Candidatos a Prefeito e Vice de Gurupi são alvos de ação judicial por abuso de poder econômico e político

Posted On Sexta, 27 Setembro 2024 13:48
Avalie este item
(1 Votar)

Uma ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) foi protocolada na Justiça Eleitoral da 2ª Zona de Gurupi, Tocantins, contra os candidatos Eduardo Fortes e Juarez Moreira, que concorrem, respectivamente, aos cargos de prefeito e vice-prefeito do município pela coligação "A Força que Vem do Povo"

 

 

 

Com Assessoria

 

 

 

A ação, movida pela coligação adversária "Gurupi Está em Boas Mãos", aponta uma série de supostas irregularidades cometidas pelos candidatos, incluindo abuso de poder econômico, político e propaganda antecipada.

 

De acordo com o processo, Eduardo Fortes, que também é deputado estadual, teria se beneficiado de sua influência política e de recursos financeiros em sua pré-campanha, utilizando-se de programas sociais e associações para distribuir bens e recursos à população de forma indiscriminada, caracterizando, segundo a denúncia, uma campanha eleitoral fora do período permitido.

 

Entre as acusações está o uso da Associação Social Esportiva Fortes e Agricultura Familiar do Estado do Tocantins (ASEFAFTO) para distribuição de alimentos e organização de eventos esportivos, como a "Copa do Craque", que, conforme o processo, teve seu financiamento por meio de emendas parlamentares de Eduardo Fortes.

 

 

A AIJE solicita que, em caso de condenação, Eduardo Fortes (foto) e Juarez Moreira sejam considerados inelegíveis por um período mínimo de cinco anos, com base na Lei Complementar nº 64/1990 e na Lei nº 9.504/1997, que regulam as condutas vedadas a candidatos durante o período eleitoral.

 

A ação também menciona a possibilidade de Eduardo Fortes, em caso de derrota nas eleições de 2024, ficar inelegível para a reeleição como deputado estadual em 2026, além de outros cargos. O processo está em tramitação, e os candidatos ainda não se manifestaram oficialmente sobre as acusações.