COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Segunda, 10 Abril 2023 06:40
Avalie este item
(0 votos)

GAGUIM NA PRESIDÊNCIA DO UNIÃO BRASIL PALMENSE

 

Com passagens pela Câmara Municipal de Palmas, onde foi presidente, pela Assembleia Legislativa, onde também foi presidente, governador e deputado federal, sempre como um dos mais votados em Palmas, Carlos Gaguim acaba de assumir a presidência da Comissão Provisória de Palmas do União Brasil, presidido no Estado pela senadora Dorinha Seabra.

A pergunta que não quer calar é: gaguim será candidato a prefeito ou apoiará outra candidatura?

 

 

GAGUIM FORMA COMISSÃO 100% CONFIÁVEL

 

O deputado federal carlos Gaguim fez questão de formar uma Comissão Provisória 100% confiável, compostas por nomes da “família” do seu gabinete, para não ter risco de reviravolta na hora da escolha do candidato a prefeito, 100% avalizado da presidente estadual da legenda, senadora Dorinha Seabra.

 

 

VANDA MONTEIRO DEMONSTRA DESCONFORTO COM GAGUIM

 

A deputada estadual Vanda Monteiro, do União Brasil, deixou bem claro o seu desconforto com a nomeação do deputado federal Carlos Gaguim para presidir a Comissão Provisória do partido, em Palmas.

A deputada viu a nomeação de Gaguim como uma decisão “goela abaixo” e quer discutir o assunto com a cúpula do União Brasil na próxima semana, em Palmas.

Mas após a publicação da ata com as nomeações dos membros da Comissão Provisória, a questão parece ser “prego batido e ponta virada”.

Resta saber como se comporta Vanda Monteira, ao ser dirigida partidariamente por Carlos Gaguim.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos…

 

 

JANAD E EDUARDO SIQUEIRA POLARIZAM SUCESSÃO MUNICIPAL DE PALMAS

 

Não há o que discutir. No atual cenário da sucessão municipal de Palmas, a deputada estadual Janad Valcari e o ex-prefeito de Palmas e ex-deputado estadual, Eduardo Siqueira Campos são os nomes mais comentados nas redes sociais, dentre todos os pré-candidatos que se tem notícia.

Lembrando que os dois mais fortes “cabos eleitorais” em Palmas serão o governador Wanderlei Barbosa e a prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro, que ainda não declararam apoio a nenhuma das atuais pré-candidaturas, já deixaram claro que o assunto sucessão municipal só entrará em suas pautas no próximo ano, no momento mais oportuno.

Além do quê, ainda existe a possibilidade de Wanderlei e Cinthia apoiarem uma mesma candidatura ou candidaturas diferentes.

Mas é inegável que as pré-candidaturas de Janad e de Eduardo vão ganhar musculatura até que sejam definidos apoios e os reais candidatos que disputarão a prefeitura da Capital.

 

 

AMASTHA NO TAQUARI

Thiago Andino o presidente do PSDB Carlos Siqueira e Amastha foto de 2022 

 

Um observador e crítico da política palmense, em um almoço com o Observatório Político de O Paralelo 13, na última sexta-feira, fez um comentário em tom de zombaria, sobre o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha.

O formador de opinião quer saber se “desta vez, o presidente do PSB, ex-prefeito e candidato a prefeito de Palmas, Carlos Amastha, vai morar, de fato, no Taquari”.

Na eleição passada, Amastha se declarou morador do Jardim Taquari, um dos bairros mais distantes da Capital.

Para o nosso interlocutor, Amastha precisa esclarecer o que chamou de “fake news”.

 

LULA “ESQUECE” ATOS DE 8 DE JANEIRO

 

Às vésperas de completar 100 dias no governo, o presidente Lula (PT) divulgou um artigo no qual ignora o ataque às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro, fala em reconstrução e união e lista os programas lançados em sua gestão desde o início do ano.

O texto foi publicado no jornal Correio Braziliense —Lula completará 100 dias de governo hoje (10). Desde a transição após as eleições, o petista tem dito que primeiro precisa "reconstruir" o país, que, segundo ele, foi destruído por seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL).

 

 

GOVERNO SEM MARCA

Na véspera de completar os 100 primeiros dias de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva justificou que priorizou, neste início de mandato, "o que era inadiável" para criar "bases para um futuro melhor". O petista citou a formulação do arcabouço fiscal, "realista e responsável, que mantém o equilíbrio das contas públicas e garante que os pobres estejam no orçamento".

O presidente escreveu artigo publicado neste no jornal Correio Braziliense. Lula chega nesta segunda-feira, 10, à marca de 100 dias de governo com dificuldade de criar uma agenda positiva e popularidade menor do que no início dos mandatos anteriores, apostando na retomada de programas que marcaram gestões petistas, como Bolsa Família, Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida.

 

PLÁGIO DE “SLOGAN”

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo em suas redes sociais para comemorar os 100 primeiros dias de governo, que serão completados na segunda-feira, 10, recorrendo ao mesmo mote usado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB): "O Brasil Voltou". O slogan foi adotado pelo emedebista, que assumiu o Palácio do Planalto após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016, na cerimônia que celebrou o segundo ano de sua gestão.

"Voltamos para cuidar do povo brasileiro, e é isso que estamos fazendo. Seguiremos trabalhando juntos por um Brasil de mais direitos e oportunidades. #OBrasilVoltou", escreveu Lula.

Os petistas acusam Temer de ter dado um "golpe" em Dilma, que foi cassada em 2016. O próprio Lula chamou Temer de "golpista" várias vezes.

 

 

LIRA NÃO VAI PRA CHINA COM LULA

 

Presidentes Lira e Pacheco

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não vai integrar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na viagem à China agendada para 11 de abril, segundo sua assessoria, por orientação médica. Convidado, ele cancelou a participação por estar se recuperando de uma cirurgia de hérnia umbilical, procedimento considerado de baixa complexidade. Já a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), está confirmada na delegação.

A comitiva brasileira parte rumo a Pequim no dia 11 de abril. A ida de integrantes do governo e parlamentares ao país asiático estava prevista para o dia 24 março, mas foi desmarcada após

Lula ser diagnosticado com broncopneumonia e influenza A. Como mostrou a Coluna do Estadão, Lira havia desistido de integrar a comitiva da primeira viagem.

 

HADDAD ELOGIA LIRA E PACHECO

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foram os “grandes responsáveis” pela transição do governo de Jair Bolsonaro (PL) para o de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Quem fez a transição de um governo para outro foi o Congresso, nas pessoas do Lira e do Pacheco. Consolidaram o resultado das urnas, o respeito à democracia, inclusive aprovando uma emenda constitucional que garantiu a gestão no primeiro ano de governo”, disse Haddad em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

 

SOBREVOO NO MARANHÃO

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sobrevoo nos locais afetados pelas chuvas no Maranhão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou a cidade de Trizidela do Vale – um dos mais prejudicados entre os 64 municípios do Maranhão que enfrentam os impactos de fortes chuvas há semanas.

Lula pousou no aeroporto de Bacabal por volta das 09h30, onde cumprimentou apoiadores e foi recepcionado pelo governador maranhense Carlos Brandão (PSB).

O presidente viajou acompanhado de parte de seu gabinete de ministros, como o ministro da Justiça e ex-governador do Maranhão, Flávio Dino, além de Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Comunicação Social), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Luiz Marinho (Trabalho).

 

 

VALDEMAR COSTA NETO INTERNADO

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, está internado no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, após sentir um mal-estar neste domingo.

Ele viajava pelo Nordeste durante o feriado de Páscoa quando sentiu dor no peito.

O presidente do PL passa bem, mas vai ficar internado para um procedimento de cateterismo, previsto para ser realizado hoje.