Com investimento de R$ 21 milhões, governador Wanderlei Barbosa amplia programa de sinalização viária para mais 62 municípios

Posted On Quinta, 25 Junho 2026 15:34
Avalie este item
(0 votos)
Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço e adesão de 62 municípios na segunda etapa do programa de sinalização viária urbana Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço e adesão de 62 municípios na segunda etapa do programa de sinalização viária urbana Foto: Aldemar Ribeiro

Segunda etapa do programa fortalece a segurança viária em todas as regiões do estado; solenidade também marcou a entrega da reforma da sede do Detran em Palmas

 

 

Por Rafael de Oliveira

 

 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou, nesta quinta-feira, 25, a Ordem de Serviço e os termos de anuência e adesão de 62 municípios ao Programa de Sinalização Viária Urbana, que recebe investimento de R$ 21 milhões. Com a expansão da iniciativa, o número de cidades contempladas chega a 80, fortalecendo a segurança no trânsito e a mobilidade urbana em todo o estado. Na ocasião, também foi entregue a reforma do prédio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), em Palmas.

 

Nesta fase, serão implantadas sinalizações horizontais e verticais nos municípios beneficiados, além da instalação de semáforos em algumas localidades. A ação, lançada durante o Maio Amarelo, entra agora na fase de autorização para implantação dos sistemas de sinalização em vias públicas urbanas, levando melhorias à organização do tráfego e à segurança viária. Os municípios já contemplados anteriormente também receberão novos equipamentos semafóricos, ampliando os benefícios do programa.

 

Chefe do Executivo inaugura reforma dos blocos da sede do Detran/TO, em Palmas, com investimentos voltados à modernização da estrutura e melhoria do atendimento ao público

 

O governador Wanderlei Barbosa destacou que os investimentos representam um avanço importante para a segurança viária e a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. “Estamos levando mais organização para o trânsito das nossas cidades, com sinalização adequada e equipamentos que ajudam a prevenir acidentes e preservar vidas. Esse é um trabalho realizado em parceria com os municípios, com o objetivo de tornar as vias mais seguras. Ao mesmo tempo, seguimos investindo na modernização da estrutura pública, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores e mais eficiência no atendimento prestado ao cidadão”, enfatizou.

 

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), Hercy Filho, ressaltou que o projeto é uma parceria contínua entre o Estado e os municípios. “A ação segue para a segunda etapa, buscando estruturar as vias urbanas e rodovias, garantindo condições para que 80 municípios contem com sinalização horizontal e, em parte deles, semafórica. A iniciativa também se integra às campanhas educativas, reforçando a importância da educação para o trânsito e da fiscalização para coibir irregularidades e ampliar a segurança viária. Além disso, foi inaugurado o bloco da presidência, oferecendo mais conforto aos servidores e usuários”, afirmou.

 

Governador Wanderlei Barbosa destacou o impacto dos investimentos na segurança viária e na educação para o trânsito

 

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a sinalização viária é fundamental para a segurança no trânsito, pois orienta condutores e pedestres, além de contribuir para a organização do fluxo de veículos e a prevenção de acidentes. Na primeira etapa, o projeto beneficiou 26 municípios com a implantação de sinalização vertical e horizontal, concluída em maio deste ano, com investimento de R$ 15 milhões.

 

Municípios atendidos

 

Prefeitos de diversas regiões estiveram presentes na sede do Detran, em Palmas, para assinar os termos de adesão do programa e dar celeridade à execução das intervenções nos municípios.

 

O prefeito de São Bento do Tocantins, na região do Bico do Papagaio, Paulo Wanderson, foi um dos primeiros a assinar a adesão municipal. “Vamos receber sinalização horizontal e vertical e semáforos. É de grande importância, pois a falta de sinalização tem causado acidentes. Como a cidade abriga uma grande empresa, o fluxo de veículos é intenso, essa parceria é essencial e vai fazer muita diferença no nosso município”, afirmou.

 

Presidente do Detran/TO, Hercy Filho, enfatizou a continuidade do programa como estratégia para reforçar a segurança e reduzir acidentes nos municípios

 

A prefeita de Itaporã, Keia Caponi, enfatizou os benefícios do projeto para o município. “A cidade estava precisando muito e essa sinalização e a organização do trânsito vão trazer grandes benefícios para a população. É com muita alegria que recebemos essa parceria que o governador Wanderlei Barbosa firmou com o nosso município”, frisou.

 

Reforma do prédio do Detran

 

A entrega da reforma dos blocos da sede do Detran/TO integra o projeto de revitalização da infraestrutura do órgão, desenvolvido para oferecer mais conforto e segurança aos servidores e usuários, além de aprimorar o atendimento à população. Com investimento superior a R$ 12 milhões, a iniciativa já resultou na entrega das unidades de Araguaína e Gurupi, enquanto as obras de revitalização da unidade de Paraíso seguem em execução.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}