Também é considerada a segunda maior praça urbana do mundo, com 571 mil metros quadrados totais
Por Samuel Leão
Apesar de poucos brasileiros terem conhecimento, a maior praça da América Latina fica no estado do Tocantins, situada no Centro-Norte da Capital. Chamada de Praça dos Girassóis, o local reúne diversos marcos da história local e atrai diversas práticas de lazer.
A exemplo da Praça Cívica, em Goiânia, nela também estão reunidas as sedes do governo – Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado. Também é considerada a segunda maior praça urbana do mundo, com 571 mil metros quadrados totais.
O cartão postal da cidade é pontilhado por fontes, pequenas represas e monumentos, que remontam ao surgimento da cidade e a diversos outros acontecimentos. Dentre eles estão o Monumento de Súplica aos Pioneiros, à Bíblia e também o Museu Memorial da Coluna Prestes.
Umas das obras mais icônicas é o monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana, que relembra a revolta de 1922 contra a República Velha no Rio de Janeiro, liderada pelo tenente Siqueira Campos e imortalizada pelas estátuas.
Outras estruturas dispostas no espaço são o Centro Geodésico do Brasil, que consiste em uma Rosa dos Ventos central que indica os pontos cardeais do país, além também de um mapa do Tocantins, de Frisas e do Brasão do Estado.
Na ala norte da praça, ainda há a chamada Praça Krahô, feita em homenagem aos povos indígenas dessa etnia, próxima à Catedral Metropolitana de Palmas, além da fonte luminosa – que dispara jatos de água de até 15 metros de altura.
Construída há cerca de 35 anos, a capital conta atualmente com mais de 300 mil habitantes e se tornou um dos principais polos do Norte do país. O espaço público central é constantemente visitado por adeptos de caminhadas, corridas e também por cidadãos que procuram as delícias culinárias oferecidas pelos quiosques que se encontram no local.