Adapec garante sanidade de animais em exposição na Agrotins 2024

Posted On Sábado, 18 Mai 2024 05:18
Avalie este item
(0 votos)
Adapec garante a sanidade dos animais em exposição na Agrotins Adapec garante a sanidade dos animais em exposição na Agrotins Foto: Keven Lopes

Agência mantém um escritório local na Feira para emissão de GTA

 

Por Welcton de Oliveira e Mateus Soares

 

 

Responsável pelo controle sanitário dos animais que participam da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realiza na Feira um trabalho de atendimento aos expositores e produtores rurais que garante a sanidade dos animais com a verificação da documentação sanitária e a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) da entrada e saída de animais.

 

Segundo o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal da Adapec, Márcio Rezende, foi registrado a entrada de 722 animais na Agrotins, entre bovinos, caprinos, ovinos, equinos, muares e peixes, além de 3 mil abelhas. “O controle sanitário feito pela Adapec, assegura aos expositores e possíveis compradores, que esses animais possuem procedência segura, uma vez que são exigidos exames de doenças para a participação na Feira de acordo com a espécie,” explicou, Márcio Rezende.

 

Os produtores rurais que adquirirem animais na Agrotins devem procurar o escritório local da Adapec na Feira para emitir a GTA de saída. O escritório também está atendendo produtores rurais que desejam fazer a declaração de informações pecuárias.

 

A expositora Vera Lúcia dos Santos que veio de Sergipe para expor ovinos e caprinos na Agrotins ressaltou a importância do trabalho executado pela Adapec na sanidade dos animais. “É um trabalho essencial para nós expositores e para os compradores, que necessitam da emissão de GTA e pode contar com um escritório aqui para nos atender,” disse a expositora, acrescentando que a perspectiva é comercializar todos os animais que trouxe para a Agrotins.

 

Realização

 

A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.