A 3 dias da eleição, Datafolha aponta Lula com 53%; Bolsonaro tem 47%

Posted On Quinta, 27 Outubro 2022 18:20
Avalie este item
(1 Votar)

O Datafolha ouviu 4.592 pessoas, entre 25 e 27 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos

 

Por Daniela Santos

A nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (27/10), a três dias do segundo turno, aponta o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à frente com 53% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição, pontuou 47%.

Trata-se da quarta consulta de intenções de voto do instituto após o primeiro turno, no dia 2 de outubro. Desde então, os números têm mostrado uma estabilidade no cenário. Nos levantamentos de 7 e 14 de outubro, o petista teve 53% dos votos válidos e, na última semana, variou um ponto percentual para baixo, ficando com 52%.

Bolsonaro pontuou 47% nas duas primeiras sondagens e oscilou um ponto positivo na última pesquisa, chegando a 48%. A margem de erro para os levantamentos é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

 

Pela legislação brasileira, um candidato a governador ou a presidente é considerado eleito se obtiver maioria absoluta dos votos; ou seja, metade dos votos válidos mais um – excluídos os votos em branco e os nulos.

 

O Datafolha ouviu 4.592 pessoas, entre 25 e 27 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE com o número BR-04208/2022.

 

Pesquisa estimulada

 

No cenário estimulado, com votos totais, e no qual o entrevistado responde em quem vai votar com base numa lista de postulantes, 49% disseram escolher Lula no próximo domingo, enquanto 44% votarão em Bolsonaro.

 

Os que afirmam votar em branco ou nulo são 5%. Outros 2% estão indecisos.

 

Depois de novas pesquisas, Lula diz que disputa está muito acirrada

O petista manteve o mesmo percentual, de 49%, nos três primeiros levantamentos. O candidato à reeleição pontuou 44% nos dois primeiros e variou para 45% na semana passada.