AS ENTRELINHAS DA SUCESSÃO MUNICIPAL DE PORTO NACIONAL

Posted On Segunda, 27 Fevereiro 2023 06:24
Avalie este item
(0 votos)

A população de Porto Nacional ainda está se despedindo do Carnaval, em que foi privilegiado com a realização de um dos melhores Carnafolia da história, um evento que contou com uma organização e realização “nota mil” da administração de Ronivon Maciel, que pode, inclusive, marcar o início de uma oxigenação em se governo, e contar muitos pontos na sucessão municipal em 2024

 

Por Edson Rodrigues

 

O Observatório Político de O Paralelo 13 aproveitou as quatro noites de Carnafolia para fazer suas sondagens acerca da sucessão municipal em Porto Nacional e em outros municípios e conseguiu colher informações importantes para traçar o cenário político inicial do que promete ser um dos embates mais acirrados nos maiores colégios eleitorais do Tocantins.

 

RONIVON MARCIEL 

Apesar dos pesares, o atual prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel se enquadra no time dos que agem no estilo “mineirinho”: fala pouco e ouve muito. Mesmo assim, nas nossas andanças carnavalescas recebemos informações privilegiadas de que Ronivon está, sim, articulando politicamente com vistas à uma candidatura à reeleição e, em breve, assim que finalizar conversações avançadas e puder capitalizar as parcerias que vem acertando com uma frente de partidos que farão parte do seu grupo político, deve, já, anunciar o nome do seu novo vice, uma vez que Joaquim do Luzimangues não deve mais fazer parte da chapa majoritária do atual prefeito.

 

Segundo o apurado pelo nosso Observatório Político, Ronivon deve promover uma reforma profunda em sua gestão o mais breve possível, implantando o governo “Ronivon candidato à reeleição”, com mais ação e mais divulgação, a fim de impressionar e garantir a presença dos grupos políticos encabeçados por líderes com mandatos na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional, com direito a anúncio de pacote de obras com abrangência não só na zona urbana de Porto, como nos distritos de Luzimangues, Escola Brasil e Pinheirópolis, de uma forma inclusiva, também aos homens do campo.

 

OPOSIÇÃO

 

Apesar de toda a movimentação de Ronivon Maciel, a sucessão municipal de Porto Nacional deve ter outras candidaturas de peso. Segundo nosso Observatório Político, há uma candidatura de um representante do agronegócio em plena “gestação”, com capacidade de atrair um bom número de lideranças.

Empresário Álvaro da A7

 

Além dessa candidatura, os nomes de Maurício Buffon, Rolmey da Nutrisal, Álvaro da A7, o vereador Miúdo e o deputado estadual por vários mandatos, que pode agregar várias forças políticas, inclusive do agronegócio, deputado estadual Valdemar Jr., político muito carismático e cuja candidatura a prefeito sempre esteve em voga, também apareceram bem cotados nos bastidores político-carnavalescos, assim como o ex-prefeito Paulo Mourão que, apesar de ter sua residência eleitoral em Palmas, goza de muita popularidade em Porto Nacional.

Empresário Rolmey da Nutrisal

 

O nome do deputado federal mais bem votado nas últimas eleições, Toinho Andrade, amigo e companheiro de primeira hora do governador Wanderlei Barbosa, filiado ao mesmo Republicanos, também apareceu em grande monta e deve ser considerado por todos como uma candidatura possível - e forte!

Maurício Buffon, empresário 

Todos os citados têm uma característica ímpar e diferenciada na vida política: são fichas-limpas e podem fazer da disputa pela prefeitura em 2024, um certame nivelado no alto, com qualidade, assertividade, boas estruturas político-partidárias e de boa aceitação pelos eleitores.

 

Mesmo sem nenhum deles ter confirmado ou declarado a intenção de disputar a prefeitura de Porto Nacional, todos tiveram seus nomes citados positivamente e vêm causando burburinho nos bastidores, pois todos têm a possibilidade de encantar os eleitores e atrair nomes e lideranças de peso para seus grupos políticos.

 

 

O certo é que Porto Nacional sempre foi uma cidade importante para a economia e a história do Estado do Tocantins e vem resgatando a sua influência política, elegendo diversos filhos da terra para mandatos importantes – inclusive o governo estadual – nos parlamentos estadual e federal e pode coroar seu novo momento político elegendo um prefeito de conceito, alinhado com o clima de otimismo e progresso que reina, hoje, nos quatro cantos do Tocantins.

 

Os mais de 41 mil eleitores de Porto Nacional, espalhados em uma população que beira os 54 mil habitantes, merecem e precisam de novos tempos políticos.

 

Depende só deles – e de nós - escolhermos o melhor. Os bons nomes estão aí.

 

Que Deus nos ilumine!

 

 

Última modificação em Segunda, 27 Fevereiro 2023 06:53