PESQUISAS E “PESQUISAS”
Você contrataria uma auditoria para dizer que você mesmo deu desfalque na sua empresa?
Pois é! Quem contrataria um instituto de pesquisa pra dizer que você é o 3º ou 4º colocado nas intenções de voto? É por isso que há muito tempo, certas “pesquisas” são caso de polícia no Brasil e no mundo.
Em 2014, por exemplo, o Ibope cravou Kátia Abreu 25% à frente de Eduardo Gomes e acabou desmentido pelas urnas, que deram a vitória à senadora por minguados 0,87% de frente. Em 2018, Eduardo Gomes aparecia na pesquisa do Ibope como 3º colocado na disputa pelo Senado, e acabou como o mais bem votado e eleito. Em Min\s Gerais, no mesmo ano, o mesmo Ibope cravou Dilma Rousseff eleita senadora, e ela terminou em 4º lugar.
O Ibope errou tanto que, desmoralizado, mudou o nome para IPEC.
No Tocantins o mesmo modus operandi já está sendo usado por institutos de fundo de quintal, com resultados tão absurdos que o próprio contratante fica com vergonha.
É hora do TRE, do Ministério Público Eleitoral e da Justiça Eleitoral investigarem essas “arapucas” montadas pra “pegar eleitor incauto” e punir não só os “institutos”, mas os candidatos que pagam para escolher o resultado.
Estamos de olho!
CESAR HALUM COM BOLSONARO
O ex-deputado federal, representante de Araguaína, César Halum, tem um encontro hoje com o presidente Bolsonaro em Brasília.
Halum receberá a missão de coordenar a campanha do presidente no Tocantins, com poder de decisão.
Segundo informações obtidas pelo Observatório Político de O Paralelo 13, o encontro foi confirmado na noite da última terça-feira (16), e outras novidades podem ser reveladas até o fim desta quarta-feira (17).
Aguardem!
EDUARDO GOMES AGILIZA OBRAS DA CODEVASF
O senador Eduardo Gomes esteve na manhã desta quarta-feira (17) na sede da Codevasf, no gabinete do presidente Marcelo Moreira, acompanhado do superintendente do órgão no Tocantins, Homero Barreto e dos prefeitos de Axixá, Dr. Auri, e de Paraíso do Tocantins, Celsim Morais.
Na pauta, a agilização na liberação de recursos já alocados para obras nos dois municípios, tudo dentro do que rege a Legislação Eleitoral, como manda o figurino.
Mesmo atarefado com a sucessão estadual, Gomes continua sua saga de campeão em liberação de recursos para os 139 municípios do Tocantins e para o governo do Estado.
FARLEI É CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL PELO PTB
O respeitado, reconhecido e temido pelos corruptos, ex-delegado da Polícia Federal, Farlei, disputará uma vaga de deputado federal pelo PTB.
Formado em Direito, com várias especializações, Farlei é temido pelos políticos corruptos que agem no Tocantins. Presidiu ao famosa Operação Rei do Gado, que resultou em prisão de vários envolvidos.
Na Câmara Federal, Farlei que propor leis mais duras contra agentes públicos que cometerem crimes de corrupção.
Esse é Federal até no nome!
AÍLTON ARAÚJO PRESENTA NA REGIÃO NORTE
O ex-prefeito de Santa Rosa, Aílton Araújo, reconhecidamente um dos melhores prefeitos do Tocantins, com todas as suas contas, de quatro gestões, aprovadas sem ressalvas, que o propiciaram eleger seu sucessor e a maioria da Câmara de Vereadores, está com agenda lotada na região Norte do Tocantins, a convite de várias lideranças locais.
Aílton irá receber moções de apoio à sua candidatura a deputado estadual, como reconhecimento por sua atuação correta, limpa e sem problemas com a Justiça, enquanto foi gestor municipal.
Certamente, uma boa aquisição para o Legislativo Estadual.
AS PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTOS E A CREDIBILIDADE
Os resultados estão aí, à disposição de todos os gostos e cores partidários. Tem até santo desconfiando do próprio “milagre”.
A coisa está tão absurda, que vale a pena guardarmos esses resultados apresentados para, no segundo turno, fazermos uma constatação de quem mentiu e quem falou a verdade.
Nosso Observatório Político já tem uma boa coleção de “pesquisas” de vários “institutos” e após os resultados do primeiro turno nossos “arquivos” serão abertos à população.
Aguardem!!
CANDIDATURA DE ARLINDO DA REBRAM DECOLA
O emedebista de coração, presidente da legenda em Porto Nacional, Arlindo da Rebram, vem colecionando apoios importantes e de renome para sua candidatura a deputado estadual.
Pelo andar da carruagem, Arlindo tem condições de constar entre os três deputados estaduais mais bem votados do MDB, dentro da previsão do partido de eleger, pelo menos, cinco representantes no Legislativo Estadual, tendo o ex-governador Marcelo Miranda com a probabilidade de ser o mais bem votado desta eleição, puxando mais um deputado estadual só com a sua somatória de votos.
VICENTINHO JR. CHAMA CANDIDATURA DE IRAJÁ DE PALHAÇADA
O deputado federal Vicentinho Jr. Afirmou à respeitada jornalista Roberta Tum, em seu portal de notícias T1, que a candidatura do senador Irajá Abreu ao governo do Estado é “uma grande palhaçada” e o responsabilizou por star tumultuando do processo sucessório, principalmente da senadora Kátia Abreu, afirmando que a culpa de Kátia não estar no palanque de Wanderlei Barbos é exclusivamente de Irajá.
Vicentinho Jr. É candidato à reeleição pelo PP e apoia as candidaturas à reeleição do governador Wanderlei Barbosa e da senadora Kátia Abreu.
CANDIDATURAS AO SENADO EMBOLADAS
Esta sucessão estadual para o Senado é a mais “embolada” da história política do Tocantins. Kátia Abreu, Dorinha Seabra, Carlos Amastha e Mauro Carlesse têm boas equipes de marketing político e com o início do Horário Obrigatório de Rádio e TV, vão povoar a mente dos eleitores com seus planos de ação parlamentar.
Só em meados de setembro é que as pesquisas irão poder mostrar um quadro mais próximo da realidade sobre quais serão os candidatos com mais chances de eleição.
Briga de cachorro grande!!
LULA QUER AFROUXAR LEI DA FICHA LIMPA
O ex-presidente e candidato ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 4ª feira (17) que é preciso rediscutir a Lei da Ficha Limpa. “Eu acho que foi uma bobagem a gente fazer a Lei da Ficha Limpa tal como ela foi feita. Você muitas vezes pune uma pessoa e 3 meses depois essa pessoa readquire o seu direito de ser candidata”, declarou o petista.
“Acho que é preciso a gente dar uma rediscutida na Lei da Ficha Limpa”, disse ele. Lula deu as declarações em entrevista à Rádio Super, de Belo Horizonte.
Por que será??
PRIMEIRO ATAQUE É “RELIGIOSO”
Ao lançar oficialmente nesta terça-feira, 16, sua candidatura ao Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de tentar manipular a boa-fé de evangélicos e disse que Bolsonaro é "possuído pelo demônio".
A campanha de Bolsonaro tem abordado a o respeito à religião e tem larga vantagem sobre Lula na bancada evangélica.
FOGO AMIGO
Conquistar o voto dos evangélicos é um desafio da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para voltar ao Planalto. A pesquisa PoderData mais recente mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 62% das intenções de voto no grupo. Lula, 22%. A diferença é de 40 pontos percentuais. No público geral, Lula tem 43% e Bolsonaro, 35%. Nova pesquisa será divulgada nesta 4ª feira (17). Mas Lula tem dificuldades no próprio partido para promover a aproximação. Exemplo disso é a declaração da arquiteta e urbanista Erminia Maricato na 2ª feira.
Ela falou ao lado de Lula em um ato na USP (Universidade de São Paulo), da qual é professora. Maricato criticou a falta de serviços públicos em bairros pobres, “periferias dominadas por igrejas que fazem parte de uma verdadeira máfia”. Ela não usou o adjetivo “evangélicas”. Mas está subentendido. Será difícil fazer acreditar que a referência era aos católicos, por exemplo.