MUDANÇAS A VISTA NA GESTÃO WANDERLEI BARBOSA I
Não há outro caminho para o governador Wanderlei Barbosa senão promover um ajuste, o mais breve possível, em seu quadro de auxiliares em todos os escalões, inclusive nas chefias e cargos de direção em muitos órgãos do governo nos municípios.
Tudo ao seu jeito, sem alarde e sem pitaco alheio.
MUDANÇAS A VISTA NA GESTÃO WANDERLEI BARBOSA II
Muitos dos “mui amigos” do governador, dentre eles pessoas com assento no primeiro escalão, trabalham por candidatos de oposição à gestão de Wanderlei Barbosa.
Mas as “punhaladas nas costas” estão sendo notadas e anotadas – na mente – do governador curraleiro durante todo este processo sucessório.
MUDANÇAS A VISTA NA GESTÃO WANDERLEI BARBOSA III
Tem um auxiliar tão petulante que até já fez um pacto de, a partir do dia 7 de outubro, estar no palanque de Eduardo Siqueira Campos contra a candidata de Wanderlei na Capital, Janad Valcari.
Para essa pessoa, o segundo turno para a prefeitura da Capital já é inevitável.
Segundo o apurado pelo Observatório Político de O Paralelo 13, Wanderlei Barbosa já sabe de tudo em relação a esse caso.
E vai agir logo após o resultado do dia seis de outubro!
MUDANÇAS A VISTA NA GESTÃO WANDERLEI BARBOSA IV
Se com dois anos de mandato ainda pela frente já tem “rato abandonando o navio”, imagina quando estiver mais próximo da gestão de Wanderlei terminar!
Os ex-governadores Siqueira Campos, Sandoval Cardoso, Marcelo Miranda e Mauro Carlesse foram vítimas dessas “punhaladas” e desses “ratos”.
E, por incrível que pareça, alguns que agem contra Wanderlei são os mesmos que agiram contra os outros...
EDUARDO SIQUEIRA NO SEGUNDO TURNO
Enquanto isso, o candidato do Podemos à prefeitura de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, está seguro de que haverá um segundo turno na sucessão de Palmas, e que ele é o candidato que vai disputar a prefeitura da Capital com Janad Valcari.
Eduardo se baseia em análises de que sua candidatura foi a que mais cresceu nos últimos 40 dias e já começa a traçar estratégias de ação a serem colocadas em prática após a divulgação dos resultados da pesquisa FIETO, nesta terça-feira, para manter o viés de crescimento da sua candidatura.
JANAD VALCARI REAGE A ATAQUES À SUA FAMÍLIA I
Adversários de Janad Valcari na corrida sucessória da Capital estão agindo fora das quatro linhas da Democracia e fazendo ataques a pessoas da sua família, amigos e colaboradores.
Líder em todas as pesquisas de intenção de voto, Janad, candidata do PL, virou a “vidraça” das eleições na Capital, e usou seu tempo de Rádio e TV para fazer um apelo – e um aviso – para que parem com isso e deixem seu esposo, seu filho, sua família e seus funcionários fora dessa questão.
“Falem dos meus defeitos, do meu cabelo e da minha pessoa, mas não mexam com os meus”, sentenciou a candidata.
JANAD VALCARI REAGE A ATAQUES À SUA FAMÍLIA II
Janad continuou: “quando entrei na política sabia que poderiam me atacar, mas nunca pensei que iriam atacar minha família. Gosto de gente e de estar no meio das pessoas e estou ocupando espaços que, antes, tinhas ‘donos’. E isso está incomodando meus adversários”.
Janad ainda prometeu continuar sua luta com mais afinco para, como prefeita, trazer dias melhores para a população de Palmas.
EDUARDO GOMES ACREDITA EM VITÓRIA NO PRIMEIRO TURNO
O presidente do PL tocantinense, senador Eduardo Gomes, afirmou que acredita 100% em uma vitória de Janad Valcari, em Palmas, já no primeiro turno.
A afirmação veio baseada nos resultados das pesquisas de intenção de voto encomendadas pelo partido para consumo próprio, a institutos locais e nacionais.
O senador afirmou que “os adversários de Janad estão desequilibrados, partindo para ataques a familiares da nossa candidata, pois estão vendo que, no voto, não conseguir levar a eleição para o segundo turno”.
Eduardo Gomes afirmou, ainda, que o PL está tomando as medidas jurídicas cabíveis contra as agressões que estão circulando em respeito à família de Janad Valcari.
PESQUISA FIETO DEVE SAIR HOJE
A classe política e os veículos de comunicação do Estado aguardam para a hoje a divulgação de nova rodada de pesquisa de intenção de voto encomendada pela FIETO para Palmas.
Esta, talvez, seja a última a ser divulgada pela entidade nesta sucessão municipal.
A ansiedade é grande, porque todas as pesquisas realizadas pela entidade em eleições anteriores refletiram o resultado final das eleições.
Os números dessa última rodada devem ser profundamente analisados por partidos e candidatos para que ajustem os últimos dias de suas campanhas.
JÚNIOR GEO VAI AO MP CONTRA “ABUSO DE PODER ECONÔMICO” NA CAMPANHA
O candidato a prefeito de Palmas Júnior Geo esteve na sede do Ministério Público Federal (MPF) onde protocolou um pedido de investigação sobre suposto abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2024. O candidato expressou sua preocupação com o que chamou de “práticas irregulares de suposta compra de apoio político e distribuição de benefícios”, que estariam ocorrendo nesta campanha pela prefeitura de Palmas.
Segundo Júnior Geo, há “pessoas comprando candidatos e anunciando isso publicamente, com comprovado abuso de poder econômico. Nós precisamos manter a democracia por meio da investigação das instituições competentes. Porque, se houver investigação, se houver a conscientização das pessoas e, é claro, a participação daqueles que têm pleno conhecimento da situação, você pode ter certeza de que as eleições ocorrerão de forma mais transparente e equilibrada”, afirmou.
REFORMA TRIBUTÁRIA DEVE DEIXAR DE SER URGÊNCIA NO SENADO
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pediu ao governo que retire a urgência do projeto de regulamentação da reforma tributária.
O texto passou a trancar a pauta do plenário da casa nesta segunda-feira (23) porque não foi votado dentro do prazo previsto. Na prática, isso inviabiliza outras votações já previstas.
Entre as preocupações estão a sabatina e a votação da indicação de Gabriel Galípolo ao Banco Central, marcadas tanto na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, quanto no plenário, para 8 de outubro. Com a pauta trancada, apenas a etapa da comissão seria possível.
“Precisaremos de mais tempo para examinar a reforma tributária e temos compromisso de dar a ela prioridade no Senado”, afirmou Pacheco.
LULA ABANDONA EVENTO DE BIDEN ALEGANDO “TRUCULÊNCIA” DE SEGURANÇAS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou sua participação em um evento beneficente oferecido pela fundação do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, em Nova York, com reclamações sobre a “truculência” de agentes do serviço secreto americano.
Lula estava entrando no evento quando a comitiva brasileira teria sido abordada com truculência por seguranças do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, segundo relatos de auxiliares próximos do petista.
O presidente brasileiro presenciou a confusão e ficou irritado. Ele virou as costas e foi embora, cancelando sua participação, conforme assessores.
Biden decidiu comparecer de última momento no evento de Clinton, em um hotel em Nova York, realizado em paralelo à Assembleia Geral da ONU.
Por isso, os protocolos de segurança mudaram em cima da hora.
MORAES NEGA ACESSO DA CGU À PROVAS DO CASO DAS JOIAS SAUDITAS
O Supremo Tribunal Federal (STF) não vai compartilhar com a Controladoria-Geral da União (CGU) provas do inquérito que apura o recebimento ilegal de joias por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A decisão, tomada nesta segunda-feira (23), é do ministro do STF Alexandre de Moraes.
A CGU pediu acesso a dados como comprovantes de transferências bancárias, mensagens e depoimentos da investigação. Eles eram considerados elementos de prova “imprescindíveis para análise do caso”.
Moraes, porém, argumentou que o compartilhamento seria “absolutamente prematuro” porque a apuração ainda não foi concluída.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) também foi contra o compartilhamento, sob justificativa de que o conteúdo poderia comprometer a conclusão do inquérito.