COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Segunda, 02 Outubro 2023 06:58
Avalie este item
(0 votos)

REVISTA HOMENAGEIA SIQUEIRA

A Associação Amigos do Palacinho fará o lançamento da revista “Siqueira Campos - Um Legado aos Vereadores” no próximo dia três de outubro, às 16 horas, no auditório da Câmara Municipal de Palmas.

Antes programado para acontecer em Brasília, o lançamento foi confirmado para Palmas.

O lançamento será em homenagem aos 35 anos do Tocantins e ao ex-governador, falecido recentemente.

 

3 DE OUTUBRO: UM ANO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024

Os olhos de todos estão voltados para o calendário eleitoral, relativo às eleições de municipais de 2024. Estamos a exatamente um ano do pleito.

O governador Wanderlei Barbosa, seu vice, Laurez Moreira devem iniciar a movimentação para garantir suas postulações ao senado e ao governo do Estado, respectivamente.

Dois senadores, Eduardo Gomes e Irajá Abreu, os oito deputados federais e os 24 deputados estaduais, os dirigentes partidários, todos estarão, a partir de hoje, trabalhando para assegurar sua representatividade política, que será medida pelo resultado das urnas, daqui a um ano, principalmente nos 12 principais colégios eleitorais do Tocantins.

Quem não fizer bons e leais prefeitos, dificilmente terá forças na disputa pelas eleições de 2026.

Isso é fato!

 

EDUARDO SIQUEIRA ENTRA DE VEZ NO TABULEIRO SUCESSÓRIO DE PALMAS

Esta semana será oficializada a filiação de Eduardo Siqueira Campos ao Podemos, em solenidade do partido na Câmara Federal, no próximo dia quatro, às 16h no Salão Verde, confirmando a candidatura do ex-prefeito, ex-senador e ex-deputado estadual à prefeitura de Palmas, com a participação de toda a cúpula nacional da legenda.

Eduardo será oposição ao Palácio Araguaia, enquanto o governador Wanderlei Barbosa aguarda o momento certo para anunciar quem receberá seu apoio.

Se Wanderlei demorar muito, corre o risco de não ver o seu escolhido decolar, pois quase todos os pré-candidatos a prefeito já possuem as suas chapas de candidatos a vereador praticamente prontas.

 

 

JÚNIOR GEO, O “ENGOMADINHO”

Membros da cúpula estadual do Podemos, em conversas reservadas com o nosso Observatório Político, se referiram ao deputado estadual Júnior Geo como “o engomadinho”, revelando que o parlamentar se acha o máximo, quase intocável.

As fontes vão mais além, afirmando que o Júnior Geo não teve diálogo com o partido, muito menos atendia às ligações dos dirigentes da legenda e que suas preocupações eram apenas com ele, sem dar espaço para outras questões, se comportando como se fosse o único político tocantinense “puro”, quase um santo.

O resultado foi que Geo não conseguiu construir um grupo político ao seu redor, ficando isolado dentro da legenda.

Ainda segundo as fontes, o desprezo de Júnior Geo pela cúpula do Podemos fez com que a troca dele por Eduardo Siqueira Campos fosse bem-vinda. “Ninguém chorou e ninguém reclamou”...

 

OS 35 ANOS DO TOCANTINS NO CONGRESSO NACIONAL I

 

Nesta segunda-feira, dia dois de outubro, o Senado Federal e Câmara dos Deputados realizam sessão solene em homenagem aos 35 anos do Tocantins, após propositura dos senadores Eduardo Gomes e Dorinha Seabra, e do deputado federal Ricardo Ayres.

 

OS 35 ANOS DO TOCANTINS NO CONGRESSO NACIONAL II

 

O governador Wanderley Barbosa prepara uma grande festa para comemorar os 35 anos de criação do Tocantins durante a sessão solene no Congresso Nacional.

Será exibido um painel com fotos históricas e um vídeo mostrando as conquistas e o cresci mento do Tocantins.

Os tocantinenses residentes em Brasília e que fizeram parte da luta pela criação do Estado serão homenageados na sessão solene.

Os principais membros do governo estarão presentes, assim como a bancada federal, deputados estaduais e outras autoridades.

 

 

IRAJÁ ABREU IGNORA ABERTURA DE COMEMORAÇÕES

O senador Irajá Abreu não compareceu à abertura das comemorações pelos 35 anos do Tocantins no Congresso Nacional.

Estiveram presentes os senadores Eduardo Gomes e Dorinha Seabra, os oito deputados federais tocantinenses, o governador, Wanderlei Barbosa, o vice-governador, Laurez Moreira, o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, além de outras autoridades.

Pelo entendido, Irajá Abreu não compareceu para evitar se encontrar com o governador Wanderlei Barbosa, mas acabou não se encontrando foi com a história do Tocantins, que diz respeito ao seu povo, não a governos.

 

PEC QUE LIMITA STF COMEÇA A TRAMITAR

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite ao Congresso Nacional derrubar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a tramitar nesta quarta-feira, 27, na Câmara dos Deputados, após receber a assinatura de 175 parlamentes, quatro a mais do que o necessário para que o texto pudesse ser protocolado. A proposta impõe que o Legislativo poderá derrubar decisões do STF que, segundo os autores da proposta, "extrapolem os limites constitucionais".

A PEC nº 50/2023 faz parte de uma ofensiva de grupos políticos conservadores do Congresso contra decisões recentes do STF. Neste ano de 2023, a Corte tomou decisões contrárias ao Legislativo ao voltar a julgar a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, tornar inconstitucional o marco temporal das terras indígenas e iniciar a votação sobre a legalização do aborto até 12 semanas de gestação.

 

BARROSO NEGA CRISE ENTRE STF E LEGISLATIVO

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou em entrevista que não vê uma "crise" entre o Legislativo e o Judiciário no país. O ministro também pregou diálogo entre as instituições para a superação de impasses.

Barroso deu as declarações durante entrevista, concedida um dia após o magistrado tomar posse como novo presidente do Supremo.

Ele foi questionado sobre os recentes embates entre Congresso Nacional e Supremo a respeito de julgamentos em andamento na Corte, como o do marco temporal para demarcação de terras indígenas e o que trata do porte de maconha para uso pessoal. Barroso também disse que o debate do aborto talvez não esteja maduro na sociedade.

 

 

Última modificação em Segunda, 02 Outubro 2023 10:10