No dia do Orgulho Autista, a vereadora de Palmas, Solange Duailibe destaca a importância de respeito por parte de toda sociedade
Da Assessoria
Ela apresentou um projeto de lei que propõe a criação do Programa “Servidor Amigo do Autista” para capacitar o funcionalismo ao lidar com este público.
O programa Servidor Amigo do Autista – PSSA, consiste na aplicação da capacitação e treinamento destinado a todos os servidores da Prefeitura Municipal, com o objetivo de torná-los aptos a Identificar, minimamente, a pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista além de Interagir mediante a utilização de técnicas aplicadas.
A proposta visa Promover também a garantia da inclusão social, dos direitos e cidadania, com foco no público alvo.
O PL de Solange prevê ainda que o poder Público Municipal, poderá estabelecer convênios e parcerias com órgãos e entidades, públicas ou privadas, especializadas no atendimento a pessoas com o Transtorno.
O curso de capacitação deverá ser gratuito e de acesso a todos os servidores Municipais. “O curso de capacitação possui caráter obrigatório a todos os servidores municipais, contando com pontuação na sua carreira evolutiva no serviço público municipal”, prevê.
“Tenho muito carinho com este público e através desta proposta buscamos a união de esforços a fim de que todos os dedicados servidores públicos do município tenham condições de entregar um tratamento digno às pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), trazendo assim uma efetiva contribuição para a melhoria das condições de saúde e segurança destas pessoas”, garantiu Solange.