COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Quarta, 27 Setembro 2023 05:45
Avalie este item
(0 votos)

GOVERNO INICIA SOLENIDADES PELOS 35 ANOS DO TOCANTINS

 

O governador Wanderlei Barbosa reuniu a bancada federal do Tocantins no que foi a primeira das diversas solenidades que marcarão as comemorações pelos 35 anos de emancipação política do Estado.

O evento foi no Congresso Nacional e reuniu os senadores Eduardo Gomes e Dorinha Seabra, os deputados federais Vicentinho Jr., Lázaro Botelho, Toinho Andrade e Ricardo Ayres, além de Wanderlei barbos e seu vice, Laurez Moreira.

Diversos secretários de Estado da atual gestão também estiveram presentes.

No próximo dia dois de outubro haverá uma sessão solene na Casa Alta, alusiva aos 35 anos do Tocantins, resultado de uma propositura dos senadores Eduardo Gomes e Dorinha Seabra e do deputado federal Ricardo Ayres.

 

ANUNCIADA PROGRAMAÇÃO DA FESTA DOS 35 ANOS DO TOCANTINS

 

A festa de comoemoração pelos 35 anos do Tocantins vai durar dois dias. Shows de artistas de conhecidos em todo o Brasil estão entre as atrações, que vão se apresentar nos dias 5 e 6 de outubro, sempre na Praça dos Girassóis, ficando o segundo dia reservado para as atrações gospel.

A programação foi confirmada da seguinte forma: quinta-feira, 5 de outubro, Maiara e Maraisa; Anavitória; Rick e Renner; Débora e Gerúsia, Evoney Fernandes; Lauana Prado eFlaguim Moral.

Sexta-feira, 6 de outubro, Grupo Amém; Daniel e Samuel; Theo Rubia; Bruna Karla e Cassiane.

De acordo com o Governo do Estado, os artistas vão subir ao palco a partir das 19h nos dois dias.

 

RONIVON FAZ REUNIÃO DE AVALIAÇÃO

 

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel reuniu o primeiro escalão do seu governo, juntamente com seu vice, Joaquim do Luzimangues, para fazer uma análise da sua gestão e, logicamente, falar de novos projetos e discutir as prioridades para as próximas ações municipais.

Novas obras devem receber ordens de serviço e outras suas conclusões definidas.

Ronivon aproveitou para agradecer sua equipe pela união de todos em busca de soluções para as demandas da população.

A reunião foi encerrada sem que o assunto sucessão municipal fosse citado.

 

INCÊNDIO PODE AFETAR PRODUÇÃO DE CAPIM DOURADO

 

Uma das riquezas naturais do Tocantins, o capim dourado, conhecido como ouro tocantinense, sofreu uma enorme perda após incêndio no povoado Mumbuca, na região do Jalapão. Desde sexta-feira (22) as equipes de fiscalização acompanham a situação e segundo o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a área queimada é de três mil hectares, que equivale a uma área de três mil campos de futebol.

A destruição afetou diretamente a população que depende da matéria-prima usada na confecção de artesanatos com o capim dourado. A colheita começaria no dia 20 de setembro, conforme já é tradição nos campos da região. A festa que marca o início da colheita aconteceu no dia 16 de setembro, mas a previsão é de uma grande quebra na quantidade colhida.

 

MINIRREFORMA CAMINHA A PASSOS CURTOS

 

Presidentes de partidos e lideranças do Congresso Nacional já admitem que a proposta minirreforma eleitoral aprovada pela Câmara não será votada no Senado a tempo de valer para as eleições municipais de 2024.

O motivo, dizem, foi a decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de colocar a minirreforma para tramitar junto ao projeto do novo código eleitoral, proposta com quase mil artigos.

A descrença em relação à aprovação da minirreforma para 2024 foi exposta nos últimos dias por nomes como o vice-presidente da Câmara e presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP).

 

FORÇAS ARMADAS NÃO FISCALIZAM MAIS ELEIÇÕES, DIZ TSE

 

Quase um ano após o processo eleitoral de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) excluiu as Forças Armadas da lista de entidades que fiscalizam o sistema eletrônico de votação. A medida, proposta pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, foi aprovada nesta terça-feira em sessão da Corte, por unanimidade.

Na mesma decisão chancelada pela Corte, Moraes também propôs a retirada o Supremo Tribunal Federal (STF) como entidade fiscalizadora.

A decisão ocorre em meio às investigações sobre o papel de Jair Bolsonaro nos ataques às instituições e a suposta adesão de militares a teses golpistas. No ano passado, o ex-presidente acompanhou com interesse o trabalho de oficiais como fiscalizadores do processo eleitoral.

 

PARTIDOS FAZEM ABAIXO ASSINADO POR “USURPAÇÃO DE COMPETÊNCIA” DO STF

 

Integrantes de 16 Frentes Parlamentares, do Novo e do PL fizeram um abaixo-assinado para repudiar o que chamam de “a contínua usurpação de competência pelo Supremo Tribunal Federal (STF)” em temas como a legalização das drogas, descriminalização do aborto, direito de propriedade e legítima defesa, entre outros.

No documento, os partidos e as Frentes Parlamentares manifestam “seu firme e integral repúdio às decisões que invadem as competências do Parlamento”.

“Ressalvado o nosso respeito às competências do STF como Corte Constitucional, não aceitaremos qualquer interferência na prerrogativa legislativa do Congresso Nacional. Tomaremos as devidas medidas para restabelecer o equilíbrio entre os Poderes”, afirma o documento.

 

ROSA WEBER DEIXA PRESIDÊNCIA DO STF. BARROSO ASSUME

 

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), comanda, nesta quarta-feira (27), a última sessão presencial do plenário da Corte no cargo de presidente.

Na sessão, a previsão é de que os ministros retomem o julgamento da tese para a aplicação da decisão que invalidou o uso do marco temporal nas áreas indígenas.

O novo presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, toma posse na quinta-feira (28). Com ele, o vice-presidente Edson Fachin.

Weber vai se aposentar na próxima segunda-feira (2), após quase 12 anos de atuação na Corte -- marcada pelo comando do tribunal no último ano e pela relatoria de processos com impacto social.

 

HELENO CHAM CID DE “FANTASIOSO”

 

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno classificou como "fantasia" o relato feito pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, de que teria presenciado reuniões em que o então presidente e chefes das Forças Armadas supostamente trataram de um golpe de Estado.

O general da reserva deu a declaração durante depoimento à CPI dos Atos Golpistas, após um questionamento formulado pela relatora da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

A investigadores da Polícia Federal, Mauro Cid disse que Bolsonaro teria se reunido com integrantes da Marinha e do Exército. Nesses encontros, o então presidente supostamente falou sobre uma "minuta de golpe", que previa ilegalidades como afastamento de autoridades.

 

LULA E AGRONEGÓCIO CADA VEZ MAIS DISTANTES

 

Em entrevista ao programa Caminhos com Abílio Diniz, da CNN, o ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi afirmou que existe um “tensionamento” no diálogo entre o agronegócio e o presidente Lula.

“Há um tensionamento nessa relação, embora as duas partes estejam tentando criar um espaço para diálogo através do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que é um ex-assentado e um agricultor que tem procurado fazer esse encontro”, disse.

Maggi associou as dificuldades no diálogo entre o setor e o Executivo a fatores como a fiscalização no campo e a questões ambientais.

“O pessoal [do agro] se ressente bastante da fiscalização no campo, porque ela é dura, às vezes até maldosa. Nessas questões do meio ambiente os agricultores também sofrem muito. Há uma pressão muito forte e isso estraga um pouco essa relação”, afirmou.

 

LULA SE REÚNE COM PRESIDENTE DO BC PELA 1ª VEZ

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai receber o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

Será o primeiro encontro entre os dois desde que Lula assumiu seu terceiro mandato presidencial.

A reunião vai acontecer no Palácio do Planalto no final da tarde de quarta-feira (27).

O encontro vai contar com a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O pedido para o encontro partiu de Campos Neto, que vem sendo alvo de críticas duríssimas e pessoais não só de Lula, mas de muitos governistas, de dentro e fora do PT.

 

 

Última modificação em Quarta, 27 Setembro 2023 06:02