Concretagem de passeio com acessibilidade em canteiro central da Av. NS-04 próximo à Arse 82 (806 Sul). Revitalização de sinalização viária horizontal em frente à maternidade pública foi concluída na segunda-feira, 19 entre outras

 

Por Juliana Matos

 

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) está realizando interligação de calçadas e concretagem de rampas de acessibilidade nas avenidas LO-02, lateral à ACNE I (104 Norte) e ACNO I (103 Norte), e NS-04 em diferentes pontos desde as quadras Arse 81 e 82 (804 e 806 Sul). Os trabalhos seguem em andamento ainda na NS-04 nesta terça-feira, 20, lateralmente à quadra Arse 92 (906 Sul). Estas melhorias são executadas por equipe da Superintendência de Obras Civis da pasta.

 

 

O trabalho faz parte do Plano de Acessibilidade de Palmas, que tem colaboração da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade (Sesmu) no levantamento de pontos com necessidade de intervenção. Somente entre 2018 e 2020, foram concretados ou reparados mais de 88 mil metros de calçada e executadas 640 rampas de acessibilidade, infraestrutura que garante maior segurança e acesso a vias seguras para pedestres e pessoas com mobilidade reduzida temporária - como adultos com carrinho de bebê - ou permanente - a exemplo de pessoas com deficiência.

 

Mais serviços

Já a Superintendência de Obras Viárias executa, também nesta terça-feira, 20, reparos em pavimento danificado (tapa-buraco) nos seguintes pontos: Arno 72 (605 Norte), Arno 73 (607 Norte), Arso 54 (509 Sul), Santa Bárbara e setor Laila.

 

Na última segunda-feira, 19, a mesma superintendência viabilizou a revitalização de sinalização viária próxima à ACNE 1 (104 Norte), nas imediações do Hospital e Maternidade Dona Regina.

 

Posted On Quarta, 21 Julho 2021 04:57 Escrito por

Desde o início de julho o Ambulatório Professora Isabel Auler (Apia), da 303 Norte, está funcionando. Além disso, o comitê que está organizando o APIA da região, também está organizando a implantação dos serviços e estruturação para funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) da UFT, que fica no prédio anexo à biblioteca (térreo) do Câmpus de Palmas

 

Por Virgínia Magrin

 

A UBS está atendendo a comunidade acadêmica e tem demanda livre. “O atendimento tenderá a ser multiprofissional com os cursos de enfermagem, medicina, nutrição e psicologia e os serviços iniciais serão Práticas Integrativas e Complementares (PIC's)”, explica a professora Ana Edith Farias, do curso de Enfermagem.

 

Entre os serviços que estão sendo oferecidos inicialmente pelos alunos do Internato Rural do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins, estão a massoterapia e reflexologia podal, auriculoterapia e testes rápidos de infecção sexualmente transmissíveis.

 

Serviços

O serviço de Auriculoterapia é uma excelente técnica complementar realizada através da estimulação de pontos e reflexos específicos no pavilhão auricular (orelha). Através da Auriculoterapia podemos avaliar e tratar desequilíbrios que podem causar as mais variadas disfunções ou doenças, muitas vezes antes mesmo destas surgirem. O atendimento tem duração de 30 minutos e são feitos às terças feiras, quinzenalmente, das 8h às 12h.

 

A massoterapia, por sua vez, produz inúmeros benefícios, sendo capaz de proporcionar bem-estar físico e mental aos pacientes que a utilizam continuamente. Inúmeras são as vantagens, logo, além do relaxamento do corpo e da sensação de bem-estar, incluem a redução do estresse; a diminuição da ansiedade; o alívio da tensão e das dores musculares; o alívio de dores de cabeça; a redução do cansaço; a estimulação e o equilíbrio do trato gastrointestinal. O atendimento tem duração de 45 minutos, é preciso levar toalha de banho e homens devem estar com short folgado e mulheres com top e short. Para essa modalidade o atendimento é às terças feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

 

Já a Reflexologia Podal é aplicada como uma técnica de massagem em pontos existentes sobre a planta e o dorso dos pés que representam todos os órgãos e os membros do corpo humano, possibilitando um relaxamento e um equilíbrio corporal. Por consequência, possibilita o alívio de sintomas diversos, tais como dores em geral, enxaquecas, problemas alérgicos, circulatórios, digestivos e emocionais, além de proporcionar sensação de bem-estar que, por sua vez, diminui a tensão e reduz os níveis de estresse. Com duração de 30 minutos, o atendimento é às terças feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

 

Por fim, os testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) devem ser feitos regularmente e sempre que o paciente tenha passado por uma situação de risco, como por exemplo, ter feito sexo sem camisinha. Podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos. Os testes rápidos conseguem identificar IST’s como: HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

 

Ampliação

 

Ana Edith explica ainda que a intenção é ampliar cada vez mais o atendimento: “Estamos organizando também para oferecer também o teste rápido de swab nasal”. Além disso, ela conta que eles terão grupos educativos para compartilhar diversos conhecimentos e trocar experiências e vivências.

 

Outras dúvidas sobre o atendimento podem ser sanadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

Posted On Quarta, 21 Julho 2021 04:54 Escrito por

O prazo para fazer a retirada termina no dia 6 de agosto. Cartão é o único meio de utilizar o benefício

Com Assessoria

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) convoca publicamente os 1.623 beneficiários do programa Cartão da Família que ainda não retiraram o cartão emergencial, que dá acesso ao auxílio. O cartão poderá ser recolhido até 6 de agosto, na sede da Sedes, apenas pelo titular que possui o nome na lista, por meio de agendamento prévio através do telefone (63) 3212-7001 ou pelo e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A convocação está publicada no Diário Oficial do Município de quinta-feira, 15.

 

O programa Cartão da Família foi criado pela gestão municipal para prestar auxílio financeiro às pessoas afetadas economicamente pela pandemia da Covid-19. A lista com os 9.819 nomes considerados aptos para fazerem parte do programa foi publicada há um mês, e pode ser acessada aqui.

 

Para ter acesso ao cartão, além do agendamento prévio, é obrigatório apresentar documento oficial com foto e comprovante de endereço original.

 

Por medidas de segurança sanitária, é orientado que os selecionados levem sua própria caneta esferográfica para assinar o documento que atesta a entrega do cartão.

 

 

Posted On Terça, 20 Julho 2021 05:40 Escrito por

Obra irá interligar as rodovias TO-010, TO-050 e TO- 080

 

Por Ana Carolina Monteiro

 

Em continuidade as obras da Avenida NS-15/LO-13, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transporte e Obras (Ageto), iniciou os trabalhos na parte sul da via.

 

Entre a Avenida LO-05 e a LO-11 estão sendo feitos os serviços de terraplanagem. “As obras da parte sul estão concentradas na avenida próxima a Praia da Graciosa. Esse trecho irá facilitar o acesso dos moradores aos atrativos presentes no lago da Capital”, explicou a secretária da Infraestrutura e presidente da Ageto, Juliana Passarin.

 

A Ageto também continua desenvolvendo os trabalhos na parte norte. No local, as obras seguem ritmo acelerado, seguindo o cronograma pré-estabelecido e as equipes continuam realizando os serviços de drenagem, construção de gabiões e pavimentação.

 

Após essa fase, o trecho, de cerca de 7 km, deve receber calçadas, meio-fio e toda a urbanização. “No final de junho concluímos o trevo de acesso da TO-010, e estamos dando continuidade ao processo de pavimentação. A expectativa é de que esse trecho, que sai da TO-010 até a Avenida Teotônio Segurado, seja entregue ainda este semestre”, destacou a gestora.

 

A Avenida possui cerca de 17 km de extensão. O projeto prevê a construção de um pavimento de alta qualidade, adequado para o tráfego intenso, conhecido como CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), além disso a via receberá calçada, iluminação pública, ciclovia e sinalização viária.

 

Conforme Juliana Passarin, a rodovia garantirá segurança e dará acessibilidade aos moradores de Palmas. “Esse trecho vai trazer mais segurança no trânsito dentro da Capital e servirá como via de suporte que poderá ser utilizada como rota para o tráfego de veículos de carga", reforça a gestora.

 

Posted On Terça, 20 Julho 2021 05:39 Escrito por

O serviço alcançou um número recorde neste ano, com 1.908 alvarás de funcionamento emitidos de forma online

 

Com Assessoria

A Secretaria da Fazenda de Araguaína divulgou esta semana um balanço com o número de alvarás emitidos pelo município por meio de atendimento online. O serviço que começou a ser oferecido pela Prefeitura de Araguaína em 2017, alcançou um número recorde com o início da pandemia de covid-19, registrando este ano, 1.908 alvarás de funcionamento emitidos de forma online.

Entre os meses de janeiro e julho deste ano, dos 3.488 alvarás de funcionamento emitidos pela Secretaria Municipal da Fazenda, 55% foram feitos de forma online. O número também é maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o Município emitiu 1.379 alvarás de forma online. De acordo com o coordenador de cadastro da Secretaria da Fazenda, Hudson Kennedy Carreiro, a oferta desse serviço de forma não presencial tem auxiliado no controle do avanço da pandemia em Araguaína.

“Além de simplificar o processo de abertura de empresas na cidade que beneficia o empreendedor, simplificando o serviço, diminuir a necessidade de atendimentos presenciais na Secretaria da Fazenda também tem ajudado a garantir a segurança e saúde da população durante esse período de pandemia. Vemos pelos números que grande parte dos usuários tem aderido ao serviço online”, disse Hudson Kennedy Carreiro.

Menos burocracia

O alvará de funcionamento é o documento necessário para que o proprietário de empresa possa exercer as suas atividades no município. Segundo a Secretaria da Fazenda de Araguaína, o serviço de modernização do atendimento também reduziu o tempo médio para a emissão desse tipo de documento, passando de uma média de 38 dias, para um prazo de 48 horas para emissão de alvará de um novo negócio.

Em Araguaína o processo pode ser feito por meio do Programa Simplifica Tocantins, disponível no site: www.simplifica.to.gov.br ou pelo wathsapp (63) 99935-7789. Em caso de renovação de alvará o atendimento é realizado pelo aplicativo Whatsapp, onde será apurado o risco de atividade da empresa.

“Se a atividade é considerada de baixo risco o contribuinte deverá pagar a taxa do alvará conforme metragem já cadastrada no sistema. Atividades de mototáxi e táxi precisam apresentar declaração da ASTT (Agência de Segurança Transporte e Trânsito) de Araguaína, já os postos de combustíveis devem apresentar a apólice de seguros e licença do Corpo de Bombeiros. No caso dos contribuintes cadastrados como MEI (Micro Empreendedor Individual) existe a isenção do pagamento da taxa de alvará”, explicou o coordenador de cadastro da Secretaria da Fazenda, Hudson Kennedy Carreiro.

Prazo encerrando

Além da emissão e renovação de alvarás, outros 11 atendimentos estão sendo oferecidos de forma online ou por telefone, entre eles está a emissão de nota fiscal eletrônica, validação de NFS-e, consultas de débitos e certidão negativa.

Este ano, a taxa de licenciamento de funcionamento de estabelecimentos do exercício 2020 deverá ser paga até o dia 31 de julho. O não pagamento da taxa pode acarretar penalidades como multa e juros pelo atraso.

 

Posted On Terça, 20 Julho 2021 05:37 Escrito por
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