ARAGUATINS: DECISÃO EM FAVOR DE AQUILES DA AREIA SOB SUSPEITA
Há fortes indícios de que a decisão do Tribunal de Justiça do Tocantins em favor do prefeito Aquiles da Areia foi comprada por alto valor monetário.
As digitais estão sendo apuradas pelo Superior Tribunal de Justiça que, inclusive já solicitou ao TJ-TO as informações referentes ao caso.
A suspeita é de que um deputado estadual foi o intermediário da possível venda dessa decisão.
O Observatório Político de O Paralelo 13 está acompanhando de perto esse caso que, se confirmado, pode levar o prefeito de Araguatins à perda do mandato e à inelegibilidade.
Na semana passada o Tribunal de Contas do Tocantins fez uma auditoria nas contas da prefeitura, com a presença d membros do Ministério Público e do TCE.
Somente uma apuração por parte da Justiça Federal poderá confirmar – ou não – essas suspeitas.
TABULEIRO SUCESSÓRIO PODE MUDAR
A Operação da Polícia Federal que vai, certamente, acontecer na Assembleia Legislativa, terá consequências sérias no tabuleiro sucessório de muitos municípios tocantinenses.
Tudo irá depender da abrangência dos alvos das investigações. O Observatório Político de O Paralelo 13 acredita em um verdadeiro tsunami, com efeitos diretos e catastróficos em várias candidaturas a prefeito.
Esse sentimento é geral na classe política, em todas as cúpulas dos principais partidos.
Infelizmente, para eles, a conta está chegando.
JUSTIÇA TOCANTINENSE NA BERLINDA
Membros da cúpula do TJ, juízes e advogados sem medo da fiscalização da Justiça os alcançar, cometeram crimes de venda de sentenças que estão sendo descobertos graças aos delegados da Polícia Civil do Tocantins, que compartilharam informações com a Polícia Federal, pelo motivo dos envolvidos terem foro privilegiado.
Pelo fato de a Polícia Civil do Tocantins ser uma instituição de credibilidade, as autoridades federais deram sequência às investigações, com autorização do Superior Tribunal de Justiça.
As vendas de sentença serão esclarecidas aos olhos da população tocantinense.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA FARÁ REVISÃO NO TJ-TO
A denúncia de venda de sentenças no Tribunal de Justiça Tocantinense, com provas robustas das negociatas, com datas e valores depositados nas contas de desembargadores, juízes e advogados motivará uma revisão, por parte do Conselho Nacional de Justiça em boa parte das sentenças proferidas pelas “autoridades” da Justiça Tocantinense.
Certamente, a maioria das decisões será anulada, causando uma reviravolta em muitos casos, e a separação do joio do trigo será o resultado final dessa faxina a acontecer nos próximos dias.
Isso deixou uma sensação de insegurança jurídica em todo o Estado, o que torna mais que oportuna essa faxina.
Sem dúvida, há homens e mulheres sérios e éticos em nosso Tribunal de Justiça, e eles não merecem ser pré-julgados.
Agora, aos membros que participaram dessas negociatas, todo castigo é pouco!
PJTO SOLICITA INSPEÇÃO EXTRAORDINÁRIA NO JUDICIÁRIO TOCANTINENSE
Em decorrência da Operação Máximus, deflagrada pela Polícia Federal no dia 23 de agosto, o Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) encaminhou na última sexta-feira, 30, solicitação à Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) para que seja efetuada com a maior brevidade possível uma inspeção extraordinária por parte do CNJ no Judiciário tocantinense com ampla e irrestrita apuração, nos âmbitos administrativo e judicial. Confira aqui o ofício.
Conforme informações do PJTO, a solicitação ao CNJ faz parte do conjunto de medidas já adotadas com foco na transparência, na busca por esclarecimento dos fatos, e no cumprimento da decisão do ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A solicitação considerou também a ampla veiculação na mídia nacional da Operação Máximus e da necessidade se afastar qualquer risco de dano à imagem e credibilidade do Poder Judiciário do Estado do Tocantins,
TJ-TO E ASSEMBLEIA LEGISLATIVA NO FOCO DA JUSTIÇA FEDERAL
As especulações nas cúpulas partidárias, no meio empresarial e nas redações dos principais veículos de comunicação do Tocantins apontam para a mesma coisa: Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça serão alvos de operações da Polícia Federal ( no caso do TJ, de mais uma).
Vale lembrar que não corpos estranhos impelindo essas ações e, sim, a profusão de escândalos de emendas impositivas e de venda de sentenças.
O Observatório Político de O Paralelo 13 tem a certeza de que estão por ser reveladas muita podridão e muita falta de ética, o que torna fundamental uma faxina, nas duas Casas, por parte de Justiça Federal.
WANDERLEI E JANAD MOSTRAM UNIÃO EM CAMINHADA
A participação do governador Wanderlei Barbosa na caminha realizada pela campanha de Janad Valcari à prefeita de Palmas na Avenida Tocantins em Taquaralto, mostrou de que lado o povo está.
Ao participar ativamente do ato político e conferir seu apoio à deputada estadual do PL, Wanderlei entrou de vez na sucessão da Capital e trouxe, junto consigo, o povo que tanto o admira e aprova a sua gestão.
O mar de gente que tomou conta da Avenida mostrou que Wanderlei é, mesmo, o maior cabo eleitoral desta sucessão municipal, e mostrou sua força em Palmas.
EQUIPE DE HERNANY JÚNIOR MOSTRA FORÇA EM CAMINHADA
A equipe do candidato a vereador pelo PP, Herneny Júnior, deu um verdadeiro show de força, animação e união durante a caminhada pela Avenida Tocantins em apoio à Janad Valcari.
Com bandeiras e camisas personalizadas, os apoiadores de Hernany Júnior entoaram as músicas do candidato, fizeram coreografias e se mantiveram em bloco, animados e1 sem dispersão, chegando a ser elogiada por quem estava do alto do trio-elétrico.
Após a caminhada, a equipe se concentrou ao lado do Ginásio Ayrton Senna para um “adesivaço” que personalizou mais de 80 veículos.
No domingo pela manhã a equipe voltou a se reunir no setor Santo Amaro, para mais um “adesivaço” de sucesso.
STF DEVE MANTER DECISÃO DE MORAES SOBRE BLOQUEIO AO “X”
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tende a referendar a decisão do ministro Alexandre de Moraes que ordenou o bloqueio da plataforma “X” em todo território brasileiro.
Pelo menos os ministros Flávio Dino e Cármen Lúcia devem acompanhar Moraes. Nas Turmas, compostas por cinco ministros, três votos formam maioria.
Os outros dois integrantes do colegiado são Luiz Fux e Cristiano Zanin. Nos bastidores, ninguém crava quais serão seus posicionamentos, mas não se descarta um julgamento unânime.
MUSK ACUSA MORAES DE SER “FALSO JUIZ” E “INTERFERÊNCIA ELEITORAL”
O bilionário Elon Musk disse neste domingo (1º) que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é um “falso juiz” que “se envolveu em interferência eleitoral séria” na última eleição presidencial. A acusação foi feita em postagem na plataforma X (antigo Twitter).
A eleição presidencial de 2022 no Brasil foi a mais disputada desde a redemocratização. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao seu terceiro mandato com 50,9%. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 49,1%.
Apesar de ter dito na postagem que existem “evidências crescentes” da acusação contra Moraes, o bilionário não apresentou nenhum elemento que corroborasse a afirmação sobre a suposta “interferência eleitoral”.
Ele ainda convocou usuários da plataforma a apresentarem evidências.
INFLUÊNCIA DE BNOLSONARO SUPERA A DE LULA EM 9 CAPITAIS
A influência de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2024 é maior que a de Lula (PT) em 9 de 21 capitais, aponta a primeira rodada de pesquisas Quaest realizada após o início da campanha eleitoral, em agosto: Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá,Curitiba, Manaus,Maceió, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro.
Em 3, a de Lula é maior: Recife, Fortaleza e Salvador.
Nas outras 9, há empate técnico entre os dois: Belém, Macapá , Belo Horizonte Florianópolis, Aracaju, João Pessoa, Vitória, São Paulo, Porto Alegre. No caso de Florianópolis, o empate é no limite da margem de erro, de 3 pontos.
Não há dados para Natal, Goiânia, Palmas, Teresina e São Luís.