A história política/administrativa de Porto Nacional começou a ser reescrita no princípio da noite do último dia 25, na quadra poliesportiva da praça Juquinha Pereira, no setor Nova Capital. Foi um momento singular em que as mais expressivas autoridades do Estado se reuniram em uma comunhão democrática para oficializar a pré-candidatura do deputado Toinho Andrade, do Republicanos, à prefeitura da Capital da Cultura do Tocantins
Por Edivaldo Rodrigues e Edson Rodrigues
O governador Wanderlei Barbosa, do Republicanos, com suas certezas e ações de pertencimento à genealogia das famílias portuenses, abrilhantou a festa ao lado de Toinho Andrade, uma das mais prestigiadas figuras públicas do Tocantins.
E Wanderlei Barbosa fez isso com a marca de sucesso do seu governo, acompanhado de parte expressiva do seu secretariado, capitaneada por Márcio Rocha, secretário de Comunicação do Estado. Márcio vem se destacando na administração estadual por seu profundo conhecimento e relacionamento com a imprensa, além de sua produtiva atuação política.
Ao lado deles, Virgínia Andrade, o vice-governador Laurez Moreira, do PDT, o senador Eduardo Gomes, do PL, o deputado federal Vicentinho Júnior, do PP, e o deputado estadual Cleiton Cardoso, do Republicanos, juntamente com o histórico quarteto de ex-prefeitos do município: Vicentinho Alves, Otoniel Andrade, Fábio Martins e Teresa Martins. Cada um, a seu tempo, elevou Porto Nacional à condição de polo de desenvolvimento. Todos eles, diante de uma multidão formada por apoiadores e populares, expressaram com emoção e satisfação o apoio ao projeto administrativo de Toinho Andrade, fortalecido nessa caminhada iniciada agora por 90 candidatos a vereador e a vereadora da centenária PortoNacional.
Essa grandiosa festa democrática, em que foi oficializada a pré-candidatura de Toinho Andrade a prefeito de Porto Nacional, ao lado do seu vice Soares Filho, do PP, demonstra mais uma vez que a Capital da Cultura do Tocantins é diferenciada. Ela se comporta sempre como um "tambor de ressonância política do Estado", reunindo, muitas vezes, o improvável. Mandando um recado aos outros centros administrativos tocantinenses, registrando num só abraço os mesmos sentimentos, movimentos e interesses políticos do governador Wanderlei Barbosa, do vice Laurez Moreira e do senador Eduardo Gomes, como também do deputado federal Vicentinho Júnior que, com pinceladas de mestria no campo das ideias e da convivência chancelada pela urbanidade, desenham juntos o quadro sucessório de 2026.
Esse encontro de gigantes, em que a principal estrela política foi o deputado federal Toinho Andrade, abre as páginas da história para inserir nela uma nova trajetória de desenvolvimento em que Porto Nacional deve ser inserida para seguir adiante com mais qualidade de vida e cidadania plena. Além de um novo pensamento político, aliado a um moderno projeto administrativo, com sólida sua base de sustentação, percebe-se a proposta de revisão de rumos e a busca de um futuro de progresso e ações para mais cidadania.
Esse conjunto de forças políticas, que tem o governo Wanderlei Barbosa como fiador por ser amigo de infância e companheiro de caminhada política de Toinho Andrade, além de capitanear ações administrativas propositivas e de relevante alcance social, prepara a inauguração da maior obra de engenharia em andamento no Tocantins. Trata-se da nova ponte que liga as duas margens do lago Luiz Eduardo Magalhães em Porto Nacional. O pré-candidato Toinho Andrade ainda contará com o apoio incondicional do Vice-governador Laurez Moreira; do campeão de liberação de recursos federais para o Estado, o senador Eduardo Gomes, ladeado pelo deputado federal Vicentinho Júnior, além do apoio logístico e primordial de centenas de expressivas lideranças pertencentes às mais diversas cores partidárias do município, bem como da aceitação e convivência harmoniosa das famílias mais tradicionais dessa secular sociedade portuense.
O que disseram:
Além do quarteto de ex-prefeitos, formado por Fábio Martins, Teresa Martins, Otoniel Andrade e Vicentinho, que reafirmaram apoio incondicional a Toinho Andrade, o deputado federal Vicentinho Júnior também expressou sua posição, reforçando seu compromisso com o projeto do líder portuense. "Governador, nosso companheiro Toinho é a força do trabalho e ele já mostrou que é o melhor nome para Porto Nacional e está preparado. Estamos juntos, meu irmão, para mudar a vida dos portuenses com um trabalho sério, transparente, honesto, e que propicie o crescimento de nossa cidade. Vamos cuidar das pessoas."
Muito emocionado, o deputado Toinho Andrade pontuou em sua fala os grandes feitos das gestões dos ex-prefeitos Fábio Martins, Vicentinho Alves, Tereza Martins e Otoniel Andrade, que tornaram possível muitos avanços para Porto Nacional graças à boa governança pública em seus mandatos. Ele garantiu ainda que é disso que a cidade precisa novamente. "Quero ser gestor do município para fazer mais e muito melhor, de modo que não está na minha lista de interesses discutir coisas que não irão contribuir em nada para a melhoria de vida da nossa comunidade. A nossa gestão, ao lado do nosso vice Soares Filho, em parceria com o governador Wanderlei Barbosa, e irmanado com o nosso senador Eduardo Gomes e com o nosso deputado federal Vicentinho Júnior, e certamente com nossos deputados estaduais, aqui representados pelo nosso grande companheiro Cleiton Cardoso, será transformadora, criando cidadania e desenvolvimento", destacou o primogênito de dona Dinorha e do saudoso Antônio Buchim.
Em sua fala, o governador Wanderlei Barbosa disse do seu compromisso para com o desenvolvimento de Porto Nacional, que busca mais qualidade de vida para o povo portuense. E ele reforçou suas crenças: "Toinho é da nossa escola política, gosta de gente, gosta do que faz e trabalha pelo povo com dedicação, compromisso e com a verdade. É por isso que estamos juntos nesse projeto de reconstrução da Porto Nacional que queremos, uma Porto Nacional de avanços e desenvolvimento. Juntos, vamos transformar essa cidade", destacou o chefe do executivo tocantinense.
O Senador Eduardo Gomes, que mantém uma amizade de mais de três décadas com a Família Paralelo 13, antes dessa história festa democrática, jantou com seus familiares e assessores na residência do diretor-presidente desse veículo de comunicação, Edson Rodrigues. Ele reafirmou o que disse em seu discurso à nossa reportagem: "O nosso apoio a Toinho Andrade é natural, pois comungamos dos mesmos princípios e almejamos as mesmas conquistas para nossa gente", destacou o congressista, dizendo ainda: "Ele certamente vencerá estas eleições e estaremos juntos, caminhando em direção a um futuro de desenvolvimento. O que depender das nossas ações em Brasília, Porto Nacional terá uma trajetória de muitas obras, qualidade de vida para sua gente, riqueza e renda. Estaremos juntos, sempre", concluiu.
Ao final do evento, para enriquecer ainda mais este texto, ouvimos também uma das mais aclamadas lideranças políticas do município portuense, o empresário e ex-vereador Osmar Medrado, detentor de cinco mandatos de legislador na secular Câmara Municipal portuense. Ele enxergou essa singular festa democrática da seguinte forma: “Toinho Andrade mostrou seu exército e suas armas para essa batalha. Só que são armas da paz, do diálogo, das ideias, das propostas para uma Porto Nacional mais justa e mais cidadã. Demonstrou força política e, com certeza, esse grupo, do qual tenho orgulho de participar, é o que Porto Nacional está precisando”, disse Medrado.