Da Redação
Causou indignação nos moradores de Paraíso do Tocantins, um vídeo divulgado na manhã desta segunda-feira, 19, mostrando um montante de lixo que seria do Supermercado Bem Maior, do empresário Osires Damaso, candidato à prefeitura de Paraíso, induzindo os eleitores a acreditarem que o supermercado seria o responsável pelo dano ambiental. No entanto, além do vídeo ser antigo, o lixo não foi deixado no local pela empresa, e sim por uma terceira pessoa. Inclusive há um boletim de ocorrência denunciando a mentira.
A divulgação de vídeos antigos e mentirosos são comuns em campanhas políticas sujas, que tentam atacar o adversário com difamação e calúnias.
Na verdade, o vídeo é de fevereiro de 2024. Na época as empresas Bem Maior e o Dom Jason divulgaram uma nota oficial desmentindo a fake news e esclarecendo, como é feita a coleta de lixo do supermercado. A nota explica que o material orgânico do supermercado é coletado pela Prefeitura de Paraíso e o lixo reciclável é coletado por uma empresa terceirizada, o que comprova que o ato criminoso não foi feito pelas empresas.
Além disso, no dia 26 de fevereiro, o gerente do supermercado registrou um Boletim de Ocorrência para que a polícia averiguasse o crime e encontrasse os verdadeiros responsáveis.
Vídeos atuais mostram que existe lixo no local, mas nas imagens recentes o que aparecem são lixos domésticos que não foram recolhidos pela empresa responsável pela coleta de lixo do Município.
Campanha Cuja
O vídeo fake news foi divulgado depois de Osires Damaso ter divulgado como proposta para Paraíso a construção do aterro sanitário do município e mostrar a situação atual do lixão da cidade, que hoje é um lixão a céu aberto, que contamina o meio ambiente e que contraria a Lei n° 14.026.
A campanha de Osires Damaso também se manifestou repudiando a atitude de pessoas que tentam levar as eleições para o caminho da briga, da mentira, da fake news e acrescentou que tem feito uma campanha propositiva, apresentando as propostas de que Paraíso realmente precisa.