Lançada em junho do ano passado pelo Governo do Tocantins, a plataforma CIGMA reúne uma equipe multidisciplinar e tecnologia avançada, integrando bases de dados estratégicos e ambientais que permite o governo atuar de forma planejada no combate aos ilícitos ambientais

 

 

Por Fábia Lázaro

 

 

O Governo do Tocantins alcançou, em 2025, avanços significativos na agenda ambiental, com redução das taxas de desmatamento e da área queimada em comparação a 2024.

 

No que se refere à área queimada, a redução foi de cerca de 34% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já as taxas de desmatamento também apresentaram queda expressiva, com redução de 21,6% na comparação com o ano passado.

 

 

Os dados foram apontados pelo Centro de Informações Geográficas em Gestão do Meio Ambiente (CIGMA), com base em informações do MapBiomas e do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter/Inpe).

 

Lançada em junho do ano passado pelo Governo do Tocantins, a plataforma ampliou o acesso a dados ambientais, permitindo o acompanhamento das informações por meio de painéis e mapas interativos, além de subsidiar técnicos e gestores na tomada de decisões mais rápidas e precisas.

 

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, os resultados refletem o fortalecimento das ações de fiscalização, prevenção, educação ambiental e da atuação integrada entre as instituições, consolidando uma política pública voltada à proteção dos recursos naturais e ao uso sustentável do território.

 

 

O secretário do Meio Ambiente destaca que, entre os fatores que contribuíram para esse cenário positivo, estão as ações desenvolvidas no âmbito do Programa Foco no Fogo, que promoveu atividades educativas e preventivas em 60 municípios, atingindo cerca de 20 mil pessoas com a mobilização em comunidades rurais, escolas e diferentes órgãos por meio do trabalho integrado do Comitê do Fogo.

 

Iniciativas como o projeto Praia Consciente também tiveram papel relevante ao incentivar práticas sustentáveis e a preservação ambiental em áreas de grande uso público.

 

“O Governo do Tocantins investiu fortemente em prevenção, monitoramento e combate, com ações como o Plano Integrado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, o fortalecimento do projeto Foco no Fogo nos municípios mais críticos e o lançamento do CIGMA, que nos permite tomar decisões a partir de dados e evidências. Esse conjunto de iniciativas reforça nosso compromisso com a proteção ambiental, a segurança das comunidades e o enfrentamento aos eventos climáticos extremos”, avaliou o secretário.

 

Área queimada

 

Entre janeiro e novembro de 2025, foram queimados 1.834,6 mil hectares no Tocantins. Em 2024, no mesmo período, o fogo atingiu 2.775,7 mil hectares de cobertura vegetal. De acordo com a categorização, 72,6% da área queimada refere-se a incêndios florestais; 13,4%, a queimas não autorizadas; e 12,7%, à queima prescrita.

 

A queima prescrita é uma técnica de manejo do fogo que, quando aplicada de forma controlada e planejada, contribui para a redução do material combustível acumulado, diminuindo a intensidade e a propagação de incêndios florestais.

 

Focos de queimadas

 

O Governo do Tocantins também reduziu o número de focos de queimadas, registrando queda de 33,1% em comparação ao ano anterior. Foram contabilizados 11.529 focos acumulados entre janeiro e dezembro de 2025, contra 17.244 focos no mesmo período de 2024.Desse total, 61,6% correspondem a incêndios florestais; 24,7%, a queimas não autorizadas; e 7,8%, a queimas prescritas.

 

Desmatamento

 

 

Entre janeiro e dezembro de 2025, foram desmatados 113,8 mil hectares no Tocantins, contra 145,3 mil hectares em 2024. Do total registrado em 2025, 67,9% correspondem a desmatamento autorizado, enquanto que; 26% das ocorrências do desmatamento não foram autorizadas, evidenciando redução da ilegalidade em relação ao ano anterior (2024) que registrou 28,9%; e 6,1%, a desmatamento autorizado com deslocamento, quando a supressão ocorreu em área diferente daquela descrita na guia de autorização.

 

Plataforma CIGMA

 

Segundo o coordenador do CIGMA e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Marcos Giongo, ao longo de 2025 o Centro realizou mais de 467 atendimentos, de diversas demandas relacionadas à elaboração de relatórios, notas técnicas e soluções tecnológicas voltadas à gestão territorial e ambiental do Estado do Tocantins.

 

“A estrutura do CIGMA reúne uma equipe multidisciplinar e tecnologia avançada, integrando bases de dados estratégicas e ambientais por meio de mapas interativos e análises geoespaciais, o que garante mais eficiência institucional”, destacou. O portal pode ser acessado por meio do endereço https://cigma.to.gov.br/

 

Durante o período, também foram emitidos mais de 160 documentos técnicos, abordando temas fundamentais como clima, fogo, queimadas, desmatamento e uso do solo, fortalecendo a gestão pública e o apoio à tomada de decisões governamentais.

 

 

 

Posted On Terça, 13 Janeiro 2026 04:49 Escrito por O Paralelo 13

Foram entregues mais de 2 mil telhas na tarde desta segunda-feira, 12; equipes da Defesa Civil ajudam na montagem

 

 

Por France Santiago

 

 

Na tarde desta segunda-feira, 12, no Jardim Taquari, as famílias que tiveram suas casas atingidas pelo forte vendaval já começaram a receber as telhas distribuídas pela Prefeitura de Palmas. Conforme dados da Defesa Civil Municipal, já foram entregues mais de duas mil telhas.

O superintendente da Defesa Civil Municipal, Pedro Ângelo Senna, informou que a estimativa inicial é que mais de 400 residências foram atingidas. “A determinação do prefeito Eduardo Siqueira Campos é dar agilidade no atendimento às famílias com o máximo de casas atendidas por dia”, afirmou o superintendente.

A casa do pedreiro Silvan Ribeiro de Sousa está entre as afetadas com o vendaval da última quinta-feira, 8. Segundo Silvan, o Município agiu muito rápido em resposta às necessidades das famílias afetadas. “Eu estava viajando, cheguei e estava tudo destruído. O Município foi muito eficiente para socorrer a gente”, disse o morador.

Ações coordenadas

 

Entre as ações prioritárias coordenadas pelo gabinete de crise estão a identificação e o cadastramento das famílias atingidas, a avaliação dos danos sociais, habitacionais e de subsistência, além da viabilização do acesso a benefícios eventuais.

 

 

 

 

Posted On Terça, 13 Janeiro 2026 04:45 Escrito por O Paralelo 13

Três Anos de Contrato, Três Anos de Exploração: A Vergonha da Ipanema no Tocantins

 

 

Da Assessoria

 

A empresa Ipanema, contratada para garantir a vigilância em hospitais e unidades de saúde do Estado do Tocantins, tornou-se sinônimo de descaso, exploração e indignidade. Há mais de três anos, os vigilantes que deveriam ser respeitados como pilares da segurança pública convivem com atrasos salariais, falta de pagamento do vale-alimentação e violações sistemáticas de seus direitos. O que deveria ser exceção virou rotina: o trabalhador nunca sabe se receberá em dia, e a dignidade da categoria é tratada como algo descartável.

 

É um verdadeiro escândalo que uma empresa que lucra com contratos públicos trate seus funcionários como invisíveis. A cada greve, os vigilantes da Ipanema não apenas cruzam os braços: eles denunciam ao Estado e à sociedade que esta”o sendo explorados, que sua sobrevivência é colocada em risco, que sua dignidade é pisoteada. A cada paralisação, o que se vê é o retrato da negligência e da omissão de um poder público que, ao invés de fiscalizar e punir, fecha os olhos e permite que a exploração continue.

Três anos de contrato sem mudanças não são apenas um problema administrativo: são um insulto à dignidade humana. É a prova de que o Estado do Tocantins tem sido cúmplice de uma empresa que falha em cumprir sua obrigação mais básica — pagar em dia aqueles que arriscam suas vidas para proteger a saúde pública. O silêncio e a passividade do poder público transformam a injustiça em rotina e a exploração em política.

Os vigilantes da Ipanema não pedem favores, pedem respeito. Não exigem privilégios, exigem direitos. O salário e o vale-alimentação não são concessões: são conquistas garantidas por lei e que deveriam ser honradas sem questionamento. A cada dia de atraso, a empresa rouba não apenas o dinheiro do trabalhador, mas também sua tranquilidade, sua dignidade e sua capacidade de sustentar sua famílía.

 

É hora de dizer basta. A sociedade tocantinense precisa ermergar que cada greve é um grito de indignação, um alerta de que a exploração não pode ser normalizada. A Ipanema não pode continuar a tratar seus vigilantes como invisíveis. O Estado não pode continuar a ser cúmplice desse crime social. A dignidade não é negociável. O respeito não é opcional. E a justiça não pode ser eternamente adiada.

 

 

 

Posted On Segunda, 12 Janeiro 2026 16:30 Escrito por O Paralelo 13

Valor vai beneficiar famílias previamente cadastradas na prefeitura e no Estado, juntamente com outras medidas de socorro emergencial

 

 

Por Edvânia Peregrini

 

 

O Governo do Tocantins adotou medidas emergenciais para atender as famílias afetadas pela forte chuva e pela ventania registradas na última quinta-feira, 8, no setor Jardim Taquari, em Palmas. Para definir as ações imediatas de assistência social e reconstrução das moradias atingidas, um grupo de trabalho formado por gestores e técnicos das secretarias de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd); e do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) se reuniu na manhã desta segunda-feira, 12.

 

A reunião, realizada em cumprimento à determinação do governador Wanderlei Barbosa, contou com a presença dos secretários titulares das pastas, Ubiratan Carvalho (Secihd) e Cleizenir dos Santos (Setas), além do secretário-executivo da Secihd, Samuel Maciel, e de equipes técnicas de ambas as secretarias.

 

Secretário da Secihd, Ubiratan Carvalho,  destacou a integração da pasta para o melhor atendimento das famílias.

 

Entre as propostas discutidas, que serão apresentadas para apreciação e aprovação do governador, está a antecipação do repasse do Benefício Eventual, no valor de R$ 76 mil, ao município de Palmas, destinado ao atendimento imediato das famílias impactadas pelo temporal. Além desse montante, o Governo do Tocantins prevê o repasse de mais R$ 350 mil ao longo do mês, totalizando R$ 426 mil, para atendimento de até 200 famílias que ainda serão cadastradas em conjunto pelo Estado e pela Prefeitura de Palmas. Também foi debatida a elaboração de um plano emergencial de repasse de recursos, por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), para a reconstrução das moradias e o amparo social às famílias atingidas, além da concessão de aluguel social nos casos em que houver impossibilidade de retorno às residências em razão dos danos causados.

 

O secretário de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional, Ubiratan Carvalho, destacou a atuação integrada do Governo do Estado para garantir um atendimento eficaz às famílias afetadas. “O empenho e a preocupação do Governo do Tocantins, por meio do nosso governador, é assegurar acolhimento, assistência e dignidade às famílias que tiveram suas casas atingidas pelo temporal. Estamos trabalhando de forma integrada para definir a melhor estratégia de atendimento”, afirmou.

 

A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir dos Santos, ressaltou que o foco, neste momento, é garantir respostas rápidas às necessidades mais urgentes da população atingida. “Estamos trabalhando para que o apoio chegue o quanto antes a quem foi mais impactado pelo temporal, com agilidade e sensibilidade, garantindo que as famílias tenham condições de se reorganizar e retomar a sua rotina”, destacou.

 

Além das discussões sobre as medidas emergenciais, o Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, realizou os primeiros atendimentos no local. Desde a última sexta-feira, 9, equipes de engenharia e do serviço social também atuam no reconhecimento da área e no levantamento das famílias afetadas, subsidiando as ações de apoio e reconstrução.

 

Visitas técnicas

 

Durante visitas técnicas às famílias afetadas pelas chuvas no setor Taquari, em Palmas, foram identificados danos estruturais que comprometeram a segurança das residências, além de necessidades imediatas das famílias em situação de vulnerabilidade social. Como medida emergencial, propõe-se a antecipação da concessão de Benefícios Eventuais Regulares no valor de R$ 76 mil, com liberação prevista até quarta-feira, 14. Para famílias com perdas materiais mais significativas, recomenda-se a transferência de R$ 350 mil ao município, permitindo o repasse de R$ 1.750,00 para cada uma das 200 famílias, após a conclusão do levantamento técnico. O atendimento será financiado pelo Fecoep, conforme as normativas da Política de Assistência Social.

 

 

 

 

Posted On Segunda, 12 Janeiro 2026 16:08 Escrito por O Paralelo 13

Processo Seletivo de Gestão Escolar 2025 priorizou critérios técnicos, mérito e planos de ação

 

 

Por Milena Botelho

 

 

Os 82 novos diretores da rede municipal de ensino de Palmas tomaram posse na manhã desta segunda-feira, 12. A maioria dos gestores é formada por profissionais com especializações, mestrado e doutorado na área da Educação, resultado do Processo Seletivo de Gestão Escolar 2025, que priorizou critérios técnicos, mérito e apresentação de planos de ação. A solenidade foi realizada no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré.

 

Na posse, o prefeito reforçou a relevância da realização do processo seletivo como forma de valorização da carreira e da qualidade da educação.“Quando fazemos um processo seletivo em que prevalece a meritocracia, com pessoas que comprovam maior conhecimento e apresentam planos de ação mais bem elaborados, precisamos dar essa prevalência. A gente tem que prezar é pela qualidade”, avaliou o Eduardo Siqueira Campos. Prestigiaram a cerimônia vereadores, autoridades estaduais e municipais, deputados, técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed), além de representantes de Conselhos e Sindicatos ligados à educação, amigos e familiares dos empossados.

 

Novos diretores

 

 

Entre os empossados está Márcia Cristina Lima Nunes, servidora da rede municipal desde 2005, especialista em Gestão Escolar, Orientação e Docência do Ensino Superior. Atuando no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Romilda Budke, localizado na Arse 102 (1004 Sul), Márcia falou sobre o incentivo recebido da equipe escolar para participar do processo seletivo. “Eu fui incentivada pela equipe da unidade, inclusive da própria diretora atual, a participar do processo seletivo. Sei que é um desafio grande, mas me sinto preparada e tranquila. Tenho uma relação muito boa com a comunidade e com as crianças, e isso já garante grande parte do trabalho”, revela.

 

Outro destaque da posse foi o pedagogo especialista em Gestão Escolar, Orientação, Supervisão e Alfabetização e Letramento, Emival Pereira Alves, que assumirá a gestão escolar no Cmei Miudinhos, no Setor Santa Fé. Ele também será o primeiro professor da Educação Infantil do sexo masculino a ocupar a função de diretor na rede municipal, considerando que a maioria das unidades educacionais da rede é historicamente gerida por mulheres.“É um desafio positivo. Acredito muito nessa possibilidade de a escola ser um espaço de acolhimento, respeitando as diversas formas de vivência das crianças. O gestor, junto com a equipe, é responsável por garantir o desenvolvimento integral da criança, em todos os aspectos, principalmente, na leitura, no conhecimento matemático e no desenvolvimento geral”, acredita o novo diretor.

 

Compromisso

 

A secretária municipal da Educação, Anice Moura, aproveitou o momento para reforçar o compromisso assumido pelos novos diretores com a aprendizagem dos estudantes e a gestão eficiente das unidades. “Vocês demonstraram que querem continuar colaborando com a nossa rede municipal, transformando a nossa educação. A partir de hoje, assumem uma carga de compromisso e responsabilidade um pouco maior. São pessoas, processos, ambientes e comunidades a serem geridos, mas o mais importante é o compromisso de zelar pela aprendizagem das nossas crianças e estudantes. Cada ação de vocês vai culminar na aprendizagem”, destacou.

 

A Semed promoveu uma roda de conversa para que os novos diretores tivessem um momento para diálogo e troca de experiências sobre a gestão escolar. Para mediar o bate-papo foram convidadas especialistas em Educação que já atuaram na rede de ensino municipal, sendo elas: Leila Roque Silva, Francisca Neri, Judite Dall’agnol e Nayjla Lane.

 

 

 

Posted On Segunda, 12 Janeiro 2026 16:05 Escrito por O Paralelo 13
Página 1 de 1467