COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Sexta, 14 Outubro 2022 07:02
Avalie este item
(0 votos)

SUCESSÃO MUNICIPAL 2024

Os oito maiores colégios eleitorais do Tocantins terão, cada um, no mínimo três candidatos competitivos O Executivo Municipal, e o Palácio Araguaia, em hipótese alguma, poderá apoiar mais que uma dessas candidaturas.

Enquanto isso, todos os partidos e grupos políticos estão de olho na eleição de 2026, e quem tiver o maior número de prefeitos nesses colégios eleitorais, já senta na mesa de negociação com cacife suficiente, com moedas de troca para participar da formação das chapas majoritária e proporcional, de olho na vaga para governador e nas duas vagas para o Senado.

 

SEGUNDO TURNO EM PALMAS

As oposições já receberam vários recados das urnas em Palmas.  Se vierem com mais de três candidaturas a perfeito, podem ser, novamente, derrotadas.

O Palácio Araguaia, certamente, terá o seu candidato na Capital, alguém que seja 100% leal ao seu grupo político, já preparando o terreno para a sucessão estadual.

Resta saber se a prefeita Cinthia Ribeiro terá um candidato próprio, se irá compor com o Palácio Araguaia ou com outro grupo político.

Lembrando que a eleição de 2024 deve ser a primeira da história de Palmas com possibilidade de segundo turno.

 

PORTO NACIONAL

Com três deputados federais e quatro deputados estaduais eleitos ou reeleitos no último dia dois de outubro, e com um governador filho de Porto Nacional, o candidato ao governo que tiver esse apoio, caso haja um consenso, pode ser imbatível.  Mas, em caso de divisão de opiniões na base governista e apoio a dois ou mais candidatos, a coisa muda de figura.

Por outro lado, caso os partidos de oposição ao grupo palaciano se unam em torno de um só nome, a disputa será acirrada, e o jogo político terá que ser jogado.

Para apontar nomes, ainda é muito cedo....

 

RONIVON PODE SER O NOME

As ações do atual prefeito portuense, Ronivon Maciel até o dia primeiro de março de 2023, dirão se ele realmente tem a intenção de disputar a reeleição para prefeito de Porto Nacional.

Se não fizer uma reforma profunda em sua equipe de secretários e assessores do segundo escalão e der um “rosto” e uma “voz” à sua gestão, seu nome pode ficar de fora das articulações por “falta de interesse”.

Em março de 2023, teremos a resposta.

 

EMANCIPAÇÃO DE LUZIMANGUES JÁ

O Paralelo 13 sempre foi a favor da emancipação do Distrito de Luzimangues.  Acreditamos que um pacto entre a bancada federal entre eleitos e reeleitos, entre ele Carlos Gaguim, que já se pronunciou favorável, pode se transformar em uma das bandeiras dos parlamentares tocantinenses no Congresso Nacional.

A emancipação do Distrito de Luzimangues será um ato de justiça e resgate de dignidade dos moradores de Luzimangues e Porto Nacional, que estão totalmente desconectados, dada a localização do Distrito.

 

JUSTIÇA “ENQUADRA” INSTITUTOS DE PESQUISA

A Polícia Federal (PF) abriu nesta quinta-feira, 13, uma investigação formal sobre os institutos de pesquisa eleitoral. A Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários no Distrito Federal vai tocar o caso. O inquérito foi requisitado pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, a partir de uma representação da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Ministério da Justiça afirmou que "a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa".

Após o resultado do primeiro turno das eleições, Bolsonaro disse que "venceu a mentira" e que o resultado "desmoralizou" os institutos que fazem pesquisa de intenção de voto. Ele recebeu 43,2% dos votos válidos e vai disputar o segundo turno contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os últimos resultados divulgados antes da votação previam que Bolsonaro receberia com 36% ou 37% dos votos válidos.

Em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, as pesquisas apontavam a liderança de Fernando Haddad (PT), que terminou em segundo lugar, atrás do bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos).

 

ATESTADA FAKE NEWS PETISTA

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não escreveu, em seu perfil no Twitter, que "nenhum padre ou bispo deve dizer onde posso ou não fazer campanha" nem disse que o tumulto em Aparecida (SP) durante a sua visita mostra o "fracasso da igreja de Roma", como dizem postagens.

 Em monitoramento feito pelo Aos Fatos das publicações feitas pelo candidato na rede social, inclusive as apagadas, não foi encontrado registro da postagem. Suas publicações sobre a visita ao Santuário de Aparecida, ocorrida na quarta-feira (12), incluem agradecimentos aos católicos e um vídeo da sua chegada ao local.

 

CANDIDATO DE LULA EM AL É AFASTADO POR CORRUPÇÃO

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve nesta quinta-feira (13) o afastamento do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), que disputa a reeleição em segundo turno com o apoio do ex-presidente Lula.

Para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que apoia a reeleição de Dantas, o caso “cheira a sua condenação” e visa tirar Dantas do pleito eleitoral. O pedido de afastamento partiu da PF e teve o aval do MPF (Ministério Público Federal). A investigação, que corre sob sigilo, apura crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.

Paulo Dantas é investigado por participar de um suposto esquema de "rachadinha" na Assembleia Legislativa de Alagoas quando era deputado estadual. Na terça-feira (11), Dantas foi alvo da operação Edema, autorizada pela Justiça.

As investigações apontam que foram feitos saques em dinheiro em nome de funcionários fantasmas. Ainda de acordo com as investigações, aproximadamente R$ 54 milhões foram desviados desde 2019.

 

PRORROGADO CADASTRAMENTO NO CADÚNICO

O Ministério da Cidadania prorrogou novamente o prazo de revisão de dados das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O beneficiário terá mais 30 dias para atualizar as informações junto aos municípios.

Os processos estão em andamento desde fevereiro e englobam 8 milhões de famílias. Os beneficiários do Programa Auxílio Brasil que estão em Revisão Cadastral teriam até esta sexta-feira (14) para fazer a atualização.

A Revisão Cadastral consiste em solicitar à família a atualização dos registros do Cadastro Único, caso esteja há mais de 2 anos sem nenhuma alteração.

As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada 2 anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.

 

LIBERADA VACINA DE COVID PARA BEBÊS DE 6 MESES

O Ministério da Saúde liberou a aplicação de vacinas contra a covid-19 da Pfizer em crianças de 6 meses a 4 anos de idade que tenham comorbidades. Ainda não há informações sobre quando a pasta receberá e qual o total de vacinas específicas para esse público.

 A ampliação de uso da vacina da Pfizer para imunizar crianças de 6 meses a 4 anos de idade contra a covid-19 foi aprovada pela Anvisa em setembro. Desde a liberação, há um impasse no Ministério da Saúde sobre a incorporação da vacina no plano de imunização.

Em nota, nesta quinta-feira (13), a pasta informou que solicitará à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) a avaliação de possível ampliação do uso da vacina pediátrica nessa faixa etária. Até que seja analisado pela comissão, a vacinação estará restrita ao público com comorbidades.