COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Segunda, 03 Abril 2023 06:50
Avalie este item
(0 votos)

SUCESSÃO MUNICIPAL EM PALMAS: EXCESSO DE VAIDADES

 

Há pré-candidaturas em Palmas com excesso de vaidades, que acreditam estar nas redes sociais propalando promessas milagrosas, mas que, na verdade, estão cavando suas próprias sepulturas políticas.

Quando o marketing político é feito com amadorismo, o efeito acaba sendo o contrário do esperado, e antecipar um processo sucessório via redes sociais pode representar “caixão e vela preta”.

Fica a dica!

 

 

EDUARDO COM MANTOAN NA 22ª CONVENÇÃO DE PASTORES

 

O pré-candidato a prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, esteve, na noite de sábado, prestigiando a 22ª Convenção de Pastores das Igrejas do Evangelho Quadrangular.

Na oportunidade, confraternizou com o amigo de longa data Eduardo Mantoan, que é pastor e deputado estadual.  Um momento de paz e harmonia.

Mantoan é esposo da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro e há mais de 30 anos amigo da família Siqueira Campos.

Para bom entendedor, meia palavra basta…

 

 

RONIVON DÁ AVISO PRÉVIO AO SEU PRIMEIRO ESCALÃO

 

Segundo fontes internas da prefeitura de Porto Nacional, na semana passada o prefeito Ronivon Maciel, em reunião com seu secretariado, falou claramente em fazer uma reforma administrativa. 

Em outras palavras, foi um pedido para que seus auxiliares diretos colocassem seus cargos à disposição.

Mas, ao que parece, todos fizeram “ouvidos moucos” e agiram como se nada tivesse acontecido, como se tudo estivesse normal.

Pois essa mesma fonte interna da prefeitura de Porto Nacional adiantou ao Observatório Político de O Paralelo 13 que nos próximos dias a “guilhotina” política entrará em ação, e que Ronivon não poupará quem não deu resultado.

Aguardem!

 

 

COM AMIGOS ASSIM, PRA QUÊ INIMIGOS?

 

O certo é que Ronivon Maciel não precisa de adversários, muito menos de inimigos, com “amigos” como alguns que fazem parte do seu governo.

Segundo o apurado pelo Observatório Político de O Paralelo 13 junto a auxiliares do segundo escalão da prefeitura de Porto Nacional, o secretário de governo Silvaney Rabelo, filho do vereador Firmino, ocupa em tempo integral a função de ser  o maior e mais competente adversário do prefeito que o emprega.

Os atos e o comportamento arrogante do secretário de Governo de Ronivon Maciel fazem, sozinhos, o papel de todo um time de oposição.

Que coisa!!

 

 

 

CANDIDATO PALACIANO EM ARAGUAÍNA

 

O Palácio Araguaia já mapeia territórios em Araguaína para ter o seu próprio candidato a prefeito.  As conversações avançam em bom ritmo, segundo o apurado pelo nosso Observatório Político.

Dentre os possíveis nomes, o único com veto é o de um ex-deputado estadual, derrotado em sua tentativa de reeleição no pleito de 2022.

 

 

BASE PALACIANA AFUNILA EM ARAGUAÍNA

 

Por ser o segundo maior colégio eleitoral do Tocantins, onde o atual prefeito apoiou Ronaldo Dimas como candidatos  governador, conseguindo mais de 40 mil votos e mais de 46% do eleitorado, enquanto Wanderlei Barbosa obteve pouco mais de 36 mil votos e 41% do eleitorado, a certeza do Palácio Araguaia é a de que o seu candidato a prefeito tem plenas condições de vitória na Capital do Boi Gordo.

A disputa se promete acirradíssima e a ser decidida nos detalhes, em favor de quem errar menos e, ao mesmo tempo, com ares de decisiva em relação à eleição majoritária de 2026.

Araguaína é, definitivamente, um território a ser conquistado.

 

 

SUCESSÃO MUNICIPAL DE PARAÍSO DO TOCANTINS

 

Em Paraíso do Tocantins o Palácio Araguaia já tem, praticamente, consolidada a formação do seu grupo político, encabeçado pelo deputado |Nilton Franco, pelo ex-prefeito, ex-governador Moisés Avelino e pelo ex-deputado federal Osires Damaso.

Tudo caminha para que o próprio Osires Damaso venha a ser o candidato de consenso, com apoio total do Palácio Araguaia, com a participação efetiva do governador Wanderlei Barbosa e dos deputados estaduais que o apoiam.

Os trabalhos e articulações continuam, porém, o martelo deve ser batido ainda em 2023, mas em momento oportuno.

 

 

PORTO NACIONAL COM TRÊS DEPUTADOS FEDERAIS

 

É chegada a hora de fazer valer a representatividade política de Porto Nacional, que conta com, nada menos, que três deputados federais - Toinho Andrade, Vicentinho Jr. e Ricardo Ayres - além do “governador curraleiro”, Wanderlei Barbosa, e cobrar enfaticamente o início efetivo das obras do Hospital Regional de Porto Nacional, sem blablablá.

O novo Hospital Regional é uma prioridade antiga dos portuenses e uma dívida dos representantes da cidade no Legislativo e no Executivo estaduais.

É hora da população encampar essa demanda e cobrar dos seus representantes!

 

 

JOAQUIM E MIÚDO “JUNTOS” COM RONIVON

 

Depois da análise política em que o Observatório Político de O Paralelo 13 revelou um esquema de estrangulamento da gestão Ronivon Maciel por parte do seu secretário de Governo, Miúdo e do vice-prefeito Joaquim de Luzimangues, aliados do vice-prefeito e do secretário correram a afirmar à nossa equipe que não existe nenhuma hipótese  de ruptura com o prefeito Ronivon Maciel.

Por outro lado, nossa fonte, que revelou os fatos narrados pelo nosso Observatório Político, reafirmou o que revelou e foi mais longe: “Joaquim e Miúdo têm, mesmo, que desmentir o que foi revelado, pelo menos até 2024, para evitar que seus apadrinhados no governo municipal sejam demitidos”.

Aguardemos…

 

VÍDEO DESMENTE RUPTURA

 

Um vídeo, supostamente, do vice-prefeito Joaquim do Luzimangues, desmentindo qualquer ruptura com o prefeito Ronivon Maciel foi divulgado nas redes sociais, desmentindo qualquer desentendimento com o prefeito Ronivon Maciel.

Tanto Joaquim do Luzimangues quanto Miúdo, afirmam que, em suas vidas públicas, nunca traíram nenhum companheiro e que estão com Ronivon Maciel em sua postulação à reeleição.

Vamos aguardar o andamento dos fatos para ver onde está a verdade…

 

 

CINTHIA AUMENTA FERIADO DE PÁSCOA PARA SERVIDORES

 

Os servidores municipais de Palmas terão quatro dias de folga, durante a celebração da Semana Santa. A prefeitura decretou ponto facultativo na quinta-feira (6), antecedendo o feriado nacional de sexta-feira (7), que celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Para os católicos, a quinta-feira que antecede o dia santo é tradicionalmente chamada de endoenças, por anteceder a celebração.

O decreto foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira (31). A medida é válida para as repartições da administração direta e indireta do Município. O expediente será retomado na segunda-feira (10).

Para os setores responsáveis por serviços essenciais com escala de plantão, como saúde e segurança, o decreto não é válido.

 

 

PREFEITOS GANHAM NOVO PRAZO EM LEI DE LICITAÇÕES

 

Os órgãos da administração pública terão até dezembro deste ano para se adaptarem às novas regras para licitações públicas. O prazo foi prorrogado a pedidos dos municípios, e a informação foi confirmada pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.

Conhecida como nova Lei de Licitações, a proposta foi sancionada em 2021 e, após dois anos de transição, passaria a valer integralmente a partir deste sábado (1⁰). O novo prazo foi publicado em uma medida provisória.

Os prefeitos argumentavam que, no período atual de adaptação, não seria possível adotar integralmente as novas regras, entre as quais a estrutura de governança e a especialização de agentes públicos envolvidos na contratação.

Durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília na quarta-feira (29), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), havia adiantado a decisão da ministra.

 

 

STF LIVRA RENAN CALHEIROS DE INVESTIGAÇÃO

 

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) mudou entendimento e desistiu de tornar o senador Renan Calheiros (MDB-AL) réu em uma ação da operação Lava Jato, sobre suposto recebimento de propina em um esquema de corrupção na Transpetro, subsidiária da Petrobras.

Os ministros acataram um recurso da defesa do senador e rejeitaram a denúncia, que já tinha sido aceita pela própria Segunda Turma, em 2019, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo o relator da ação, ministro Gilmar Mendes, o julgamento anterior foi omisso ao não deixar expresso quais provas da acusação não foram embasadas apenas na delação premiada de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro.

O voto dele foi seguido pelos ministros Ricardo Lewandowski e Nunes Marques. Já os ministros Edson Fachin e André Mendonça votaram pela rejeição do recurso e manutenção de Renan como réu.

 

 

LULA TEM AVALIAÇÃO DÚBIA EM PRIMEIRA PESQUISA

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao fim dos seus primeiros três meses de governo com aprovação de 38% da população, reprovação de 29%, avaliação regular de 30% e outros 3% de pessoas afirmando que não sabem avaliar.

Isso é o que mostra a pesquisa do DataFolha divulgada nesta sábado, 1º. O levantamento entrevistou 2.028 eleitores em 126 cidades na quarta-feira, 29, e na quinta, 30. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

A aprovação de 38% significa que para essa fatia da sociedade, o governo de Lula tem sido bom ou ótimo. E a desaprovação abrange aqueles que consideram a atual gestão ruim ou péssima.

Segundo o levantamento, a desaprovação a Lula ficou igual à registrada pelo seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no mesmo momento de seu governo, em 2019.

 

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o chefe do Executivo que mais indicou nomes ao STF (Supremo Tribunal Federal) desde o fim da ditadura militar no Brasil (1964-1985). Até hoje, 8 ministros que passaram pela Corte ou fazem parte da atual composição foram nomeados pelo petista, e ao fim de seu 3º mandato, outros 2 nomes serão conduzidos por ele. Lula substituirá em breve um dos seus indicados, o ministro Ricardo Lewandowski.

O magistrado antecipou a sua aposentadoria em cerca de 1 mês e deixa a Corte em 11 de abril. O anúncio do sucessor deve vir apenas depois da saída oficial de Lewandowski, mas o nome do advogado que defendeu o presidente na Operação Lava Jato, Cristiano Zanin, de 47 anos, tem se consolidado.

 

Última modificação em Segunda, 03 Abril 2023 08:52