SUCESSÃO MUNICIPAL 2024: MUITAS COISAS POR ACONTECER
O Observatório Político de O Paralelo 13 tem acompanhado de perto os movimentos políticos dos pré-candidatos tocantinenses em Brasília.
Dirigentes nacionais das principais legendas ainda articulam, buscando costurar acordos entre frentes partidárias, principalmente nos maiores colégios eleitorais do Tocantins. Um almoço com o ex-presidente da República José Sarney foi realizado nesse sentido, na semana passada.
Outros encontros como esse devem ocorrer em São Paulo, envolvendo dois dirigentes de cúpulas nacionais, tendo o Tocantins como assunto principal.
Até as convenções partidárias, muitas surpresas podem acontecer. Inclusive, nada.
Estamos de olho...
WANDERLEI BARBOSA E EDUARDO GOMES VÃO AGIR
O governador Wanderlei Barbosa e o senador Eduardo Gomes desembarcam no Brasil nesta semana, vindos do compromisso oficial que participaram em Portugal, a convite do ministro do STF Gilmar Mendes.
Com a chegada dos dois, a temperatura da sucessão municipal nos principais colégios eleitorais do Tocantins volta a subir, a começar pelo afunilamento das pré-candidaturas a prefeito e das nominatas de pré-candidatos a vereador.
Os dois principais líderes políticos do Tocantins, presidentes dos dois maiores partidos em termos de representatividade no Estado, aproveitaram os momentos passados juntos em Portugal para acertar os ponteiros em relação à atuação nos 139 municípios tocantinenses.
Novidades por vir..
MAIS ASFALTO EM GURUPI
A prefeita Josi Nunes (UB) se prepara para dar mais uma ordem de serviço para beneficiar 32 bairros da cidade com asfalto novo. Foi finalizada mais uma licitação no valor de R$ de 40 milhões, com recursos de emenda do deputado federal Carlos Gaguim (UB). Ao todo, Josi está investindo R$ 108 milhões na revitalização do antigo e deteriorado asfalto da cidade para eliminar a necessidade das operações tapa-buracos. Serão 60 bairros contemplados e mais de 50% da cidade.
É visível a mudança que aconteceu em Gurupi após a prefeita Josi Nunes implementar esse grande pacote de obras. Além do asfalto estão sendo construídas 13 novas praças, que se juntam às quatro primeiras já construídas, reformas de escolas, postos de saúde, melhorias na UPA, investimento em iluminação pública e drenagem.
Gurupi tem dado um salto, a cidade vive a situação de pleno emprego e viu chegar mais de 50 novas indústrias nos últimos três anos e meio.
CARLOS AMASTHA NOS BAIRROS
O pré-candidato a prefeito de Palmas, Carlos Amastha vem participando de várias reuniões em todos os setores da Capital, organizadas, individualmente, por seus companheiros e pelos componentes de sua nominata à Câmara de Vereadores.
Amastha tem mostrado aos participantes como será sua forma de administrar Palmas, expondo suas propostas e projetos, aproveitando parar conversas individuais com lideranças locais e residentes dos setores.
Amastha vem ressaltando a importância de ter bons vereadores e sempre buscando votos para o organizador da reunião ou para o representante da comunidade.
ALMAS: GOIANYR BARBOSA LANÇARÁ PRÉ-CANDIDATURA DIA 5 DE JULHO
Uma grandiosa festa democrática está marcada para acontecer no dia de julho em Almas, quando Goianyr Barbosa fará, oficialmente, o lançamento da sua pré-candidatura a prefeito. Ocasião em que os nomes da sua nominata também serão divulgados.
A presença do governador Wanderlei Barbosa, deputados federais e estaduais e de diversas autoridades estaduais está confirmada
Goianyr é considerado quase que um irmão do governador Wanderlei Barbosa, que já confirmou apoio total à sua gestão, assim como de todo o grupo político palaciano, que reúne deputados federais, estaduais e senadores.
Almas terá um futuro promissor com a eleição de Goianyr para ser seu futuro gestor.
ARAGUATINS: “A GATA VAI PARIR UM ELEFANTE” I
O senador Irajá Abreu caba de sacramentar o presidente do PSD de Araguatins para ser o candidato a vice-prefeito de Aquiles da Área.
Uma grande festa está sendo preparada para recepcionar Irajá, organizada por Aquiles, prefeito que tentará a reeleição com total apoio do senador.
ARAGUATINS: “A GATA VAI PARIR UM ELEFANTE” II
A pergunta em Araguatins é: e agora, deputado Amélio Cayres?
Isso porque o presidente da Assembleia Legislativa deve tomar uma decisão drástica em relação à sucessão em Araguatins, uma vez que foi ele quem levou Aquiles da Área para o grupo político palaciano, com um aliado do governador Wanderlei Barbosa.
Será como uma “gata parir um elefante” ver um palanque formado por um pré-candidato a prefeito apoiado por Wanderlei Barbosa e o pré-candidato a vice-prefeito apoiado por Irajá Abreu, “inimigo número um” do governo do Tocantins.
"RASTEIRA BAIANA"
Essa situação em Araguatins pode fazer com que surja outra candidatura com o apoio do grupo palaciano.
Os aliados de Amélio Cayres e de Wanderlei Barbosa aguardam apenas a volta do governador Wanderlei Barbosa da viagem a Portugal para ver como irão responder a essa “rasteira baiana” aplicada por Aquiles da Área.
RONIVON AGRADECE A WANDERLEI E À AL POR DUPLICAÇÃO DE PONTE
O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, publicou vídeo em suas redes sociais em que agradece ao governador Wanderlei Barbosa e à Assembleia Legislativa pelos recursos advindos de empréstimo autorizado junto ao BRB, que irão permitir a duplicação da ponte que liga Palmas à Luzimangues.
Um animado Ronivon cita a possibilidade da melhoria dos serviços de transporte coletivo, educação e saúde, que serão proporcionados pela obra.
GESTÃO ECONÔMICA DO GOVERNO LULA GERA PREOCUPAÇÕES
A crise de credibilidade vivida pelo governo na condução das contas públicas e a escalada do dólar fizeram a equipe econômica ensaiar uma mudança de comportamento neste mês e defender com mais ênfase a revisão de gastos federais. Nos últimos dias, porém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mostrou não convencido da tarefa, ampliando a série de vaivéns observados na política fiscal.
As idas e vindas se acumulam desde o início do governo, devido às dificuldades políticas e eleitorais de cada iniciativa lançada ou estudada. A ampliação das receitas enfrenta uma reação crescente do empresariado, enquanto opções de corte de gastos geram temores de avanço dos índices de impopularidade.
OPOSIÇÃO “EMPAREDA” GOVERNISTAS NO CONGRESSO NACIONAL
A oposição no Congresso Nacional tem se aproveitado do interesse do presidente Arthur Lira (PP-AL) em eleger um aliado como sucessor e da proximidade das eleições municipais para pressionar pelo avanço de pautas de costumes no Legislativo.
A estratégia tem deixado parlamentares governistas "amarrados". O receio de desgastes na corrida eleitoral deste ano tem levado deputados e senadores mais progressistas a evitar polêmicas e a silenciar em embates sobre a chamada pauta ideológica.
É o caso das discussões sobre droga, aborto e questões ligadas à segurança pública, como as "saidinhas" de presos.
CNJ DETERMINA VOLTA DE DESEMBARGADORES LIGADOS À LAVA JATO
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que os desembargadores do TRF-4 (Tribunal Regional Federal) Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e Loraci Flores de Lira voltem às atividades. Eles estão afastados desde 15 de abril por supostas irregularidades cometidas durante a Operação Lava Jato.
Na época do afastamento, na decisão do corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, ele alegou que os magistrados desrespeitaram decisões do STF "de forma deliberada" e reiterada.
Em abril, o CNJ já havia revogado o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo Pereira, também investigados no âmbito da atuação na Lava Jato.