9310, ampliando o acesso da população às informações e ao processo de adoção responsável.
Os bastidores da sucessão estadual de 2026 voltaram a ganhar intensidade no Tocantins. Movimentos no Palácio Araguaia, articulações em Brasília e especulações que atravessam a ponte aérea até São Paulo indicam que o tabuleiro político começa a ser reorganizado, com atores se posicionando e alianças sendo testadas, mesmo que ainda longe de definições formais.
Por Edson Rodrigues
O governador Wanderlei Barbosa tem se movimentado com atenção redobrada. Intensificou o atendimento a prefeitos e lideranças, reabriu canais com antigos desafetos e ampliou sua presença em agendas estratégicas, tanto no Tocantins quanto em Brasília. Paralelamente, tem prestigiado sua candidata ao Governo, a senadora Professora Dorinha Seabra, que passou a acompanhar o governador e o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, em atos públicos de entregas de benefícios e compromissos institucionais. A leitura nos bastidores é de que o Palácio trabalha para manter a base coesa e dar musculatura política à pré-candidatura governista.
BASTIDORES
Enquanto isso, fora do eixo oficial, outro movimento chamou atenção. A ida do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres, a São Paulo, levantou uma onda de comentários no meio político. Segundo bastidores, e é importante frisar que são bastidores, Amélio teria sido convidado para uma conversa com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. As especulações apontam que o deputado teria levado consigo nomes de parlamentares estaduais e lideranças políticas dispostas a acompanhá-lo em uma eventual reorganização partidária, envolvendo prefeitos, vice-prefeitos, empresários e dirigentes de entidades classistas, inclusive grupos hoje afastados do Palácio Araguaia.

O Observatório Político de O Paralelo 13 tentou contato com o presidente da Assembleia Legislativa para tratar do assunto, mas não obteve retorno até o fechamento deste editorial. Nos corredores da política tocantinense, especialmente entre deputados estremecidos com o governo, o assunto é tratado com cautela. Nenhum quis se manifestar publicamente, o que, por si só, diz muito sobre a temperatura do ambiente.
BRASÍLIA

Deputado Amélio Cayres e Balei Rossi presidene nacional do MDB
Em Brasília, os rumores também ganharam força. Há quem dê como certa a chegada de Amélio Cayres à capital federal neste fim de semana para uma rodada de conversas com congressistas tocantinenses. O objetivo seria discutir a formatação de uma chapa majoritária competitiva e as nominatas para deputado federal e estadual. Entre uma articulação e outra, o deputado ainda teria espaço na agenda para assistir ao clássico Flamengo x Corinthians, com camarote garantido, porque, afinal, política também se faz nos detalhes.
Por ora, tudo permanece no campo das conjecturas. Não há confirmação oficial, nem movimentos formalizados. E, como bem lembrou o próprio governador Wanderlei Barbosa em declarações recentes, a palavra de ordem ainda é unidade, com a promessa de que todos estarão juntos em torno de uma única chapa majoritária. Até que haja uma conversa direta e definitiva entre o governador e o presidente da Assembleia, Amélio Cayres, as especulações seguem cumprindo seu papel de alimentar os bastidores da sucessão estadual de 2026.
Os próximos capítulos prometem. E o Paralelo 13 segue atento.
CarnaPraça será realizado de 13 a 15 de fevereiro, na Praça dos Girassóis, com shows de Patrulha do Samba, Iguinho e Lulinha, Limão com Mel, Kadu Martins, Jefferson Moraes, entre outros artistas
Por Débora Gomes
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), anunciou a programação do Carnaval 2026, que será realizada entre os dias 13 e 15 de fevereiro, na Praça dos Girassóis, em Palmas. Denominado Carnapraça, o evento reunirá atrações nacionais como a dupla Iguinho e Lulinha, a banda Limão com Mel, os cantores Kadu Martins e Jefferson Moraes, além de outros artistas regionais dos gêneros sertanejo, forró e pagode, que garantirão animação para todos os públicos.

“Neste ano, preparamos uma programação ainda mais diversificada. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência segura para que tocantinenses e turistas aproveitem a folia com tranquilidade e alegria, fortalecendo o turismo e a economia do estado”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.
A secretária de Estado do Turismo, Ana Maria Monteiro de Castro, ressalta que a festa também será marcada pela organização e pelo cuidado com o público. “Com o apoio do governador Wanderlei Barbosa, estamos preparando mais uma grande programação de carnaval. Além da estrutura na Praça dos Girassóis e dos artistas selecionados, nossas atenções também estão voltadas para a segurança e ações educativas voltadas à integridade das mulheres. Teremos uma festa animada, bem organizada e segura", reforça.
O evento terá segurança reforçada com o apoio da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), além de banheiros químicos, espaço para alimentação e toda a estrutura necessária para garantir conforto aos foliões.
Programação
A programação começa na sexta-feira, 13, às 20 horas, com a dupla sertaneja Mário Cézar e Filipe. Em seguida, às 21h10, Nalberth e Murilo animam o público. Às 22h20, a praça ganha o ritmo do forró de vaquejada com a dupla Iguinho e Lulinha. Já às 23h30, é a vez de Kadu Martins subir ao palco. Encerrando a primeira noite de Carnaval, à 1h30, o show fica por conta do cantor Breno Major.
No sábado, 14, a animação continua a partir das 20 horas com a banda Forró de Luxo. Às 21h10, a energia toma conta com o show da cantora mirim Hariely Santos. Em seguida, às 22h20, o público canta os sucessos da tradicional banda Limão com Mel. Às 23h30, o pagode baiano invade a Praça dos Girassóis com a Patrulha do Samba, e a noite encerra às 1h30 com a Banda Tira o Pé.
Já no domingo, 15, último dia de festa, quem abre a noite às 20 horas é a Banda Veja. Às 21h10, o cantor Kaio Fonseca assume o palco. Depois, às 22h20, o ritmo continua com Junior Ferri. Às 23h30, o sertanejo ganha força com o show de Jefferson Moraes e, para fechar a programação, às 1h30, o cantor Jadiel Ferraz encerra a noite.