COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Terça, 03 Setembro 2024 15:01
Avalie este item
(0 votos)

7 DE SETEMBRO E AS NOVIDADES NA SUCESSÃO MUNICIPAL DE PALMAS

 

Após o dia sete de setembro muitas novidades devem ocorrer na sucessão municipal de Palmas, com declarações inacreditáveis de apoio a candidaturas a prefeito.

O processo sucessório vai esquentar de vez.

O Observatório Político de O Paralelo 13 pode afirmar que serão ingredientes explosivos na corrida pelo Paço Municipal da Capital.

Aguardem...

 

PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTOS PARA TODOS OS GOSTOS

 

O TSE está recebendo pedidos de registro de pesquisas de intenção de voto de vários municípios tocantinenses.

Independente de quem esteja contratando, todos os resultados passarão pelo crivo dos eleitores, a quem compete analisar o que vê nas ruas e julgar a veracidade dos resultados apresentados.

Tentar desmentir resultados de pesquisas antes mesmo que elas sejam publicadas, só potencializa o resultado.

Deixem para o povo julgar!

 

REJEITADA DENÚNCIA CONTRA TOINHO E TONY ANDRADE

 

O Ministério Público Eleitoral, rejeitou nessa segunda-feira, 2, a denúncia feita para apurar os crimes de peculato, captação de sufrágio, falsidade ideológica eleitoral e associação criminosa, envolvendo o deputado federal Antonio Andrade, seu filho, o vereador Tony Andrade, entre outros nomes.

A referida peça acusatória da denúncia apresentada em 7 de novembro de 2023 em desfavor dos citados, sugere que o deputado e seu filho, utilizaram esquema criminoso objetivando captar votos para eleições de Antonio a deputado estadual e de Tony Andrade para vereador em Porto Nacional. Fato negado por ambos.

Analisando os autos do processo n° 0600294-46.2020.6.27.0000, o magistrado Gil de Araújo Corrêa, do Ministério Público Eleitoral, afirmou refutar as preliminares arguidas, por não as considerar aptas para ilidirem a denúncia. Conforme decisão, a narrativa apresentada na denúncia não aponta de maneira clara qual seria a ação efetivamente praticada pelos acusados apontados como “funcionários fantasmas”, ou mesmo qual teria sido o benefício obtido pelos acusados, Antonio Poincaré Andrade Filho e Tony Márcio Pereira Andrade, nas respectivas eleições que disputaram.

 

JUSTIÇA NEGA NOVO PEDIDO DE DIVULGAÇÃO DE PESQUISA EM PORTO NACIONAL

 

Mais uma vez a Justiça Eleitoral negou o pedido da equipe de campanha do candidato a prefeito de Porto Nacional, Toinho Andrade, para a não divulgação de pesquisa de intenção de votos feita pelo Instituto Gauss.

A pesquisa de número TO-07306/2024 teve seus resultados divulgados nesta segunda-feira, 2 de setembro.

O levantamento, feito com 500 pessoas entrevistas nos dias 30 e 31 de agosto, mostra o prefeito de Porto Nacional e candidato à reeleição, Ronivon Maciel (União Brasil), em primeiro lugar com vantagem de 40,4 pontos percentuais no cenário direcionado (quando o eleitor é apresentado a uma lista de candidato). Ronivon tem com 61% das intenções de voto, contra 20,6% de Andrade. Os empresários Nelcir Formehl (Novo), com 5,8%, e Álvaro da A7, com 0,6%, vêm na sequência.

 

ROBERTA TUM NA CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS

 

Eleger Roberta Tum vereadora de Palmas será uma grande justiça para com essa guerreira que além de jornalista é uma grande formadora de opinião, representante de minorias e uma grande entendedora de como funciona a política de Palmas e do Tocantins.

Além disso, é preparadíssima para a função, tem um caráter correto, boa índole, é destemida e independente, e irá, sem sombra de dúvidas, enriquecer o Parlamento Municipal.

 

CANDIDATURAS QUE APOSTAM NO DENUNCISMO ESTÃO SENDO REJEITADAS PELO ELEITOR

 

Os candidatos que estão apostando no denuncismo como forma de campanha estão sendo descartados pelos eleitores, que estão cansados de baixaria na campanha.

A procura é por candidaturas que sejam fica-limpa e tragam novidade para a função pretendida.

Os eleitores estão buscando conhecer a biografia e as propostas dos candidatos.

Quem só denuncia, não tem nem biografia, nem propostas.

 

HERNANY JÚNIOR: FORMAÇÃPO E PREPARO PARA A CÂMARA DE PALMAS

 

Formado em Direito e pós-graduado em Administração Pública, o que não falta ao candidato a  vereador de Palmas, Hernany Júnior, é preparo.

Filho do empresário Ernane Soares e um dos administradores da Casa São Paulo, um dos empreendimentos mais longevos e sólidos de Palmas, Hernany Júnior também administra as propriedades rurais da família desde a adolescência.

Perguntado sobre o porquê de entrar na vida pública, Hernany Júnior responde que quer usar sua experiência e preparo para agradecer à Palmas tudo o que a cidade proporcionou de bom para a sua família.

“Há muito tempo venho me preparando para isso. Sempre gostei de política. Quero  e vou fazer as coisas do jeito certo. Do jeito que o povo precisa”.

É isso aí...

 

LUTO: MORRE DESEMBARGADOR APOSENTADO JOSÉ DE MOURA FILHO I

 

Morreu aos 78 anos o desembargador aposentado José de Moura Filho. Ele estava internado há alguns meses em um hospital de São Paulo e teve a morte confirmada manhã desta terça-feira (3) pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO). A causa da morte não foi divulgada.

O desembargador era natural de Pedro Afonso e ingressou no serviço público em 1966 como escrivão do crime, antes de se formar em Direito pela Faculdade Católica de Goiás. Sua carreira na magistratura começou em Goiás, onde foi aprovado em concurso em 1981, iniciando sua trajetória na Comarca de Sanclerlândia.

 

LUTO: MORRE DESEMBARGADOR APOSENTADO JOSÉ DE MOURA FILHO II

 

Ao longo de sua carreira, ele ocupou diversos cargos importantes como a presidência e a corregedoria do TJTO, e também a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Foi também honrado com o Título de Cidadão Palmense, em reconhecimento aos seus serviços prestados ao Estado.

Ele era casado com Maria Edite de Souza Moura e deixa quatro filhos. Informações sobre velório e sepultamento não foram divulgadas.

 

LULA VAI GASTAR 4,3 MILHÕES DE REAIS NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a despesa e a estrutura para o desfile deste ano do 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios.

O governo petista fechou um contrato no valor de R$ 4,3 milhões para que uma empresa organize e estruture a solenidade oficial.

No ano passado, o gasto com o evento foi de R$ 3,2 milhões — em valores atualizados pela inflação do período.

A Presidência da República justifica o aumento do gasto em virtude da ampliação física, neste ano, da estrutura do evento.

 

ÓRGÃOS DO GOVERNO FEDERAL FAZEM POSTAGEM NO X MESMO APÓS BLOQUEIO

Uma série de ministérios do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fizeram publicações no X, o antigo Twitter, mesmo depois da suspensão da plataforma no Brasil por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira (30).

A página do Ministério dos Transportes no X fez publicações entre sábado (31) e segunda-feira (2). O Ministério do Turismo fez uma série de publicações entre sábado e o domingo (1º), segundo informaram jornalistas da CNN fora do Brasil.

O Ministério de Portos e Aeroportos fez postagens entre os dias 31 e 1º. Outras pastas como os ministérios da Justiça e da Integração publicaram na rede de Elon Musk no último domingo.

Na Câmara dos Deputados, servidores relataram que puderam acessar a plataforma sem o uso do VPN até a tarde desta segunda-feira (3).

O TSE, por sua vez, divulgou na conta X no sábado e domingo.

 

MARCO AURÉLIO MELLO CRITICA SUBMISSÃO DE MINISTROS DO STF A MORAES

 

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello manifestou inquietação sobre a atual dinâmica da Corte, especialmente no que diz respeito à atuação do ministro Alexandre de Moraes. Em entrevista à CNN Brasil, Mello abordou questões polêmicas, como o bloqueio da rede social X no Brasil e a “concentração de poderes” nas mãos de Moraes.

Mello enfatizou a importância da independência e da manifestação pública dos ministros do STF. “A reação deveria haver em público, deveria haver de forma ostensiva, o Supremo é colegiado justamente para que cada qual se manifeste e se manifeste com absoluta independência, revelando o que pensa sobre a matéria”, declarou o ex-ministro.

 

MORAES É UM “LOUCO” COM EXPERIÊNCIA DE VIDA MUITO GRANDE

 

O jurista expressou particular preocupação com o que ele denomina “inquérito do fim do mundo”, referindo-se a uma investigação conduzida por Moraes. “Eu não sei onde ele vai chegar algum dia, se é que vai chegar, porque uma procuradora-geral da República, Raquel Elias Vieira pediu o arquivamento e esse pedido não foi acolhido como se o Ministério Público não fosse o titular da ação pública incondicionada”, comentou Mello.

Sobre a concentração de poderes nas mãos de Alexandre de Moraes, o ex-ministro foi enfático: “É preocupante a concentração de poderes e o apoio irrestrito do colegiado ao Ministro Alexandre Moraes que vem, a meu ver, errando no tocante atos que pratica e perdendo um pouco no tocante esses atos, muito embora ele seja um louco com uma experiência de vida muito grande”.