O evento gratuito será realizado de 3 a 6 de novembro, com palestras, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais abertas à comunidade
Da Assessoria
Em comemoração aos 30 anos de formação profissional no Tocantins, o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza uma Semana Acadêmica entre os dias 3 e 6 de novembro. Com atividades voltadas aos desafios contemporâneos da profissão, a programação gratuita inclui oficinas práticas, debates sobre Inteligência Artificial e palestras com jornalistas de destaque nacional, como Pedro Bassan (TV Globo) e Raquel Porto Alegre (GloboNews).
Organizado pela Coordenação, Centro Acadêmico e pelos estudantes do curso de jornalismo, o evento terá atividades no Cine Capivara, no Complexo Laboratorial de Jornalismo, no Auditório Cuica e no prédio da Reitoria.
“Celebrar 30 anos é também comemorar a contribuição do curso na imprensa e na comunicação de todo o estado. Na programação teremos palestras, oficinas, rodas de conversa e todos os alunos e alunas estão convidados a participar. Vamos também ter professores que estão aqui desde o início, que contarão um pouquinho da sua trajetória”, afirma a coordenadora do curso, Valquíria Guimarães.
As atividades iniciam na terça-feira (3), às 8h30, no Cine Capivara, com foco na memória do curso. Estudantes do sexto período apresentarão reportagens especiais e professores pioneiros farão um resgate histórico da graduação, criada em 1996 (inicialmente na extinta Unitins, antes de integrar a UFT).
A abertura oficial, aberta ao público, ocorre na noite do mesmo dia, às 19h, no Auditório Cuica. O jornalista Pedro Basan (TV Globo) e o advogado Marcelo Dealtry Turra comandam um debate sobre a importância do diploma, liberdade de expressão e ética profissional. A noite terá ainda apresentação do grupo Vozes de Ébano.
Durante os quatro dias, serão realizadas atividades sobre comunicação da inovação, empreendedorismo jornalístico, inteligência artificial em trabalhos acadêmicos, rádio, podcast, fotografia, rotina de reportagem, edição e assessoria de comunicação.
Na sexta-feira (6), último dia do evento, a palestra “Os desafios de um repórter de TV All News em tempos de múltiplas telas”, será conduzida pela jornalista Raquel Porto Alegre (GloboNews). À tarde, as jornalistas Jaqueline Moraes e Sarah Pires debatem os bastidores da assessoria de comunicação em uma roda de conversa. O encerramento da celebração será à noite, com uma festa de confraternização no terraço da Reitoria, reunindo alunos, professores e egressos.
Serviço
● Evento: Semana Acadêmica e Comemoração dos 30 anos do Curso de Jornalismo da UFT.
● Data: 3 a 6 de novembro de 2026.
● Local: Câmpus de Palmas da UFT, com atividades no Cine Capivara, Complexo Laboratorial de Jornalismo, Cuica e prédio da Reitoria.
● Programação: palestras, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais.