Roda de conversa, “troca de saberes”, apresentações culturais, fazem parte da programação do encontro nesse fim de semana, na comunidade quilombola, Manoel João, no município de Brejinho de Nazaré, sábado, 18 e domingo, 19.
As atividades começam sábado, a partir das 16h. Às 20h30min, acontecem apresentações culturais e varal poético. O encontro terá a participação das comunidades Malhadinha, Córrego Fundo e Curralinho, todas localizadas em Brejinho de Nazaré. O encontro, que é em comemoração ao Dia da Consciência Negra, festejado em 20 de novembro, encerra domingo, às 12h.
O tesoureiro da Associação da Comunidade Manoel João, Gilmar Cardo explica que é grande a expectativa para receber representantes das outras comunidades, os quais são parentes próximos. “Pela primeira vez vamos reunir para comemorar a nossa história cheia de luta e desafios”, diz.
Embora Em Manoel João existam energia e água encanada, os moradores preservam costumes tradicionais, como o ato de “fiar”. A dona de Casa, Josefa Holorina Meres de Jesus diz que “a modernidade chegou, mas a gente ainda pila o arroz no pilão, faz a farinha e fia pra fazer rede. Isso tudo faz da nossa história”, defende. (Mariah Soares).