COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Sexta, 10 Março 2023 07:05
Avalie este item
(0 votos)

 

JANAD QUER CURSO DE MEDICINA NA UNITINS

 

A deputada estadual Janad Valcari (PL), encaminhou requerimento ao Poder Executivo Estadual, no início da semana, para que seja providenciado estudo de viabilização da implantação do Curso de Medicina na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Segundo Janad, essa é uma demanda histórica da população tocantinense, e o campus da Unitins em Palmas seria o local ideal, facilitando a logística dos estudantes dos demais municípios do Tocantins e pelo fato da cidade ter boa oferta de imóveis para aluguel.  

O curso de Medicina em Palmas, segundo a parlamentar, seria a oportunidade de estudar em uma instituição de ensino superior pública, gratuita e de excelência e que efetive o sonho de não exigir deslocamento para cidades distante distantes e até outros estados.

 

MOURÃO COM RONIVON EM BRASILIA 

O ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão, que tem bastante prestígio em Brasília junto o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está na Capital Federal junto com o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, para três audiências com ministros.

Agindo sempre do seu jeito “mineiro”, sem alarde, segundo constatado pelo Observatório Político de O Paralelo 13, Mourão pode ser a “ponte” entre os prefeitos de seu convívio político e que gozam da sua amizade, e os ministros do governo Lula, com quem tem abertura suficiente para despachar pessoalmente, levando as reivindicações de cada municipalidade.

 

PALÁCIO ARAGUAIA TERÁ CANDIDATURA PRÓPRIA EM PALMAS

O Palácio Araguaia terá candidatura própria à prefeitura de Palmas, conforme garantiu o governador Wanderlei Barbosa ao respeitado jornalista Cleber Toledo.

Wanderlei afirmou, ainda, que a escolha do nome será sem pressa, dentro do seu estilo de dialogar com todas as forças políticas que compõem o grupo palaciano, o que faz com quer o anúncio do nome do “felizardo” só seja revelado após muita articulação, para avaliar o nome que estiver com mais credibilidade junto à população palmense e que seja leal e de confiança.

São vários pré-candidatos dos partidos da base de apoio ao governador. Será escolhido o que souber agregar mais e estiver bem nas pesquisas, mas a fidelidade ao grupo será fator preponderante e decisivo para a escolha final.

 

OPOSIÇÃO EM PALMAS

Se a oposição ao Palácio Araguaia vier unida, com uma candidatura ao gosto da população palmense, terá grandes chances de disputar uma das duas vagas no muito provável segundo turno das eleições municipais de 2024.

É bom lembrar que não basta estar unida. O candidato oposicionista precisa ser um político agregador, preparado para governar a Capital e ter infraestrutura partidária para uma disputa que será grandiosa, de acordo com a importância política de Palmas para o Estado do Tocantins, principalmente pensando nas eleições estaduais de 2026.

 

SUCESSÃO MUNICIPAL DE PORTO NACIONAL: AOS DESAVISADOS 

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel se prepara para dar a largada administrativa e política deste ano de 2023.  para isso está em Brasília, ode mantém audiências, retornando neste fim de semana.

Uma ampla reforma em seu secretariado pode ser anunciada nos próximos dias, dando início a um governo de coalizão.

Surpresas a vista. Aguardem...

 

A “CONSTRUÇÃO” DE UM CANDIDATO

 

A cidade de Porto nacional está há mais de 16 anos sem ter como prefeito um aliado do Palácio Araguaia. Esse fato ocorre justamente porque a população portuense não aceita candidatos “enfiados goela abaixo”, impostos por este ou por aquele político influente.

O governador Wanderlei Barbosa pode quebrar esse tabu caso ouça o clamor da população, à qual conhece muito bem, é composta por seus conterrâneos e confiou nele para ser o governador do Tocantins.

São praticamente 700 dias para que o Palácio Araguaia “construa” uma candidatura junto com o povo portuense, que trabalhe pelo povo e para o povo.

 Fica o alerta.... 

 

PREFEITA JOSI NUNES JOGA CONFETES EM LAUREZ

Candidatíssima à reeleição, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, vem tentando uma aproximação política com o Palácio Araguaia, por meio do vice-governador Laurez Moreira, que, junto com ela, forma a dupla de maior importância política da Capital da Amizade.

Josi quer as bênçãos de Laurez, que é fortíssimo candidato a ser o sucessor de Wanderlei Barbosa no governo do Tocantins.

 

Pelo andar da carruagem, tudo pode acontecer ou não, mas, se depender de Josi Nunes, esse casamento político com Laurez vai virar realidade, o que será ótimo para a população gurupiense.

 

PARAISO DO TOCANTINS E A SUCESSÃO MUNICIPAL 2024

Paraíso do Tocantins pode ter um deputado estadual como candidato a prefeito em 2024.  segundo o apurado pelo nosso Observatório Político, um parlamentar muito bem entrosado politicamente na cidade já bateu o martelo em relação à sua candidatura para prefeito do quinto maior colégio eleitoral do Tocantins.

O parlamentar deixa muito claro em suas colocações que será oposição à atual gestão de Celsin Morais, e promete novidades já no segundo semestre deste ano, com a formação da maior e mais forte federação partidária já vista na cidade.

 

GIL BARIZON NO TABULEIRO SUCESSÓRIO DE PALMAS 

Uma fonte do Observatório Político de O paralelo 13 assegura categoricamente que o empresário Gil Barizon entrará na disputa por uma vaga no tabuleiro sucessório, visando a prefeitura de Palmas em 2024.

Segundo essa fonte, Barizon só irá se manifestar quando estiver com seu plano de governo pronto para ser discutido com a população, entidades classistas e com os partidos que quiserem fazer parte do seu projeto político e administrativo.

 

BARROSO NA UTI

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), está internado na UTI da unidade de Brasília do Hospital Sírio Libanês após passar por cirurgia de emergência, informa a assessoria de imprensa da Suprema Corte.

 De acordo com o STF, Barroso foi internado no fim de fevereiro para fechamento de uma hérnia incisional, enfraquecimento da parede abdominal ou da cicatrização inadequada no abdômen, que ocorreu após outra cirurgia anterior.

 

PDT E PSB QUEREM “FUGIR” DO PT

 

Dois partidos que integram a base de apoio do Palácio do Planalto abriram negociações para formar um bloco fora da órbita do PT. PSB e PDT articulam uma federação de centro-esquerda para fugir do que chamam de "hegemonismo" petista. O assunto já foi tratado em conversas reservadas pelo presidente interino do PDT, André Figueiredo, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, e o presidente do PSB, Carlos Siqueira.

As federações partidárias foram criadas na reforma eleitoral aprovada pelo Congresso em setembro de 2021 e já valeram para as disputas do ano passado. O modelo prevê que dois ou mais partidos atuem de forma unificada nas eleições e na legislatura seguinte. Pela legislação, essa união deve se sustentar por no mínimo quatro anos. A federação atua no Legislativo como uma única bancada, sem que os partidos tenham a obrigação de se fundir.

 

GOVERNO LULA FRACASSA EM ACORDO COM O MST

 Fracassou a primeira tentativa do governo Lula de resolver o conflito agrário no sul da Bahia que envolve o Movimento dos Sem Terra (MST) e a empresa de celulose Suzano. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, reuniu nesta quarta, 8, representantes da empresa e do movimento. Ao fim do encontro, o petista disse apenas que a pasta retomou o diálogo entre as partes e estabelecerá uma "mesa de negociações". Nova reunião foi marcada para o dia 28 deste mês.

"Foi retomado o diálogo. Esse diálogo aconteceu até 2016 e foi interrompido. Hoje ele foi retomado e nós termos uma mesa de negociação", disse Teixeira. "Queremos reafirmar os termos do acordo feito em 2011 e atualizado em 2015. Evidentemente, agora ele precisa ser atualizado", prosseguiu. Questionado pelo Estadão, o ministro não explicou por que o acerto foi interrompido.

 

TOLERÂNCIA ZERO ÀS INVASÕES DE TERRA EM GOIÁS E MATO GROSSO

 

O governador Ronaldo Caiado (UB) afirmou que não permitirá que integrantes dos movimentos sem terras promovam invasões de propriedades produtivas em Goiás.

 A declaração foi dada durante cerimônia de posse da nova diretoria da frente no Congresso Nacional, em Brasília, que tem as deputadas federais Marussa Boldrin e Silvye Alves representando o estado.

 Já Mauro Mendes, governador de Mato Grosso, gravou vídeo junto com seu secretariado, alertando que “não ousem invadir terras em Mato Grosso, pois estamos prontos para agir”.

 A questão das invasões de terra pelo MST sempre esteve associada aos governos do PT – Lula e Dilma – que faziam “vista grossa” à ação criminosa.

 Com a polarização, após o governo de Jair Bolsonaro, o risco de grandes conflitos, com derramamento de sangue não está descartado, caso as invasões sejam intensificadas pelo MST.

 Os produtores rurais já deram seu recado e, agora, têm os governadores ao seu lado...