AFUNILAMENTO PRÉ-CONVENÇÕES: SERÁ INEVITÁVEL A FRITURA DE MUITOS E OS ABRAÇOS DOS AFOGADOS

Posted On Quinta, 21 Julho 2022 14:03
Avalie este item
(0 votos)

O OBSERVATÓRIO POLITICO de O PARALELO13 traz um resumo dos bastidores da política tocantinense em Brasília e no Tocantins. Muitas especulações, alguns fatos e suspeita  de traições, além de muita gente blefando de cofre vazio. Seja bem servido com os principais fatos e especulações de hoje.

 

Por Edson Rodrigues 

 

PTB ENTRE A CRUZ  E A ESPADA NO TOCANTINS

 

Ex- prefeito de Gurupi, Laurez Moreira PDT

 

Como já é de conhecimento público, o presidente do PTB - Partido Trabalhista Brasileiro no Tocantins, Diogo Fernandes,  declarou apoio à reeleição de Wanderlei Barbosa (Republicanos) ao Governo do Estado. Até aí, tudo bem, pois o governador e seu partido são de direita e da base política do presidente da República Jair Bolsonaro (PL), também candidato à reeleição.  O problema para o PTB tocantinense está na escolha do ex- prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, para compor como vice-governador a chapa de Wanderlei Barbosa. Mas... qual é o problema? O problema  é que Laurez Moreira é o presidente do diretório regional do PDT - Partido Democrático Trabalhista, que tem Ciro Gomes como candidato a presidente da República. Ciro é, simplesmente, o maior crítico do presidente Jair Bolsonaro. Além do mais, existe uma resolução do PTB Nacional proibindo a coligação, em qualquer nível, com partidos de esquerda, entre os quais o PDT. As regionais que descumprirem a resolução podem ter seus atos anulados pelo diretório nacional e até mesmo sofrer intervenção. O solução problema está nas mãos do presidente nacional do PTB, Kássyo Ramos, e do presidente de honra do partido, Roberto Jefferson, que devem decidir até a próxima semana se haverá intervenção ou não no Tocantins...

 

DEPUTADOS ESTADUAIS EM DIFICULDADES

 

A deputada estadual Amália Santana (PT) encontra-se em uma encruzilhada, com enormes riscos de não conseguir registrar sua candidatura à reeleição. O Partido dos Trabalhadores deixou o nome da parlamentar de fora da nominata de candidatos a deputado estadual nas próximas eleições, pelo fato de ela ter declarado apoio à reeleição do governador Wanderlei Barbosa,  que é de outro partido, quando o PT tem Paulo Mourão como seu pré-candidato ao Governo do Estado. Mesmo tendo a deputada voltado atrás e declarado apoio a Paulo Mourão, o presidente regional do PT, o também deputado estadual José Roberto, está irredutível na decisão.

 

A PERDA DO MANDO DE PARTIDOS NO TOCANTINS ANTES DAS CONVENÇÕES NÃO ESTÁ DESCARTADA

 Deputado federal Vicente Jr (PP) e presidente Jair Bolsonaro

 

Onde há fumaça pode haver fogo. Encontro recente do deputado federal Vicente Jr (PP) com o presidente Jair Bolsonaro é sintomático. Candidato à reeleição pelo partido presidido pela senadora Kátia Abreu no estado (também candidata à reeleição), Vicente Jr foi recebido em audiência privada pelo no Palácio do Planalto pelo presidente da República. Oficialmente o parlamentar reiterou o seu apoio irrestrito à reeleição de Bolsonaro. Mas os bastidores da política tocantinense em Brasília, segundo apurou o OBSERVATÓRIO POLITICO de O PARALELO 13, dão como possível uma intervenção no Partido Progressista no Tocantins. Quem pode reassumir o comando do partido no estado é o deputado federal Lázaro Botelho.

 

OUTRAS MUDANÇAS EM COMISSÕES PROVISÓRIAS A CAMINHO

 

O OBSERVATÕRIO POLITICO de O PARALELO13 em Brasília dá como certa uma intervenção no comando da comissão provisória do PC do B no Tocantins, inclusive com nome já definido para substituir o deputado estadual Ivory de Lira.

 

PODE TER NOVIDADES NA FORMAÇÃO DE UMA CHAPA DE CANDIDATURA A GOVERNADOR

 

Senador Eduardo Gomes 

 

O senador Eduardo Gomes está chegando hoje a Palmas com reuniões já agendadas. Nadica de nada pode ser descartado. Nos próximos dias veremos elefante voar. A verdade é que a decisão da deputada federal Professora Dorinha compor com Wanderlei Barbosa é o grande evento popular realizado na Associação Tocantinense de Municípios deixou as oposições assustadas. Como toda ação gera o uma reação, o fato pode resultar em uma união das oposições e a construção de uma candidatura competitiva, para garantir uma vaga no segundo turno das eleições do dia 02 de outubro. Não há dúvida de que uma das vagas no segundo turno já assegurada pelo governador Wanderlei Barbosa. Caso as oposições não tragam um fato novo na candidatura para governador,  correm o risco de verem o governador Wanderlei Barbosa ganhar no primeiro turno.

 

FATOR LULA

 

Ex-presidente Lula  e Paulo Mourão 

 

Claro que a vinda de Luis Inácio Lula da Silva, líder nas pesquisas de intenção de para presidente da República, pode influenciar os eleitores indecisos, que são muitos, a votarem no candidato do PT a governador, o ex-deputado Paulo Mourão. Nesse caso, Mourão poderia ir para o segundo turno e disputar o comando do Estado com Wanderlei Barbosa.

 

ESTAMOS DE OLHO...

 

WANDERLEI BARBOSA GANHA MUSCULATURA E SURPEENDE  OS ADVERSÁRIOS

Governador Wanderlei Barbosa 

 

O governador Wanderlei Barbosa vem surpreendendo seu principais adversários tanto na área política quanto na administrativa. O governador ganhou a confiança dos servidores públicos estaduais,  com o pagamento de progressões, mantém o pagamento de servidores e fornecedores em dia, abriu várias frentes de serviços, recuperando e construindo rodovias, acelerou a obra do Hospital Regional de Araguaína, garantiu a continuidade das obras da nova ponte em Porto Nacional, garantiu empréstimos a longo prazo com o Banco do Brasil, está com dinheiro em caixa para pagar as medições das obras em construção, repassou a dezenas de municípios recursos no valor de dois milhões de reais para serem investidos em obras urbanas de pavimentação asfáltica. Tudo isso lhe deu musculatura política e administrativa e o fez líder nas intenções de votos. Consolidou seu grupo político, com a chapa majoritária a ser composta pelo ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PDT), como vice, a deputada federal Professora Dorinha, como candidata ao Senado e apoio da grande maioria dos deputados estaduais. Wanderlei prepara uma grande concentração popular para o dia 5 de agosto, que serão homologadas pela coligação que o apoiam às candidaturas majoritárias e proporcionais.