Antes de conversa com Lula, Juscelino se antecipa e grava vídeo sobre denúncias

Posted On Segunda, 06 Março 2023 16:53
Avalie este item
(0 votos)
Ministro das Comunicações, Juscelino Filho Ministro das Comunicações, Juscelino Filho

Ministro rebateu ponto a ponto e garantiu: "Não houve irregularidade ou prejuízo aos cofres públicos"

 

Por: Rafaela Vivas

 

No dia da conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) onde prestará esclarecimentos ao mandatário, o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil) tenta se antecipar e divulga um vídeo nesta 2ª feira (6.mar) se defendo das denúncias sobre irregularidades no recebimento de diárias do governo. "Não houve qualquer irregularidade ou prejuízo aos cofres públicos nas viagens que fiz como ministro", garantiu.

 

 

O político sugeriu o acesso ao Portal da Transparência e explicou que o episódio sobre as diárias foi gerado por um erro no sistema. Ele deu explicações sobre todos os pontos que vieram à tona após denúncias reveladas pelo jornal O Estado de São Paulo. Falou sore diárias, a participação em leilões de cavalos com o uso do avião da Força Áerea Brasileira (FAB) e a suposta ocultação de patrimônio na declaração do Imposto de Renda. O ministro negou todas as acusações.

 

Diárias

 

No início do vídeo, Juscelino relata a ida ao Maranhão numa agenda oficial da pasta no mês de janeiro, um mês antes das denúncias sobre recebimento irregular de diárias terem sido reveladas na imprensa.

 

"Foi uma viagem a trabalho, com reuniões com a gerência regional da ANATEL, com o prefeito de São Luiz e até mesmo com o governador do Estado. Sobre as diárias o que aconteceu foi que o sistema gerou automaticamente as diárias para todo o período, um erro de sistema, sem diferenciar o fim de semana. Eu devolvi as diárias assim que eu soube, ainda no dia 19 de janeiro", explicou.

 

Segundo Juscelino, o mesmo ocorreu com a viagem à São Paulo, onde as diárias também teriam sido devolvidas.

 

"Ficam me acusando de ter ido pra lá para participar de um evento de cavalos. Isso não é verdade. Eu fui para participar de reuniões com a diretoria da operadora Claro, com as gerências regionais da Telebrás e da Anatel. Eu fui sim em voo oficial da FAB (Força Áerea Brasileira) porque estava indo para uma agenda oficial. E o meu retorno se deu em voo da FAB compartilhado, solicitado por outro ministério. Em relação as diárias dessas viagens, o que aconteceu foi muito parecido com a situação das diárias da viagem do Maranhão. O sistema gerou automaticamente e incluiu o período do fim de semana nas viagens", justificou.

 

O ministro afirmou que a própria área técnica do Ministério das Comunicações constatou o erro em processo administativo. "Assim que eu fiquei sabendo eu devolvi imediatamente os valores e espero que o Portal da Transparência passe a registrar isso", disse. A viagem ao exterior, que também teria sido alvo de processo semelhante, com recebimento de diárias em dias em que não cumpria agenda pública do Ministério, segundo Jucelino, seguiu o mesmo trâmite.

 

Ocultação de bens

 

No vídeo de quase quatro minutos, o ministro também afirma que não omitiu bens ou patrimônio da declaração do Imposto de Renda. "Desde sempre declaro todos os meus bens na minha declaração do imposto de renda, inclusive os meus cavalos. A Receita Federal sempre aprovou todas as minhas declarções e mais a Justiça Eleitoral também aprovou as minhas contas", disse Juscelino.

O ministro classificou as denúncias como "injustças distorções dos fatos" e reiterou que é ficha limpa e que não responde a nenhum processo na justiça.