O ano começou com alívio para os familiares e amigos de Germiniano, 91 anos, morador do Alto da Colina, em Porto Nacional
Da Assessoria
O idoso passou a virada de 2025 para 2026 desaparecido, longe do conforto da sua casa e do carinho dos filhos. Com Alzheimer e outras doenças que afetam a memória, o desaparecimento dele causou a apreensão e preocupação total. Porém, na manhã desta sexta-feira, 2 de janeiro, ele foi encontrado pela Guarda Municipal no galpão depósito do Supermercado Amigão, próximo do portal da entrada da cidade, a quase 10 quilômetros de sua residência.
Paulo, um dos filhos de Germiniano, avisou a corporação na noite de quinta-feira, 1º. Desde então, espalhou as publicações em todos os grupos de Whatsapp possíveis, até que o idoso foi encontrado nesse depósito.
“Ele estava muito sujo, mas sem qualquer sinal de violência. Dormiu, pelas informações que tivemos, abaixo da traseira de um caminhão e, felizmente, o vigia viu, assim não tivemos qualquer acidente”, comemorou o inspetor Guilherme Sié, que trabalhando em conjunto com o inspetor José Filho, foi o responsável por encontrar Germiniano.
Antes de serem avisados pelo vigia, os dois inspetores ainda fizeram uma grande procura pelo idoso nas ruas da cidade. “Nós temos muita satisfação em poder contribuir com essa família”, destacou Sié. O idoso, agora, está com sua filha Madalena Ferreira de Menezes.
A centenária e colhedora Porto Nacional foi palco de encontro de jornalistas
Da Redação
O jornalista e escritor Edivaldo Rodrigues e sua esposa Luciene Tavares receberam em sua residência em Porto Nacional uma dezena de jornalistas da ABRAJET (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) , momento em que novos membros foram credenciados. E receberam o aval do presidente nacional da entidade, o experiente jornalista tocantinense Luiz Pires.
O encontro na residência do casal na manha do sábado dia 6 de dezembro, momento em que não só jornalista mais membros da sociedade local discutiram sobre o turismo. O jornalista Edivaldo Rodrigues que é membro da instituição como relatou, a entidade tem como uma de suas finalidades não só divulgar destinos, mas valoriza as riquezas culturais e naturais do estado, dando visibilidade as comunidades, eventos, atrativos e iniciativas que movimentam a economia, geram emprego e fortalecem a identidade tocantinense.
|
Desde sua fundação em 1992, a Abrajet Tocantins tem desempenhado um papel fundamental na promoção do turismo tocantinense, atuando com compromisso e profissionalismo na cobertura jornalística especializada do setor.
Ao longo de sua trajetória, a entidade tem sido uma parceira estratégica do turismo sustentável, defendendo práticas responsáveis, incentivando o turismo regional e contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas do setor.
O senador e vice presidente do Senado Eduardo Gomes compareceu ao evento, onde novamente demonstrou seu apoio a entidade, quando falou da importância do turismo como fator de desenvolvimento, econômico social e cultural.
O casal anfitrião está de parabéns pelo apoio a essa importante entidade e por suas contribuições significativas ao fortalecimento do turismo no Tocantins.
Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Duerita Pereira de Carvalho conta com 1.324,27 m² de área construída e capacidade para atender até 376 crianças em dois turnos ou 188 em período integral
Por Débora Gomes
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste sábado, 29, da inauguração da primeira creche pública de Luzimangues, distrito de Porto Nacional. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Duerita Pereira de Carvalho, localizado no Loteamento Porto Seguro, representa um importante avanço para a comunidade, ao oferecer uma estrutura moderna e equipada para atender crianças de 1 a 5 anos.

Governador Laurez Moreira reforça compromisso com a educação infantil na entrega do CMEI Duerita Pereira de Carvalho
Durante a solenidade, o governador destacou o compromisso do Estado com a educação. “Queremos dar a oportunidade para que todos possam vencer na vida. O poder público tem o dever de melhorar a vida das pessoas e de oferecer oportunidades a todos. Fico feliz quando vejo uma inauguração como esta. No nosso governo, é prioridade cuidar bem da educação”, salientou Laurez Moreira.
A creche possui 1.324,27 m² de área construída e capacidade para atender até 376 crianças em dois turnos, ou 188 em período integral. O investimento total ultrapassa R$ 4 milhões.
Presente na cerimônia, o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, destacou o impacto da obra para o distrito. “Vivemos em um distrito em franco crescimento e hoje [sábado, 29] temos a grata oportunidade de entregar a primeira creche aos moradores de Luzimangues, com a presença do governador Laurez Moreira. Para mim, é uma alegria. Ele conhece este distrito e é um homem com um legado exemplar para nós”, ressaltou o gestor.

Diretora Walkiria Messias Fernandes de França celebra a entrega do primeiro CMEI de Luzimangues, destinado à educação infantil
A diretora da unidade, Walkiria Messias Fernandes de França, também celebrou o momento. “É a primeira creche do distrito de Luzimangues. Um grande marco para a população. Já era aguardada há muito tempo e vai atender a primeira infância. É um marco porque as mães precisam deixar seus filhos na creche para poderem trabalhar. A comunidade esperava muito por essa entrega”, enfatizou.
Infraestrutura
O CMEI Duerita Pereira de Carvalho conta com 10 salas de atividades infantis, berçário com salas específicas, fraldários, solário e sala de amamentação, além de lactário completo, cozinha industrial e refeitório. A estrutura inclui ainda pátio coberto, playground, sala multiuso, espaços pedagógicos amplos e acessíveis, sanitários adaptados para crianças e pessoas com deficiência, lavanderia, almoxarifado e áreas de apoio.

Prefeito Ronivon Maciel celebra a entrega da primeira creche de Luzimangues, obra aguardada há anos pela comunidade
A moradora Aline Melquides de Sousa, que pretende matricular o filho de um ano no CMEI, reforçou a satisfação da comunidade. “Para nós é um privilégio. Moro aqui há 13 anos e essa creche sempre foi um sonho. Nunca tivemos uma creche no distrito. Esta é a primeira, e meu filho vai estudar aqui. Estou muito feliz”, ressaltou.
Homenagem

Conforme a Prefeitura de Porto Nacional, a escolha do nome do CMEI homenageia Duerita Pereira de Carvalho, uma das figuras mais atuantes de Luzimangues.

Moradora Aline Melquides de Sousa destaca a importância da nova creche para as famílias de Luzimangues
Pioneira no distrito, Duerita dedicou sua vida ao trabalho comunitário, atuando como professora, feirante e liderança respeitada, sempre envolvida em causas sociais e na construção do território local.
O novo serviço possibilita tratamento em alterações auditivas precoces a recém-nascidos
Por Ananda Santos
Ananda Santos/Governo do TocantinsComo resultado dos esforços do Governo do Tocantins em entregar melhorias em saúde para a população tocantinense, o Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD) realizou pela primeira vez na segunda-feira, 24, exame de teste da orelhinha em recém-nascido. A maternidade referência para a população da região de saúde Amor Perfeito, com 117.502 pessoas, agora conta com o novo serviço, que proporciona detecção de problemas de audição e possibilidade de tratamento em alterações auditivas precoces.
“A ampliação dos serviços neonatais em todo o Estado é uma das nossas metas e proporciona mais qualidade de vida para a população usuária do Sistema Único de Saúde. Os cuidados nos primeiros dias de vida são determinantes para um crescimento saudável”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.
“Minha bebê foi a primeira recém-nascida a ter alta do Hospital Materno Infantil Tia Dedé, com o teste da orelhinha realizado, estou muito feliz”, afirmou a paciente do HMITD, Maisa da Silva.
A paciente Maria Eduarda, mãe de recém-nascido no HMITD afirmou que, “fiquei muito feliz e achei muito importante esse teste porque, hoje eu sei que o meu filho não tem problema auditivo”.

A filha da paciente do HMITD, Maisa da Silva foi a primeira bebê que realizou o teste da orelhinha no hospital
Segundo o diretor-geral do HMITD Hélio Barros, “nós estamos muito felizes e gratos com esse novo serviço que podemos oferecer aos nossos pacientes, que é o teste da orelhinha. Era um serviço muito desejado, aguardado e hoje está sendo realizado com a nossa equipe de fonoaudiólogas, pois recebemos apoio das equipes da SES-TO e Governo do Tocantins. Nossos profissionais fizeram treinamento no Hospital Dona Regina e assim conseguimos implantar esse novo serviço aqui no HMITD, que é uma conquista para Porto Nacional e toda a região que atendemos. É um benefício muito grande, pois é um teste especial e importante que precisa ser feito em todos os bebês, eu fico muito feliz por ter esse serviço aqui”.
“O teste da orelhinha ou triagem auditiva neonatal é um exame simples, rápido e indolor, realizado ainda na maternidade, geralmente nas primeiras 24h a 48h de vida do bebê. A implantação desse teste diretamente no hospital é uma medida essencial de saúde pública e é fundamental para garantir um início de vida mais saudável e pleno para a criança. Ele assegura diagnóstico precoce, tratamento rápido e melhores oportunidades de desenvolvimento para cada bebê. É um cuidado simples, mas que pode fazer toda a diferença na vida da criança”, afirmou a fonoaudióloga do HMITD, Lorena Guimarães Corrêa Lima.
“Nós agora estamos realizando o teste da orelhinha, e é com muito orgulho e prazer que eu e a também fonoaudióloga Lorena vamos ofertar os atendimentos. Estamos empenhadas em realizar os testes que proporcionarão mais saúde para os bebês atendidos aqui na maternidade”, afirmou a fonoaudióloga do HMITD, Thusley Braga Costa.
O teste da orelhinha
O teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame realizado para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. O teste é rápido e indolor, o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFF) recomenda a realização do exame antes da alta hospitalar. Caso detectado alterações, o bebê deve passar por mais avaliações, exames complementares e se preciso é encaminhado para realizar precocemente o tratamento das alterações auditivas, que inclui terapias de fonoaudiologia, consultas visando utilização de aparelhos ou implantes. Todo o serviço e acompanhamento são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Existem pessoas que a alma é tão leve que flutua entrelaçada aos sentimentos de bem-quererencia, e do pertencentimento popular. Esse é o caso do portuense João Silva Reis, o popular "João do Puba", um cidadão amado e admirado por muitos, que nesse último dia 8 de novembro comemorou, abraçado à esposa, Maria do Socorro, filhos netos e demais familiares, 70 anos de uma trajetória vivenciada no plano da moral, do companheirismo e, principalmente, do amor aos que o cercam.
Por Edivaldo Rodrigues e Edson Rodrigues
O encontro festivo, em que dezenas de admiradores e familiares se manifestaram com expressivo contentamento e embebidos de felicidade, aconteceu no Espaço Rabelo, no setor Planalto, em Porto Nacional, oportunidade em que a fé, o amor e especialmente o companheirismo e a amizade, formaram a coroação do natalício de "João do Puba".

Um número incontável de amigos, admiradores e familisres lotaram o Espaço Rebelo desde o final da manhã desse grande dia em que "João do Puba" foi reverenciado por esposa, amigos, filhos e netos que emocionaram os presentes com depoimentos nascidos do fundo do coração, levando um senhor de 70 anos as lágrimas na companhia de muitos dos presentes.

"João do Puba", o mais longevo colaborador do Paralelo 13, com 30 anos de dedicação a esse que é um dos principais veículos de comunicação do Tocantins, merece nosso carinho admiração e respeito, pois ajudou a fazer desse jornal o que ele é hoje, um ícone no processo de informar com clareza, seriedade e responsabilidade o povo tocantinense. É por tudo isso e muito mais que ele merece nosso respeito e admiração.

Parabéns, amigo/irmão!