Posse da nova diretoria da entidade para o biênio 2025/2026 ocorreu na manhã desta sexta-feira, 16, em Palmas
Por Rafael de Oliveira
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou nesta sexta-feira, 16, da posse da nova mesa diretora que administrará a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) no biênio 2025/2026. A solenidade, realizada na sede da entidade, em Palmas, oficializou o prefeito de Cristalândia, Big Jow, como presidente da entidade.
Em seu discurso, o governador desejou um bom mandato ao presidente e à nova mesa diretora; e destacou a importância da atuação conjunta entre o Estado e os municípios. “Trabalho pela unidade de todos. Quando o Big Jow pediu meu apoio, disse a ele que o primeiro passo é a conciliação e ele buscou esse consenso para que escolhessem um nome para presidir essa associação tão fundamental e importante para o desenvolvimento do Estado. É dessa forma que o nosso Governo trabalha, pois, se estivermos unidos, seremos mais fortes”, comentou.
Governador Wanderlei Barbosa reafirma apoio do Estado à nova gestão da ATM durante cerimônia de posse;
Ainda durante sua fala, Wanderlei Barbosa reafirmou que o novo gestor da ATM pode contar com o apoio do Governo do Tocantins para desenvolver o melhor trabalho em favor dos municípios. "Meu gabinete é aberto para resolver problemas de maneira conjunta, para que possamos trabalhar na mesma direção. A convergência de ideias vem da parceria que fazemos, pois tratamos todos os municípios da mesma maneira. É o mesmo que esperamos da gestão do prefeito Big Jow. Nosso Governo é de parceria e transparência, então pode contar comigo para buscarmos solução juntos. Estamos à disposição”, ressaltou o chefe do Executivo em seu discurso.
Ao assumir a presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o prefeito de Cristalândia, Big Jow, afirmou que sua gestão será pautada na parceria entre os municípios e os entes federativos. “A ATM só trabalha com parcerias e é por meio dessa parceria que estamos nos tornando mais fortes a cada dia que passa. Pela primeira vez, o municipalismo está sendo aplicado no estado do Tocantins, graças ao apoio do Governo do Estado e de todos que representam a sociedade. Nós nos tornamos fortes com essa união, com todos os entes federativos. Garanto ao governador Wanderlei Barbosa que nós vamos buscar essa cooperação, somos parceiros no que é melhor para o povo que representamos”, pontuou o prefeito Big Jow.
Nova diretoria
Prefeito de Cristalândia, Big Jow, assume a presidência da ATM com compromisso de fortalecer o municipalismo no Tocantins;
Além do presidente Big Jow, a mesa diretora da chapa União Municipalista, eleita por aclamação em março durante Assembleia Geral na sede da ATM, é formada pelo prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, e pela prefeita de Buriti do Tocantins, Lucilene Brito, como 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente.
Como diretores administrativos, foram eleitos a prefeita de Itacajá, Maria Aparecida; e o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto. Na condição de diretores financeiros, estão os prefeitos de Rio dos Bois, Joel Rufino, e de Brasilândia, Luiz Felipe de Miranda. Outros 16 nomes fazem parte do grupo nas funções de membros titulares e suplentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.
Nova diretoria da ATM é empossada para o biênio 2025/2026 com foco em atuação integrada entre municípios;
“No cargo de primeiro vice-presidente, respeitarei o direcionamento do presidente Big Jow, então o que ele estiver pautando em prol dos 139 municípios, pelo municipalismo forte, eu vou estar junto com ele. É uma nova missão e espero representá-la bem perante as cidades, em especial aqueles municípios com coeficiente de 0.6 no FPM [Fundo de Participação dos Municípios], que precisam muito da entidade para cumprir suas obrigações”, reforçou o prefeito de Pedro Afonso e 1º vice-presidente eleito, Joaquim Pinheiro.
Presenças
A solenidade de posse contou com a presença do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda; prefeitos e vereadores de diversos municípios; deputados estaduais e federais; a senadora Dorinha; secretários de estado e municipais; representantes de instituições; além de outras autoridades.
ATM
A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) é uma entidade que reúne os gestores municipais do Tocantins, com os objetivos de promover a união e fortalecer a gestão local. Fundada em 1989 em Miracema do Tocantins, a associação conta com a filiação de 133 municípios, atuando na defesa do municipalismo, ao buscar garantir aos municípios autonomia para implementar políticas públicas de forma conjunta. Além disso, a ATM oferece apoio técnico e administrativo aos prefeitos em diversas áreas, como educação, saúde, infraestrutura e econômica.
Sistema possibilita o registro individualizado de cada animal, com atribuição de código único, permitindo o monitoramento completo de todas as etapas do ciclo produtivo
Por Lidieth Sanchez
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, lançou nesta quinta-feira, 15, durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), o Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos do Tocantins (Sirbov/TO), que será implantado por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro).
A ação integra o Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Bubalinos, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e tem como meta estruturar, até 2032, um sistema de rastreabilidade individual obrigatório em todo o território nacional.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou que, com o sistema, os pecuaristas terão a oportunidade de melhorar a gestão do rebanho
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do sistema e reafirmou o compromisso do governo com o desenvolvimento do setor. “Estou muito satisfeito com este projeto, que vai facilitar o trabalho dos produtores e fortalecer a nossa pecuária. A nossa gestão está comprometida em apoiar ações que tragam desenvolvimento econômico, respeitando o meio ambiente. A rastreabilidade do rebanho é prioridade e vai abrir novas oportunidades para o Tocantins”, enfatizou o chefe do Executivo.
"Com a identificação individual de um animal, iremos aumentar de forma significativa o nível de controle e precisão sanitária do rebanho, pois cada animal é registrado com um código único, o que permite monitorar e documentar seu histórico de manejo sanitário, movimentações e tratamentos de forma detalhada. Desta forma, os pecuaristas terão a oportunidade de melhorar a gestão de seu rebanho", salientou o presidente da Adapec, Paulo Lima.
Sirbov no Tocantins
O sistema possibilita o registro individualizado de cada animal, com atribuição de código único, permitindo o monitoramento completo de todas as etapas do ciclo produtivo, do nascimento ao abate, incluindo transporte, processamento e distribuição de produtos de origem animal. O Tocantins conta atualmente com um rebanho de bovídeos (bovinos e búfalos) de 11.691.714 cabeças, divididas em 71 mil propriedades rurais.
Presente no evento, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, detalhou os próximos passos para a implantação do sistema no Tocantins
Entre os principais benefícios do sistema estão o fortalecimento do controle sanitário, com rastreio preciso de animais e respostas mais ágeis em casos de doenças; elevação da qualidade e da segurança alimentar, em conformidade com exigências nacionais e internacionais; abertura de novos mercados internacionais, que demandam altos padrões de rastreabilidade e confiabilidade sanitária; e a melhoria na gestão rural, com dados técnicos que subsidiam o planejamento das propriedades e das políticas públicas.
Presente no evento, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, informou os próximos passos para a implantação do sistema. “Com a autorização do governador Wanderlei Barbosa, iniciamos a implantação do sistema. O objetivo é preparar o estado para atender à exigência de rastreamento obrigatório a partir de 2033 e abrir acesso a mercados internacionais mais valorizados. Para isso, foi apresentada uma proposta de R$ 5 milhões para apoiar cerca de 20 mil pequenos produtores na aquisição do brinco de identificação. Contamos com o trabalho exemplar da Adapec, que atua na gestão da pecuária, setor que ocupa 70% da área do estado, e reforçamos o compromisso em fortalecer essa importante atividade econômica”, enfatizou o secretário.
A implantação do sistema ocorre em um momento estratégico para o Tocantins, que está prestes a ser reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A iniciativa consolida o estado como referência em sanidade animal, inovação no campo e competitividade internacional, gerando novas oportunidades para produtores e fortalecendo a economia tocantinense.
Agrotins 25 anos
Governador lança sistema de identificação individual e rastreabilidade de bovinos e bubalinos durante a Agrotins 25 anos
Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.
A Prefeitura de Palmas apresentou à Câmara de Vereadores projeto de financiamento junto ao Banco do Brasil
Por Hugo Gross
A Prefeitura de Palmas planeja um grande pacote de obras para melhorar a infraestrutura da capital. O projeto, que conta com um investimento de R$ 300 milhões provenientes de um financiamento do Banco do Brasil, tem garantia do Governo Federal e atualmente tramita na Câmara de Vereadores. O investimento faz parte do programa ‘Avança Palmas’, desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seiop). As ações vão beneficiar todas as regiões da cidade, com foco em melhorar a mobilidade urbana, a acessibilidade e a qualidade de vida dos palmenses.
Dentre as obras previstas estão a construção de 14 praças públicas, dois prédios públicos e a pavimentação de mais de 1,4 milhão de metros quadrados de ruas, utilizando diferentes técnicas como recapeamento em CBUQ, microrrevestimento e lama asfáltica. Além disso, mais de 93 mil metros quadrados de novas vias também serão pavimentadas, contribuindo para uma cidade mais moderna e acessível para todos.
Com a aprovação do financiamento, a Prefeitura estima alavancar o desenvolvimento urbano e acabar com demandas históricas de infraestrutura da comunidade. O secretário da Seiop, Paulo Cezar Monteiro, afirma que o programa ‘Avança Palmas’ representa um marco no planejamento urbano do município.
“Com esse pacote de obras estruturantes, estamos atendendo demandas históricas da população — obras necessárias por anos e que agora sairão do papel. A proposta não é apenas pavimentar ruas, construir pontes ou executar drenagens. É transformar a mobilidade, garantir acesso e preparar a cidade para o futuro. Estamos falando de intervenções em áreas estratégicas, como o prolongamento da Avenida Teotônio Segurado, com a construção de três novas pontes, e a requalificação de vias fundamentais para a integração entre bairros”, destacou o secretário.
Além destes, o titular da Seiop reforça o propósito de levar infraestrutura completa a regiões como Irmã Dulce, Lago Norte, Universitário e tantos outros setores que aguardam pelo olhar do poder público há muito tempo. “É mais do que um programa de obras. É a resposta que a população esperava e que agora começa a ser construída com seriedade e compromisso”, declarou.
Entre as principais intervenções listadas estão a duplicação e infraestrutura da Avenida Teotônio Segurado, no trecho entre a Avenida NS-15 e o acesso à estrada da Agrotins, incluindo a construção de três pontes: sobre o ribeirão Taquaruçu, o córrego Santa Bárbara e o córrego Taquari. Também está inclusa a implantação de drenagem, pavimentação e sinalização em diversos setores, como Lago Norte, Irmã Dulce, Universitário, União Sul, Jardim Aeroporto e Loteamento Bela Vista.
Mais obras
Além destas, estão previstas obras em importantes corredores urbanos como as avenidas LO-03, LO-23, LO-33, NS-10, NS-02, NS-05 e NS-15, contemplando drenagem pluvial, terraplanagem, sinalização, ciclovias e calçadas com acessibilidade, bem como a construção de três novas pontes de concreto armado, sendo duas no setor Morada do Sol e uma no prolongamento da Avenida Teotônio Segurado.
Por último, de acordo com a gestão municipal, também está prevista a execução de projetos de macrodrenagem em áreas estratégicas, como nas avenidas NS-02 e LO-33, e a implantação de ciclovias conectando diversas regiões da capital. Além da requalificação da ligação entre a Avenida NS-15 e os bairros da região norte, como Sonho Meu e os setores de condomínios e mineradoras, com a implantação de bueiro celular sobre o córrego Água Fria. O programa ‘Avança Palmas’ será executado em etapas, com cronograma de obras que deverá ser detalhado após a liberação dos recursos.
CDE também aprovou o aporte de recursos para a construção do Parque Tecnológico, projeto apresentado pela Fapt
Com Assessoria
O Pavilhão do Desenvolvimento do Governo do Tocantins, na Agrotins 25 Anos, sediou nesta quarta-feira (14) a 140ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE-TO). Os conselheiros, reunidos no Gabinete da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), aprovaram isenções fiscais para empresas que investirão mais de R$ 4,6 bilhões no estado.
Foram beneficiadas, no âmbito do Proindústria (Lei nº 1.385/2003), as filiais da Caltins Calcário Tocantins LTDA em Natividade e Formoso do Araguaia, além da Rayil Trading S/A, empresa de beneficiamento de minério em Nova Olinda. Os investimentos somam R$ 4,626 bilhões, com a criação de 237 empregos.
Também foi aprovado o aporte de recursos para a construção do Parque Tecnológico, projeto apresentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt), no valor de R$ 30 milhões, a ser executado pelo PICS - Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços. O projeto visa impulsionar a pesquisa, ciência e tecnologia no Tocantins.
O secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, destacou os esforços do governo para atrair investimentos: "Sob a liderança do governador Wanderlei Barbosa, trabalhamos para criar um ambiente favorável aos negócios, com infraestrutura revitalizada e segurança jurídica. Estamos construindo um Tocantins que será referência para investidores", afirmou.
O conselheiro Oswaldo Stival ressaltou a competitividade gerada pelos incentivos: "O CDE atrai indústrias que buscam proximidade com nossas matérias-primas, gerando emprego e renda para a população".
CDE
O CDE é o órgão responsável por deliberar sobre incentivos fiscais e apoiar projetos que promovam o desenvolvimento econômico do Tocantins. Composto por representantes do setor público e privado, o conselho avalia propostas, administra recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) e contribui para a geração de emprego, renda e atração de novos empreendimentos no estado.
Outro trecho também em recuperação na TO-201, com 35 km, é de Buriti do Tocantins a Esperantina
Por Jarbas Coutinho
Na região do Bico do Papagaio, onde cumpriu agenda de trabalho nesta quarta-feira, 14, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, percorreu o trecho rodoviário em recuperação da rodovia TO-201, que liga Augustinópolis a Buriti do Tocantins. O objetivo foi conferir o andamento das obras e a qualidade do asfalto, que vão garantir a mobilidade e a segurança para a população da região que usa o trecho.
"Essa rodovia estava completamente deteriorada e era motivo de reclamações, mas é um compromisso nosso fazer com que nossas rodovias estejam em boas condições de trafegabilidade, para assegurar a mobilidade das pessoas com segurança" frisou o gestor assegurando que o primeiro trecho será entregue até 10 de junho.
Acompanhando o governador, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres, um dos principais líderes políticos da região, destacou a importância da recuperação da rodovia. "É uma rodovia que passou por uma recuperação há muito tempo e estava em más condições. Mas com o período de veraneio foi possível iniciar as obras e o governador assegurou que o trecho de Augustinópolis a Buriti será entregue no dia 10 de junho", comemorou.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa anunciou que até o dia 10 de junho será entregue o primeiro trecho em recuperação
O engenheiro da Agência Tocantinense de Transportes e Obras, Gilvamar Moreira de Souza, explicou que dois trechos da rodovia TO-201, um que liga Augustinópolis a Buriti do Tocantins, com 39 km; e de Buriti a Esperantina, com 35 km, passam por recuperação. "Onde estava mais crítico está sendo revolvido o solo, compactado novamente e colocado uma nova capa em CBUQ [Concreto Betuminoso a Quente]. Já nos locais menos críticos está sendo feito o recapeamento", explicou o engenheiro enfatizando que tudo está sendo realizado dentro dos critérios técnicos para para dar segurança e conforto ao usuário da rodovia.
Deputados acompanham o governador Wanderlei em visita teécnica
Segundo o engenheiro Gilvamar Moreira, a previsão é de que até agosto todo o trecho que liga Augustinópolis a Esperantina, esteja completamente pronto.
Visita à Axixá
Na oportunidade, o governador Wanderlei Barbosa esteve em Axixá do Tocantins para ver de perto os transtornos na via urbana da cidade causados pelo intenso tráfego de veículos de carga depois daquela da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Aguiarnópolis/TO e Estreito/MA, sobre o Rio Tocantins, na BR-226.