COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Quinta, 13 Outubro 2022 13:33
Avalie este item
(0 votos)

 MDB DO TOCANTINS COM LULA

O MDB, que não elegeu nenhum deputado federal, muito menos estadual no Tocantins, declarou apoio político à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A insignificância desse apoio é igual à atenção dispensada pelo PT aos seus próprios candidatos no Tocantins.  No ato de adesão, estavam o ex-prefeito de Palmas, Raul Filho e o ex-vice-prefeito Derval de Paiva.

O “apoio” foi oficializado por meio de Paulo Mourão, o candidato ao governo que não recebeu nenhum apoio do seu partido, o PT, que, coincidentemente, também não conseguiu eleger nem deputado estadual, muito menos deputado federal.

A senadora Kátia Abreu deve ter entendido tudinho...

 

TIAGO DIMAS APELA AO TAPETÃO

 

O deputado federal Tiago Dimas, presidente do Podemos no Tocantins e que, apesar de ter recebido mais de 42 mil votos, acabou fora da composição da Câmara Federal, batido pelo, também, araguainense, Lázaro Botelho.

Tiago Dimas vem buscando, via Justiça Eleitoral, a revisão dessa derrota, mas, já há jurisprudência contra a sua alegação.

Agora, já que seu pai também foi derrotado nas urnas, a hora é de pensar na sucessão municipal e, não, bater o pé em questões que não irão adiante.

 

CINTHIA RIBEIRO DEVE FAZER REFORMA

Apesar de ter conseguido eleger seu esposo, Eduardo Mantoan, deputado estadual, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, pode perceber que nem todos os seus “aliados” estiveram ao seu lado na hora em que precisou.

Não podendo mais ser candidata à reeleição, Cinthia deve fazer um ajuste na sua equipe, do primeiro ao segundo escalões, a partir do fim deste ano.

 

ARAGUAINA TERÁ WAGNER 100% PREFEITO

A maioria dos políticos araguainenses acredita que a atual gestão de Wagner Rodrigues (o primeiro ai na foto com Tiago e Ronaldo Dimas)  deve, finalmente, começar a ser prefeito 100%, a partir de 2023.  Caso contrário, não terá condições de se reeleger em 2024 no segundo maior colégio eleitoral do Estado e a segunda potência econômica do Tocantins.

Segundo o apurado pelo Observatório Político de O Paralelo 13, ou Wagner mostra personalidade em sua gestão ou pode esquecer sua reeleição.

Fica o alerta!

 

SUCESSÃO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

 

Se a base política do Palácio Araguaia rachar e for para a disputa do comando da Assembleia Legislativa com mais de uma candidatura, a recém-eleita deputada estadual Janad Valcari pode entrar na briga representando os partidos de oposição ao Palácio Araguaia e levar a vitória.

 

TABULEIRO POLÍTICO MUDA APÓS DIA 30

Independentemente de quem for eleito presidente do Brasil no próximo dia 30, Bolsonaro ou Lula, o tabuleiro político tocantinense terá uma nova e profunda modificação em sua configuração.

A sucessão municipal de 2024 já estará em pauta, lembrando que, em caso de vitória de Lula, quem dará as cartas será a senadora Kátia Abreu, já destituída do cargo e, em caso de vitória de Bolsonaro, estarão à frente das articulações os senadores Eduardo Gomes e Dorinha Seabra.

 

EDUARDO GOMES NA PRESIDÊNCIA DO SENADO E DORINHA MINISTRA DA EDUCAÇÃO

Em caso de reeleição do presidente Jair Bolsonaro, o Tocantins pode ter os senadores Eduardo Gomes e Dorinha Seabra em cargos-chave do novo governo.

Gomes tem chances de assumir a presidência da Casa Alta em qualquer situação, uma vez que o PL terá a maior bancada do Senado.  Já Dorinha depende da reeleição de Bolsonaro para ser alçada ao Ministério da Educação.

Essa composição seria o “paraíso” para o Tocantins que, pela primeira vez teria dois políticos em cargos de alta relevância no governo federal, com reflexos em cada um dos 139 municípios tocantinenses.

 

NAZARETH COM MICHELLE BORSOLNARO

A líder política da Região Norte do Tocantins, Nazareth Martins esteve, na última quarta-feira, prestigiando o Encontro das Mulheres Bolsonaristas com a primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, em Palmas.

A primeira-dama agradeceu o apoio dos milhares de mulheres tocantinenses que defendem a candidatura de Jair Bolsonaro à reeleição.

 

FAMÍLIA UNIDA POR UM IDEAL

Quem também fez questão de marcar presença no Encontro das Mulheres Bolsonaristas foram a mãe do senador Eduardo Gomes, Dona Gilda Gomes, viúva do saudoso poeta José Gomes Sobrinho, e a esposa do senador Eduardo Gomes, senhora Carla Gomes.

Família que milita unida, permanece unida, e mostra que todos estão, genuinamente, na busca por um Brasil melhor.

Parabéns!

 

LULA ATACA BOLSONARO E CLASSE MÉDIA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira, 12, que falta "vergonha na cara" à classe média brasileira ao responsabilizá-la pela fome no País.

"Hoje é Dia das Crianças e 33 milhões de pessoas não têm o que comer. Quantas crianças hoje vão dormir sem ter um copo de leite? Isso não é normal. Não é falta de dinheiro, é falta de vergonha na cara da elite desse País", disse o petista em discurso durante agenda de campanha em Salvador (BA), nesta noite.

O petista chamou novamente Bolsonaro de genocida pela forma como agiu na pandemia de covid-19. "Essa sociedade não pode ser governada por um genocida", disse.

 

BOLSONARO É O CANDIDATO DO AGRONEGÓCIO

Candidato à reeleição pelo PL, o presidente Jair Bolsonaro superou, no primeiro turno, o petista Luiz Inácio Lula da Silva em 77 dos cem municípios mais ricos do agronegócio. Em 23 deles, o ex-presidente recebeu a maioria dos votos. Analistas ouvidos pelo Broadcast/Estadão avaliam que o êxito do atual chefe do Executivo se repetirá no segundo turno.

Os números reiteram o apoio dado por líderes e entidades do setor ao presidente. Juntos, os municípios somaram 5,3 milhões de votos, equivalente a 4,3% do total do País, e concentram 34,3% do Valor Bruto da Produção Agrícola (VBP) nacional, de R$ 254,866 bilhões. O índice é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

POUPANÇA RECUPERA RENDIMENTOS

O recuo da inflação em setembro trouxe uma surpresa para os investidores da aplicação financeira mais tradicional do país. Pela primeira vez em dois anos, a caderneta de poupança deixou de perder da inflação.

Em setembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou negativo em 0,29%, conforme divulgou ontem (11) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 12 meses, a inflação oficial acumula 7,17%.

De acordo com a Calculadora do Cidadão, disponível na página do Banco Central (BC) na internet, uma aplicação na caderneta de poupança rendeu 7,27% em 12 meses. O valor considera uma aplicação feita em 11 de outubro do ano passado e que não foi mexida até ontem.

 

BRASIL RENOVA AÇÕES CONTRA FOME

 

O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, participou nesta terça-feira (12) da 50ª sessão do Comitê de Segurança Alimentar Mundial, principal foro internacional dedicado ao tema, em Roma, na sede da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

“A FAO esse ano tem um papel importante nesse estado mundial, principalmente nesse período pós-pandemia [de covid-19] onde houve aumento da pobreza no mundo e o Brasil, como líderes mundiais que somos na produção de grãos e um dos principais responsáveis por estar garantindo essa segurança alimentar, está tendo aqui um papel de cooperação”, disse o ministro. Segundo ele, o Brasil coopera tanto com a produção de alimentos como com conhecimento.

De acordo com o Ronaldo Bento, nosso país renovou por mais cinco anos com a FAO. “O Brasil tem muitos exemplos de sucesso a serem colocados como boas práticas pelo mundo e está sendo considerado pela FAO, como pela [Organização das Nações Unidas] ONU e outros organismos internacionais, como primordial nesse enfrentamento da insegurança alimentar no mundo”.

 

 

 

 

Última modificação em Quinta, 13 Outubro 2022 13:54