COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Terça, 16 Mai 2023 07:42
Avalie este item
(0 votos)

CINTHIA, WANDERLEI E LIRA NA AGROTINS

A abertura oficial da Agrotins 2023 será hoje, mas as presenças do governador Wanderlei Barbosa, da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, de 23 deputados federais que compõem a bancada ruralista, além dos parlamentares tocantinenses, será o foco das lentes e das mentes presentes.

Além deles, os secretários estadual e municipal da Agricultura, Jaime Café e Carlos Braga, respectivamente, que estão fazendo essa edição da Agrotins acontecer, fecham a lista de autoridades que prestigiarão o evento.

Esse raro encontro público de um sem-número de autoridades, deve servir de pano de fundo para o resfriamento dos ânimos acerca do mal-entendido provocado pela situação vivida na Saúde Pública entre a prefeitura de Palmas e o governo do Estado.

Nada como um grande evento, com grande prestígio para acalmar os ânimos e recolocar a harmonia em primeiro plano.

 

SENADOR EDUARDO GOMES EM PALMAS, COM BOAS NOTÍCIAS

O senador Eduardo Gomes estará esta semana em Palmas para a entrega de maquinário a vários municípios tocantinenses e, como sempre, trazendo mais boas notícias de cunho financeiro, que oxigenarão gestões e beneficiarão a população, independente da cor partidária dos gestores das cidades atendidas.

Eduardo Gomes sempre agiu no senado como um embaixador do Tocantins no Congresso Nacional, tratando os 139 municípios de maneira igualitária e incentivando toda a bancada federal a fazer cada vez mais pelo povo tocantinense.

 

NÃO HÁ ROMPIMENTO, HÁ “DESENTENDIMENTO PONTUAL”

 

A frase acima foi dita por um membro “5 estrelas” do conglomerado político do Palácio Araguaia, em referência ao relacionamento com a prefeitura de Palmas.

Segundo ele, o governador Wanderlei Barbosa segue com suas ações em Palmas e nos demais municípios de forma serena e tranquila, sem se deixar abalar por episódios como a “briga da Saúde”.

 

PAÇO TAMBEM NÃO ROMPEU

Enquanto isso, a mesma sensação é emanada do Paço Municipal de Palmas, em que interlocutores afirmam que a prefeita Cinthia Ribeiro “apenas respondeu ao secretário da saúde do Estado, Afonso Piva, que cometeu injustiças e deu declarações levianas à uma emissora de TV, citado a prefeita de Palmas”.

Cinthia, em nenhum momento, falou no nome de Wanderlei Barbosa, continuam os interlocutores, finalizando que “Cinthia só defendeu a população palmense, que precisa dos serviços públicos de saúde prestado pelo SUS. “nada além disso”, garantiram ao Observatório Político de O Paralelo 13.

 

INVESTIGAÇÃO APERTA SOBRE BOLSONARO

A investigação da Polícia Federal sobre a suspeita de um esquema de desvio de recursos e rachadinha no Palácio do Planalto sob a gestão de Jair Bolsonaro identificou a realização de depósitos em dinheiro vivo para a então primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Esses repasses eram operacionalizados, de acordo com a PF, pelo ex-ajudante de ordens Mauro Cid, preso no último dia 3 de maio por suspeita de articular um esquema de fraude em certificados de vacinação.

A defesa de Jair e Michelle Bolsonaro negou irregularidades e afirmou, em nota, que tem "absoluta convicção que todos os pagamentos referentes ao dia a dia da família eram feitos com recursos próprios

 

EX-PRESIDENTE ACUADO

 

Ficou mais difícil sustentar a tese de que o coronel Mauro Cid, preso por fraudar os cartões de vacina de Bolsonaro, familiares e assessores, agiu sozinho. Notícia do Globo informa que a Polícia Federal descobriu que a senha de acesso de Bolsonaro ao aplicativo ConecteSUS, que estava associado ao e-mail de Cid, foi transferida para outro coronel: Marcelo Costa Câmara.

Ex-servidor do Planalto, o coronel Câmara integra hoje a equipe de oito assessores a que Bolsonaro tem direito como ex-presidente. Tornou-se inviável para Bolsonaro reeditar o bordão "eu não sabia." O problema das inverdades é que por baixo das mentiras de Bolsonaro seus protetores precisam acomodar outras camadas de mentiras. Numa primeira camada, há a declaração categórica de Bolsonaro, feita após a batida policial em sua casa: "Não existe adulteração da minha parte. Não tomei a vacina. Ponto final." Foi como se dissesse, com outras palavras: "O Mauro Cid é que tem que responder!"

 

PALMENSES NO AGUARDO DAS BOAS NOTÍCIAS

Nos bastidores da política palmensee, todos aguardam boas notícias por parte da prefeita Cinthia Ribeiro, referentes ao próximo dia 20 de maio, aniversário da Capital do Tocantins.

As especulações giram em torno de vários assuntos, mas ninguém conseguiu cravar quais são as surpresas a serem anunciadas por Cinthia Ribeiro.

Lembrando que estamos a menos de uma semana do dia 20...

 

SUCESSÃO 2024 EM ARAGUAINA

O caldeirão sucessório está fervendo em Araguaína, após o nome do deputado Alexandre Guimarães ser colocado como certo entre os candidatos a prefeito da Capital do Boi Gordo.

Guimarães obteve mais de 13 mil votos na cidade, em sua candidatura pelo Republicanos, partido presidido, no Tocantins, pelo governador Wanderlei Barbosa.

Somando-se a isso a pré-candidatura de Jorge Frederico, deputado estadual muito bem votado na cidade, com mais de 12 mil votos, começa a se complicar a situação do atual prefeito, Wagner Rodrigues, *foto) que passará a ser a “vidraça” dos candidatos oposicionistas, alvo de “pedradas” e “chuviscos” vindos de todos os lados.

Cabe lembrar que tanto Guimarães quanto Frederico têm DNA do Palácio Araguaia e é bem possível que as suas duas candidaturas se tornem uma só.

Ainda é cedo para qualquer previsão, mas, para Wagner Rodrigues, o melhor é que haja o máximo de candidaturas possível, para que a oposição venha dividida.

Em Araguaína não tem segundo turno...

 

 

EDUARDO FORTES CRESCE EM GURUPI

O deputado estadual Eduardo Fortes vem se configurando em um dos principais nomes na disputa pela prefeitura de Gurupi.

Além de ter sido o deputado estadual mais votado na cidade, com mais de dez mil e 400 votos, o jovem político já prestava serviços à comunidade gurupiense e de cidades vizinhas muito antes das eleições.

Agora, seu nome é um dos preferidos no cenário sucessório formado na Capital da Amizade, uma vez que seus trabalhos sociais triplicaram na cidade e na Região.]

As especulações dão conta de que Fortes seria o escolhido pelo vice-governador, Laurez Moreira para o embate com a atual prefeita, Josi Nunes.

Em outras palavras, Eduardo Fortes pode ser o candidato do Palácio Araguaia em Gurupi.

 

TOINHO ANDRADE CANDIDATÍSSIMO EM PORTO NACIONAL

Depois do deputado federal Alexandre Guimarães em Araguaína, o também deputado federal pelo Republicanos, Toinho Andrade, dá demonstrações claras de que será candidato a prefeito de Porto Nacional.

A questão é dada como “prego batido e ponta virada”, inclusive com as bênçãos do Palácio Araguaia, onde o parlamentar portuense tem um relacionamento estreito com o governador Wanderlei Barbosa.

Toinho Andrade, inclusive, já está com sua pré-campanha nas ruas, bairros e distritos da cidade, participando de reuniões, visitando amigos e participando de eventos, como o realizado no Dia das Mães, organizado há anos pela sua esposa, Dona Virgínia, muito querida pela comunidade de Porto Nacional.

 

TERCEIRA VIA EM PORTO

Os empresários e líderes políticos e do agronegócio portuenses estão se reunindo reservadamente para tratar de política.

No último fim de semana foram duas reuniões para chegar a um denominador comum e definir que um deles será o candidato de todos. O nome só será sacramentado em meados de 2024 e, o combinado é que até lá todos os pretendentes poderão fazer seu dever de casa e buscar fazer seu nome para, em novas e constantes reuniões, construindo um projeto de governança que abranja todas as camadas sociais e todos os cantos da cidade, principalmente os distritos de Luzimangues, Pinheirópolis, Escola Brasil e a zona rural, possa ser definido qual nome estará mais forte e mais capacitado para encabeçar o grupo.

Uma terceira via pensada, organizada e com estrutura.

Vai dar trabalho.

 

RIVALIDADE ENTRE MINISTROS DE LULA

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta segunda-feira, 15, que o licenciamento ambiental pedido pela Petrobras ao Ibama para perfuração marítima na bacia da foz do Rio Amazonas requer apenas a concessão de pesquisa da reserva da chamada margem equatorial. Ele defendeu que o projeto solicita a autorização para pesquisar um poço na área - fase anterior à exploração do petróleo - e disse que o pretexto de um "pseudorrisco" não pode impedir a prospecção para que se tenha "conhecimento científico das potencialidades e riquezas naturais".

"O que se discute neste momento não é a exploração dos diversos poços daquela região. Se discute a autorização para pesquisar uma reserva da margem equatorial. Se nós vamos fazer a exploração dessas potencialidades ou não, é uma decisão a ser tomada em outro momento pelo governo brasileiro", disse a jornalistas após participar de um painel organizado pelo Grupo Esfera Brasil, que reúne empresários e autoridades. "Agora o que não é de bom senso é que nós não tenhamos conhecimento das nossas riquezas sob o pretexto de um pseudorisco, que não é em potencial ambiental", afirmou.

 

LULA NÃO ADMITE RACHA POR ARCABOUÇO FISCAL

 

O governo não vai aceitar a oposição do PT ao projeto de lei do arcabouço fiscal. O aviso foi dado nesta segunda-feira, 15, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião com ministros da coordenação de governo e líderes da Câmara e do Senado, no Palácio do Planalto.

Lula afirmou que, mesmo não havendo acordo para o projeto do jeito que o PT gostaria, não admitirá racha em seu partido. Na prática, dissidentes podem até mesmo perder indicações no governo e para ocupar cadeiras em Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). Dos 37 ministérios, dez são comandados por filiados ao PT.

 

UNIÃO EM BENEFÍCIO PRÓPRIO

Na lista de textos em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para esta terça-feira, 16, está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para anistiar partidos que cometeram irregularidades em campanhas eleitorais. Além de garantir "perdão" às legendas que desrespeitaram a lei de cota de gênero e raça nas últimas eleições, o texto afrouxa o sistema de pagamento de multas impostas às siglas com pendências nas prestações de conta.

Com o apoio de partidos que vão do PT, de Luiz Inácio Lula da Silva, ao PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, a nova proposta tem como objetivo alterar a Emenda Constitucional N.º 117, de 5 de abril de 2022, que já anistiou os partidos que não preencheram a cota mínima de recursos ou que não destinaram os valores mínimos para candidaturas femininas e negras na eleição de 2018.