professora Wanessa Zavarese Sechim reuniu-se com 33 gestores jurisdicionados na DRE de Porto Nacional
Por Thaís Souza
Fotos: Márcio Vieira
Mais de 30 diretores e coordenadores pedagógicos reuniram-se na tarde desta quarta-feira, 7, na sede da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Porto Nacional, com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para apresentar as demandas, sugestões, assim como peculiaridades de cada escola, além de estreitar laços com os gestores. O encontro, desta quarta, que foi dividido em três grupos e tem como objetivo discutir as ações pedagógicas desenvolvidas durante o semestre para análise dos pontos e reformulação dos desafios a fim de obter o acesso, atendimento, permanência e aprendizado dos alunos.
Na ocasião, a professora Wanessa Zavarese Sechim agradeceu a participação dos diretores das 44 unidades que foram atendidas nestes dois dias de trabalho. Destacou que todas as solicitações serão avaliadas, e essas sugestões apresentadas contribuirão para a melhoria e um olhar mais específico para cada unidade.
Na abertura da reunião, a gestora da Seduc ressaltou que esta é sua forma de fazer gestão, ouvindo os diretores e conhecendo-os. Explicou que as demandas e sugestões serão analisadas junto às equipes técnicas da Seduc para os encaminhamentos necessários.
“Gostaria que vocês mencionassem sobre a visão de vocês em relação à proposta pedagógica para 2017, os desafios, pontos positivos, para que possamos avaliar e replanejar o segundo semestre letivo. Assim como todos aqui, também sou professora, sei como funciona uma sala de aula, e por isso venho até vocês para ouvi-los, pois só quem está em contato com o aluno pode falar com propriedade e contribuir com a melhoria do nosso trabalho por meio da ampliação de ações e propostas, focadas nas individualidades que trazem resultados significativos”, destacou a secretária.
Com 609 alunos, do 9º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio, divididos em 20 turmas nos três turnos, a professora Tathiania Malacco Gomes, gestora do Centro de Ensino Médio, localizada em Porto Nacional, disse que essa oportunidade é de grande importância para socializar os desafios e conquistas. “Esse contato nos impulsiona a caminhar em busca de resultados significativos na aprendizagem com o apoio da Secretaria”.
“Conhecer a secretária de perto, a realidade de cada escola, esclarecer as dúvidas em relação à proposta pedagógica foi significativo. As orientações foram esclarecedoras e necessárias para dar continuidade ao trabalho na escola. Voltaremos ao trabalho motivados, e esse entusiasmo será transferido à equipe e aos 236 estudantes”, pontuou a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Irmã Aspásia, Célia Cirqueira.
Maria Áurea Pereira, gestora do Colégio Estadual Marechal Arthur da Costa e Silva, abordou sobre três ações que são desenvolvidas com os estudantes do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Trabalhamos com os 128 alunos do ensino fundamental, que participam do programa Novo Mais Educação, no contraturno das aulas de reforço em Língua Portuguesa e Matemática. Atualmente, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio também participam dos reforços escolares”.
Outro projeto apresentado pela diretora do Marechal Arthur foi o Aluno Monitor. “Nesta ação, alguns estudantes são responsáveis por monitorar e informar à gestão a falta dos alunos as aulas, em que procuramos as famílias para compreender o motivo das faltas, assim como a dificuldade de aprendizado deles. Estes são encaminhados para as aulas de reforço”.
Em relação ao projeto Professor Conselheiro, Maria Áurea explicou que “este profissional é responsável por desenvolver ações para conscientizá-los sobre a importância do rendimento escolar, aconselhar os alunos e buscar alternativas caso seja apresentado algum problema que esteja além do vínculo escolar”, concluiu a diretora.
Nas reuniões, além da secretária Wanessa Zavarese Sechim, contribuíram com as discussões o subsecretário Jarbas Ferreira; o diretor Regional de Educação Washington Frota; o Superintendente de Tecnologia e Inovação da Seduc, Wilson Alves; o chefe de gabinete Marcos Rezende; a superintendente de Desenvolvimento da Educação, Jucylene Borba; a diretora de Desenvolvimento da Educação, Joana Neres; a presidente da comissão do Programa Escola Comunitária de Gestão compartilhada Nélida Azevedo; a assessora de gabinete, Rosinha Jorge, e a diretora de Educação Integral, Luzia América Gama de Lima.