Alunos da rede estadual têm acesso a ferramentas de apoio em educação financeira

Posted On Sexta, 18 Mai 2018 07:04
Avalie este item
(0 votos)

Estudantes de quatro escolas da rede estadual de ensino participaram das atividades do dia D da 5ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira, realizadas na tarde desta quinta-feira, 17, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. Aos alunos foram apresentadas ferramentas voltadas para apoiar a formação da comunidade estudantil em educação financeira, entre elas, a websérie $100 Neuras e o Game de Educação Financeira.

 

Por Alcione Luz

 

O Game é uma das apostas da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) para reter a atenção dos alunos e incentivar o uso consciente dos recursos financeiros. O jogo se passa em uma cidade com cinco diferentes espaços em que serão oferecidos minigames temáticos. Com o uso de um avatar, os jogadores podem montar sua identidade e entrar na narrativa de um universo paralelo com questões e situações do cotidiano.

 

Segundo o gestor de mobilização da AEF-Brasil, Thiago Nascimento, o projeto foi idealizado por profissionais especializados no desenvolvimento de objetos de aprendizagem e formatado com dicas dos estudantes do Tocantins. "É uma ferramenta pedagógica. Visa trazer a linguagem de educação financeira para o ambiente de jogos e entretenimento para que os jovens possam aprender se divertindo. O game estará disponível nas lojas de aplicativo a partir de agosto".

 

O evento contou com a presença da youtuber Fê, personagem da websérie $100 Neuras, interpretada pela atriz Raíssa Venâncio. Composta por 13 episódios voltados ao público jovem, a atração exibe os desafios da garotada para lidar com as despesas e sugere dicas para a administração adequada dos recursos financeiros. A série está disponível para acesso na plataforma www.vidaedinheiro.gov.br.

 

Durante o evento, os alunos dos Centros de Ensino Médio Castro Alves e Santa Rita, Escola Estadual Vila União e Caic participaram de diversas atividades, comandadas pela consultora da AEF-Brasil, Ana Pregardier, que trabalhou o assunto de forma interativa e divertida. Os estudantes fizeram vídeos com depoimentos das ações de educação financeira realizadas nas escolas e apresentação sobre investimentos e gastos.

 

Aluno do CEM Santa Rita, Erick Jhone Rodrigues da Silva disse que agregou novos valores. "Foram repassados conhecimentos importantes para organização e controle financeiro".

 

Taysmilla Carvalho, da Escola Estadual Vila União, elogiou as ações de educação financeira. "Aprendemos a lidar com dinheiro, poupar, avaliar preços, tudo isso de forma divertida e interativa".

 

As atividades da Semana Nacional de Educação Financeira no Tocantins seguem até o dia 19, com palestras, oficinas e atividades interativas com alunos e professores nas escolas da rede estadual.

 

Sobre a Semana

Promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira reúne diversas ações educacionais, com o objetivo de disseminar a educação financeira e previdenciária, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania.