Por Edson Rodrigues
Desde o início de 2015, o Parlamento Estadual está sobre o comando do deputado Osires Damaso (DEM). Neste período tem conquistado uma independência republicana que merece aplausos da sociedade tocantinense.
Tem se tornado cada vez mais comum e notório os pares de diversos partidos políticos e correntes trabalharem em harmonia, com respeito mútuo o que demonstra maturidade progressiva legislando de forma muito independente.
O poder legislativo tem mantido uma linha de poder republicano, ainda assim um bom relacionamento com representantes do Poder Executivo sem ofuscar a independência de ambos. Essa gestão só é possível graças a forma democrática a que o atual presidente vem conduzindo o parlamento tocantinense nesses seis meses.
Independentes
Um novo quadro político no parlamento deverá ser oficializado até final de setembro deste ano, após a promulgação de Reforma que abrirá uma janela por trinta dias para os detentores de mandatos nos Legislativos Federal, Estadual e Municipal possam mudar-se de legenda sem a perda do mandato.
No Tocantins, um grupo de oito deputados estaduais já pactuados uniram-se e tornaram-se independentes. Um ou dois partidos devem abrigar o grupo que juntos trarão suas bases de suas bases de prefeitos, ex-prefeitos candidatos a prefeitos, vereadores, ex-deputados, ex-secretários, empresários, dirigentes classistas e diversas lideranças políticas.
A equipe de O Paralelo 13, esteve nesta terça-feira com um dos coordenadores desta frente no qual revelou os nomes dos futuros membros do grupo que atuarão em todos os municípios do Estado.
Segundo informações a união destes parlamentares se deu a um pensamento único, “queremos estar próximos dos companheiros em suas bases e estes conduzirão este processo. A nossa função será apenas de mediadores, sem imposições de candidaturas. Nossas ações no parlamento deverão ser discutidas com todas as cidades, pois só assim de fato praticaremos o exercício da democracia e da liberdade de expressão”, pontuou a fonte.
Ainda durante a conversa, nos foi revelado que o grupo adotará a linha da proximidade, do trabalho municipalista, para que haja uma interação com todos os representantes classistas, um grupo unido que fala e defende a mesma causa, onde o maior beneficiado será a população. Ao que tudo indica, o parlamento tocantinense tem acompanhado a modernidade dos tempos com maturidade e independência.
Quem viver verás!