REUNIÃO DE NEGÓCIOS EM BRASÍLIA
Nessa última terça-feira, eu e meu amigo Cleber Toledo fizemos um “bate-volta” em Brasília, para uma reunião de negócios. Na ocasião, tivemos a grata satisfação de almoçar com o empresário da área de comunicação e publicidade, José Carlos Leitão, quando discutimos as últimas e tristes notícias sobre o nosso Tocantins, e também assuntos da política nacional.
José Carlos Leitão foi presidente da Conorte, movimento separatista que deu corpo à emancipação política do Tocantins, e atua na área da comunicação na Capital federal há anos, onde já foi presidente da Associação das Empresas de Publicidade de Brasília.
Um ser humano agradabilíssimo e de grande coração.
NADA NA ATUAL GESTÃO
As acusações contra o governador Wanderlei Barbosa na operação Fames-19, se referem à época em que era vice-governador.
Desta forma, em nenhum momento Wanderlei Barbosa traiu a população tocantinense que o reelegeu, dando oportunidade para que fosse avaliado como a segunda melhor gestão do Brasil, com dinheiro em caixa, servidores estaduais com salários em dia e progressões efetivadas, fornecedores e prestadores de serviço pagos rigorosamente em dia.
As ordens de serviço revitalizaram desde as estradas até a Educação, passando por Saúde, Ação Social e Infraestrutura, com investimentos acima do determinado pela Constituição.
A população tocantinense está altamente satisfeita com a forma com que Wanderlei Barbosa vem administrando o Tocantins.
Isso não pode ser ignorado.
TOCANTINS EM ALERTA GERAL
Após as operações da Polícia Federal, em cumprimento de determinações do STJ, nos Poderes Executivo e Judiciário tocantinenses, há previsão de outras operações para breve. A mais aguardada deve abranger o Poder Legislativo, sem excluir a possibilidade de nova operação no Judiciário.
A presença dos “homens de preto” em solo tocantinense tem deixado vários membros dos três Poderes, que têm culpa no cartório, inseguros e nervosos, coma ansiedade em alta. Muitos deles estão evitando pernoitar no mesmo endereço por mais de um dia.
Quem sabe que praticou atos não republicanos contra o erário público tocantinense, não está conseguindo encontrar travesseiro que o ajude a dormir...
GOVERNADOR WANDERLEI BARBOSA EXONERA INVESTIGADOS
O governador Wanderlei Barbosa determinou a exoneração de todos os investigados nas operações da Polícia Federal, primeiro para se precaver e segundo para dar espaço para que apresentem suas defesas.
A maior reclamação entre todos, por incrível que pareça, é de que não tiveram acesso aos autos acusatórios que os tornaram investigados pela Polícia Federal.
MOMENTO DE SABER QUEM É QUEM NO GOVERNO
O excesso de confiança e de democracia aplicados pelo governador Wanderlei Barbosa para com seus “aliados”, acabou de demonstrar o quão frágil é sua base política na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.
Essa conjunção de revelações pode levar à necessidade urgente de um ajuste na máquina governamental que atinja toda a sua equipe, inclusive seus principais assessores.
Como sempre, Wanderlei Barbosa deve agir do seu jeito, mas os conselhos que vem recebendo recomendam uma certa urgência no movimento, para que sua gestão não perca o ritmo de atuação, mantendo o Tocantins alinhado com o crescimento e o desenvolvimento alcançados, que o colocaram em destaque na Região Norte do País.
PORTO NACIONAL LUZIMANGUES
Os eleitores de Luzimangues são bairristas e só votam em candidatos a vereador com residência fixa no distrito. As previsões são de, no mínimo, três cadeiras na Câmara Municipal de Porto Nacional.
A população de Luzimangues sabe da sua importância e quer fazer valer a sua força, em busca de reconhecimento do Executivo portuense.
EMANCIPAÇÃO
Luzimangues tem todos os pré-requisitos para ser emancipada, e esta pode ser a última eleição que seus eleitores votarão como munícipes de Porto Nacional.
Em breve o Congresso voltará a discutir a emancipação de vários distritos brasileiros e Luzimangues está entre eles!
PROPOSTAS DE HERNANY JÚNIOR BEM AVALIADAS PELA POPULAÇÃO
Candidato a vereador em Palmas, o jovem empresário Hernany Júnior vem conquistando a população da Capital por onde passa, por seu jeito simples, acolhedor e humilde.
Suas propostas, que passaram a ser divulgadas uma por dia, nas redes sociais, já estão se destacando pela originalidade e aplicabilidade no dia a dia de Palmas.
Suas propostas são baseadas em pesquisas feitas pela sua equipe de campanha e adaptadas para a realidade de Palmas, o que vem agradando os eleitores.
CÂMARA FEDERAL APROVA LINHA DE CRÉDITO PARA EMPREENDEDORES
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (28), o projeto que cria o programa Acredita no Primeiro Passo, iniciativa do governo federal que abre linhas de crédito para pequenos negócios. O texto segue para análise do Senado.
O objetivo do projeto é estabelecer um programa de crédito e financiamento de dívidas de microempreendedores individuais e microempresas. O relator da proposta foi o deputado Doutor Luizinho (PP-RJ). A votação ocorreu de forma simbólica.
SENADO APROVA URGÊNCIA PARA MUDANÇAS NA LEI DA FICHA LIMPA
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (28), a urgência para o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa e muda os prazos para inelegibilidade de políticos.
O principal ponto do texto é a mudança no período de inelegibilidade. Hoje, o político inelegível fica impedido de concorrer nas eleições durante oito anos. No entanto, o prazo é contado de diferentes formas, a depender das razões que motivaram a inelegibilidade.
A ideia do projeto é unificar o prazo para oito anos em todas as situações. Se aprovada da forma que foi apresentada, a proposta poderá reduzir o período de inelegibilidade em determinadas situações.
GOVERNO LULA VAI GASTAR R$ 1,8 MILHÕES EM CORTINAS E PERSIANAS
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Sila irá gastar uma verba de R$ 1,8 milhões em cortinas e persianas novas, manuais e motorizadas para o Palácio do Planalto, da Alvorada, Jaburu, Granja do Torto e Pavilhão das Metas. Segundo a licitação, está prevista a a aquisição, sob demanda, de 1.000m² de persianas; 420m² de persianas tipo cortina, 2.020m² de cortinas; 300 metros de trilhos, 40 motores; e 20 controles remotos universais, além dos trabalhos de instalação, manutenção e reparo.
Segundo informações do Metrópoles, o motivo da compra será por causa dos danos causados aos equipamento no Palácio do Planalto durante os atos do 8 de janeiro.
AÇÃO DE MORAES CONTRA ELON MUSK É ILEGAL
Juristas ouvidos pelo Estadão consideram que a intimação emitida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ao X (antigo Twitter) e ao bilionário Elon Musk, por meio da própria plataforma, é atípica e ilegal. Em postagem direcionada ao dono da plataforma, Moraes ordenou que ele informe, em até 24 horas, quem será o novo representante da plataforma no Brasil. Caso isso não seja feito, há o risco da rede social ser
De acordo com Andre Marsiglia, advogado constitucionalista e especialista em liberdade de expressão, a intimação feita por Moraes é inválida. Segundo ele, o código processual obriga que Musk, um cidadão estrangeiro, receba a intimação por meio de uma carta rogatória, e não por meios eletrônicos.
HORÁRIO OBRIGATÓRIO DE RÁDIO E TV COMEÇA NA SEXTA-FEIRA
O horário eleitoral obrigatório no rádio e na TV para o 1º turno das Eleições 2024 começa nesta sexta (30). As propagandas se estenderão até o dia 3 de outubro, três dias antes da votação.
As campanhas para prefeito e vice-prefeito ocuparão 20 minutos em rede por dia, no rádio e na televisão, divididos em dois blocos de 10 minutos cada, de segunda a sábado. Além disso, haverá a veiculação de 70 minutos diários em inserções de até 1 minuto, inclusive aos domingos, para os cargos de prefeito e vereador. A legislação não prevê tempo em cadeia para a eleição de vereador.
A propaganda em bloco será veiculada no rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os programas serão exibidos das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. As inserções serão veiculadas entre 5h e meia-noite, na proporção de 60% (42 minutos) para o cargo de prefeito e 40% (28 minutos) para o de vereador. A distribuição das inserções será feita em três faixas de horário: 5h às 11h; 11h às 18h e 18h às 24h.