Por Abrão de Sousa
Mais de 700kg de alimentos arrecadados durante o espetáculo “Entre nesta festa!”, do Balé Popular do Tocantins, foram entregues, nesta terça-feira, 13, a entidades cadastradas no Mesa Brasil Sesc, rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. O grupo de dança pertence à Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).
O espetáculo, composto por 80 bailarinos, trouxe coreografias de Jazz, dance e ballet clássico sob elaboração e orientação dos diretores e professores, Cristiane Freire, Márcia Regina Sommer e Jefferson Marques. Além da solidariedade presente na ação de arrecadar alimentos, o Balé Popular busca incentivar o público tocantinense a ter um novo olhar para a dança.
O tema abordado no espetáculo de 2016 foi uma celebração dos eventos festivos que geralmente marcam a vida das pessoas como festa junina, réveillon, baile de debutantes, carnaval, entre outros.
Para o professor Jefferson Marques, a dança proporciona novos conceitos aos bailarinos. “A vivência com a dança proporciona a prática dessa arte. Esperamos preparar os alunos para competições no Brasil e no exterior”, comentou.
A alimentação saudável é fundamental e é sempre bem-vinda. Ações de solidariedade são fundamentais para o alcance de uma sociedade mais equilibrada. “Os alimentos chegaram em boa hora, haja vista que as entidades passam por dificuldades, devido à falta de alimentos para distribuição”, ponderou a coordenadora do Mesa Brasil, Any Sandra Cunha Mendonça.
O Balé Popular do Tocantins é parceiro do evento para arrecadação de alimento há 5 anos e aponta bons resultados, especialmente para os destinatários dos alimentos. As entidades beneficiadas foram: Lar Batista, Casa Abrigo Rio de Sol, Casa de Acolhida, creche Santa Terezinha, Leão de Judá, Crer, Shalon e Rhema.
A felicidade faz parte do espírito de colaboração dos organizadores. A professora Márcia Regina Sommer compartilha desse sentimento. “É uma parceria importante, o fazer artístico e a ação social formam um conjunto que beneficia tanto quem doa, quanto quem recebe os alimentos. Ficamos felizes em poder contribuir”, concluiu.
Para José Renato Guimarães, prestador de serviço voluntário no Lar Batista F. F. Soren de Palmas, sente-se bem em ser útil ao ajudar outras pessoas. “Essa arrecadação de alimento é fundamental para a manutenção. Servir a Deus e ajudar as crianças é muito gratificante,” disse.