Ações do Governo do Tocantins na Educação resultam em muitos estudantes com notas 900 na redação do Enem

Posted On Quinta, 16 Janeiro 2025 13:38
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Aluna Camylla feliz com a nota 900 na redação do Enem Aluna Camylla feliz com a nota 900 na redação do Enem

Como forma de valorizar esses alunos que se destacaram no Enem 2024, as escolas estão criando formas de divulgar os nomes dos estudantes e suas notas

 

 

Por Josélia de Lima

 

 

As ações que o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem feito na educação estão gerando bons resultados. O exemplo disso é o Enem de 2024, no qual um número considerável de estudantes da rede estadual alcançaram notas iguais ou superiores a 900 pontos na redação. São alunos de escolas do campo, do ensino médio regular ou da educação integral profissional que se destacaram e agora comemoram o resultado com os colegas de estudos e com a família.

 

Em 2024, as provas do Enem foram realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. E justamente no ano passado, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, lançou o programa Poder Afro de Combate ao Racismo nas Escolas Estaduais como parte das ações do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), com distribuição de materiais de estudos para promover amplas discussões sobre a importância da cultura afrodescendente para a formação da sociedade brasileira.

 

Aluna Alice nota 920 na redação do Enem

 

A superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Marcia Brasileiro, explicou que o programa Poder Afro atende com o eixo do PROFE da Educação Inclusiva, que visa à implementação de uma proposta pedagógica com foco no currículo, na avaliação e na formação, contemplando as especificidades dos povos originários e tradicionais, valorizando a cultura, o regionalismo, as riquezas, as potencialidades, a intervenção sociocultural, a educação em direitos humanos e o protagonismo dos estudantes e também o cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que versam sobre a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica.

 

“Dentre as ações previstas no Poder Afro, o material estruturado Minha África Brasileira e Povos Indígenas, adquirido em 2024, atendeu aos alunos do ensino médio e, em 2025, será disponibilizado para todos os estudantes do território. Uma outra ação prioritária que aconteceu foi a formação dos professores para a correta utilização do material”, ressaltou Marcia.

 

A qualidade da educação pública

 

A estudante Yara Stephane Baracho, 18 anos, concluiu o ensino médio na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. Lá, além das aulas de Língua Portuguesa e Redação, tem uma professora que atende de forma especial os estudantes que desejam se aperfeiçoar na arte da escrita. E a aluna Yara aproveitou essa oportunidade e foi premiada na escola, por apresentar ótimas redações. Agora, ela e a família comemoram a nota 900 pontos na redação do Enem 2024.

 

“Estudei em tempo integral durante todo o ensino médio, a escola ajudou muito nesse processo, tínhamos redação mensalmente e a correção era bem detalhada. E fora do ambiente escolar eu tinha uma rotina de estudos visando melhorar minha escrita”, expressou Yara.

 

Lucas Rafael nota 940 na redação do Enem

 

O estudante Lucas Rafael Neves da Silva, 17 anos, do Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas, também está comemorando o resultado no Enem 2024. Sua nota na redação foi 940 e notas satisfatórias nos outros componentes curriculares do Enem. “Eu já esperava esse resultado, porque praticava constantemente a produção de textos e conciliava o trabalho com os estudos. E sempre que retornava para casa eu ia estudar e, nos sábados, fazia simulados. Eu sou filho da professora Mara Sheylla Neves de Souza e sempre estudei em escola pública”. Lucas é um dos estudantes brasileiros que deseja um vaga no curso de Medicina. Durante o ano, ele estudou conteúdos de autores relacionados à cultura afrodescendente, o que lhe ajudou a ter argumentos para produzir a redação do Enem.

 

Anneliese Vitória Dias Soares Silva, 17 anos, concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Ruilon Dias, localizado em Arapoema, da Superintendência Regional de Educação de Colinas. Ela alcançou a nota 920 na redação do Enem. Esse resultado foi muito comemorado pela escola. “Eu tive muitas aulas de redação com a professora Ley Silva e com o seu auxílio e tive mais foco nos estudos”, contou.

 

De uma escola rural, localizada no povoado Araçulândia, extensão do Colégio Henrique Cirqueira Amorim, a estudante Camylla Mendonça de Freitas, de Araguaína, 17 anos, comemora a sua nota 900 na redação. Ela pretende cursar Psicologia ou Biomedicina. “Alcançar essa nota me trouxe alívio, eu estava me preparando bem para a redação. E fiquei muito alegre com esse resultado”, contou.

 

Camylla contou que as orientações das professoras de Língua Portuguesa e de Geografia sobre a produção de textos foram fundamentais. Ela ressaltou o material de redação que recebeu da Seduc, com sugestão de temas, exemplos de textos e, além disso, ela assistiu a muitas videoaulas.

 

Alice da Costa Castro, 17 anos, concluiu os seus estudos no Colégio Estadual Lavandeira e ficou surpreendida com a nota 920 na redação. “Este foi o primeiro Enem que fiz, por isso, esse resultado me surpreendeu. O meu professor de Língua Portuguesa criou um projeto com estudos focados nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio, o que me ajudou muito. Estamos felizes com esse resultado”, afirmou.

 

Esses estudantes são apenas alguns dos que tiveram notas de excelência na redação do Enem. As escolas estão fazendo divulgações nas redes sociais como forma de valorizar o esforço dos alunos e o trabalho realizado pelos professores, que resultou nas boas notas.

 

 

Última modificação em Quinta, 16 Janeiro 2025 13:53