COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Terça, 02 Julho 2024 09:51
Avalie este item
(2 votos)

DESENCOMPATIBILIZAÇÃO DIA 5 DE JULHO

 

Os servidores em cargos comissionados e sob contratos temporários que desejam disputar cargos eletivos em outubro próximo, seja para prefeito, vice ou vereador, precisam pedir exoneração, se desincompatibilizar de seu cargos até o próximo dia cinco, sexta-feira.

Já os servidores concursados que exercem cargos de direção, devem se desincompatibilizar após terem seus nomes aprovados para candidatos nas convenções partidárias, sem prejuízo dos seus salários.

 

FIM DOS PRAZOS DE PROMOÇÕES NOMEAÇÕES E DEMISSÕES

 

Já os prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais dos 139 municípios tocantinenses – assim como em todo o Brasil – estarão proibidos, a partir do dia seis, sábado, de nomear, promover ou demitir servidores.

Também estarão proibidas aos gestores municipais a abertura ou dispensa de licitações, concursos públicos e adesão de atas.

Agora, só após o período eleitoral.

 

PORTO NACIONAL DANDO EXEMPLO AO TOCANTINS

O Padre Jackson, da Paróquia de São João, em Porto Nacional, interrompeu a missa que celebrava no último domingo, quando percebeu a presença do prefeito Ronivon Maciel e do deputado federal Toinho Andrade.

Os dois foram chamados ao altar e, após pedido de Padre Jackson, se abraçaram e assim se mantiveram, ouvindo o sacerdote, que “ameaçou”: “se eu souber que um de vocês esteja com xingamentos contra o outro, vou pedir pra ninguém da paróquia votar em vocês”.

Ronivon e Toinho se deram um longo aperto de mãos e receberam as bênçãos do Padre Jackson.

Fica, aí, o exemplo dos filhos de Porto Nacional de como deve se fazer política: ao fim do período eleitoral, todos voltam a ser amigos, independente de quem ganhar ou quem perder, somos todos conterrâneos e queremos o mesmo bem para nossa Porto Nacional.

 

LUANA RIBEIRO DE VOLTA À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Após migrar para o PSD e voltar ao PCdoB, a deputada estadual, Luana Ribeiro toma posse na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, dia três, às 9h. A parlamentar é suplente da Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil), composta pelo PT, PV E PCdoB, e assumirá a cadeira do deputado estadual, Ivory de Lira, que se licenciará para dedicar-se à pré-candidatura em Miracema.

Em conversas com a imprensa, Luana disse estar entusiasmada para participar deste momento. "A expectativa é grande. Eu fiquei esse período fora da Assembleia e, às vezes, podemos enxergar as coisas com outro olhar. Estou com muita vontade e muita garra para continuar servindo ao povo tocantinense. Esse é, sempre foi, e sempre será meu ofício", afirmou a parlamentar.

 

 AGUARDANDO O GOVERNADOR WANDERLEI BARBOSA CHEGAR

A agenda do governador Wanderlei Barbosa está congestionada para os próximos dias, após a sua chegada de Portugal.

São dezenas de pré-candidatos a prefeito e centenas a vereador, dependendo apenas de uma conversa para poder bater o martelo sobre suas postulações.

Uma das decisões mais aguardadas diz respeito à cidade de Araguatins, onde o prefeito Aquiles da Areia, indicado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, deu uma “rasteira baiana” no grupo palaciano ao fazer uma festança, no último fim de semana, para o senador Irajá Abreu, que indicou o presidente do PSD local como vice de Aquiles que tentará a reeleição.

Esse mês de julho promete...

 

TEMPORADA DE PRAIA EM PORTO NACIONAL I

Com várias atrações confirmadas, a Prefeitura de Porto Nacional divulga os shows nacionais da temporada Porto Verão 2024, nas praias de Porto Real e de Luzimangues. A temporada inicia-se dia primeiro de julho e finaliza em 04 de agosto. Na abertura, dia 06, terá o show com o grupo Kamisa 10 na praia Porto Real e com o show de Papazoni na praia de Luzimangues.

A prefeitura de Porto Nacional anunciou ainda que serão cinco finais de semana com uma vasta programação entre shows nacionais e regionais. Além das famosas praias, ainda terá o tradicional aniversário de Porto Nacional com o grande show da banda baiana Parangolé.

Valorizando os artistas regionais, a secretaria de Cultura e Turismo está preparando uma grade que contará com mais de 60 artistas regionais e locais dentro da programação oficial do Porto Verão 2024.

 

TEMPORADA DE PRAIA EM PORTO NACIONAL II

O secretário de Cultura e Turismo Fernando Windlin mostrou-se empolgado. “Estamos trabalhando para fazer um grande evento para os portuenses e para os turistas. Temos duas praias lindíssimas que estarão prontas para receber a todos.

Nos próximos dias, iniciaremos os eventos para todos os gostos”, pontuou o secretário.

É importante frisar que o Porto Verão 2024 apoia diretamente os comerciantes, gerando impactos econômicos significativos para a cidade, impulsionando o comércio e fomentando a economia local.

 

PALMAS É A SEGUNDA CAPITAL EM NÚMERO DE MULHERES CANDIDATAS A PREFEITA

Em 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou as normas para prevenir fraude na cota de gênero, ainda assim, um levantamento feito com exclusividade pela GloboNews com os partidos que têm as maiores bancadas na Câmara dos Deputados revelou que apenas 26 mulheres são pré-candidatas à prefeitura nas capitais do Brasil.

Entre os partidos, a Federação PSOL-Rede, a Federação PT, PCdoB e PV, União Brasil e NOVO têm o maior número de pré-candidatas.

Já nas capitais, o destaque fica com Aracaju (SE), que tem cinco mulheres na disputa.  Palmas aparece em segundo lugar com Vanda Monteiro (União-TO), Janad Valcari (PL-TO) e Charleide Matos (PSOL-TA).

O levantamento não identificou pré-candidaturas de mulheres em 11 das 26 capitais aptas ao pleito no Brasil.

 

AMERICANOS QUEREM QUE BIDEN SAIA DA DISPUTA PELA REELEIÇÃO

Uma pesquisa divulgada pela CBS News, revelou que 72% do eleitorado dos Estados Unidos prefere que o presidente Joe Biden, de 81 anos, desista de concorrer à reeleição. Um aumento de nove pontos percentuais em relação a fevereiro deste ano.

A principal razão para querer a desistência de Biden é a idade, tema que se tornou tão central quanto economia e migração na eleição norte-americana deste ano, disputada pelos dois candidatos à Presidência mais velhos da história dos EUA. Essa foi a justificativa de 86% daqueles que são contra a candidatura do democrata, à frente das decisões que ele pode tomar no gabinete, escolha de 71%.

 

PACHECO RECEBE GOVERNADORES PARA TRATAR DE DÍVIDAS DOS ESTADOS

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebe governadores em Brasília, na tarde desta terça-feira (2), para tratar da dívida de R$ 740 bilhões dos estados com a União.

A expectativa é de que o senador divulgue, após o encontro, um projeto de lei complementar com alternativas para regularizar os débitos dos estados com o governo federal.

Participam da reunião com Pacheco os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), de Goiás, Ronaldo Caiado (União), do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), e o governador em exercício de São Paulo, Felício Ramuth (PSD). Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, não havia confirmado presença no encontro até a publicação deste texto.

 

LULA IGNORA FATOS E PROTEGE MST

 

Em entrevista à Rádio Princesa de Feira de Santana, na Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que “faz tempo que sem-terra não invade terra nesse país”.

O chefe do Executivo afirmou que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fez uma opção de se transformar em pequenos produtores altamente produtivos, inclusive se tornando o maior produtor de arroz orgânico da América Latina.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra fez questão de divulgar as 24 invasões de terra ocorridas no “Abril Vermelho”. As ações ocorreram em 11 estados: Sergipe, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Ceará e Rio de Janeiro.

Na ocasião, o movimento emitiu o seguinte comunicado “lutamos porque 105 mil famílias estão acampadas e exigimos que o governo federal cumpra o artigo 184 da Constituição Federal, desaproprie latifúndios improdutivos e democratize o acesso à terra, assentando todos e todas que querem trabalhar e produzir alimentos para o povo”.

Última modificação em Terça, 02 Julho 2024 10:01